Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1845
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDITTERT, MARIANA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0595579639367196por
dc.contributor.advisor1Silva, Edson Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855415041274093por
dc.date.accessioned2022-03-15T12:39:41Z-
dc.date.issued2022-02-04-
dc.identifier.citationDITTERT, MARIANA. CARLOTA RAINHA, DE ROBERTO ATHAYDE: A HISTÓRIA PORTUGUESA NA DRAMATURGIA BRASILEIRA. 2022. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1845-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo principal analisar a obra Carlota Rainha (1998), de Roberto Athayde, uma peça do século XX, cuja temática trata do início da democracia no Brasil do século XIX, resgatando a história portuguesa e trazendo até a nossa dramaturgia brasileira. Em especial, a figura de Carlota Joaquina, protagonista de Athayde e, principalmente, da História do Brasil, recuperando sua imagem sob novos olhares. Até o presente, a maioria dos materiais a seu respeito consideram-na como rainha devassa, como aponta João Felício dos Santos (2008), dentre muitos outros estudiosos. Selecionamos o teatro épico de Bertold Brecht como aporte principal de análise, uma vez que é Brecht quem instaura a base do teatro contemporâneo como arma de crítica social, cenário no qual se insere a peça que serve de corpus de nossa análise. Além disso, apresentamos um percurso histórico que perpassa a história de Carlota Joaquina, enquanto rainha de Portugal e do Brasil, e um plano ficcional, enquanto personagem de Athayde. Fez-se pertinente, ainda, resgatar a história do teatro brasileiro, situando o complexo cenário referente à dramaturgia brasileira, que teve de resistir enquanto uma arte perseguida ao longo dos anos, para apontar o fortalecimento e o uso do teatro como uma forma de pensar a sociedade de forma crítica.por
dc.description.abstractThe main objective of this thesis is to analyze the literary work “Carlota Rainha” (1998), by Roberto Athayde, a 20th-century play, whose theme deals with the beginning of democracy in 19th century Brazil, rescuing the Portuguese history and bringing it to our Brazilian dramaturgy. In particular, the figure of Carlota Joaquina, the protagonist of Athayde and, mainly, of the History of Brazil, recovering her image under new perspectives, since, until now, most materials about her consider her a wanton queen, as pointed out by João Felício dos Santos (2008), among many other scholars. We have selected Bertold Brecht's Epic Theater as the main contribution to the analysis since it is Brecht who establishes the basis of contemporary theater as a weapon of social criticism, a scenario in which the play, which serves as the corpus of our analysis, is inserted. In addition, we present a historical path, which permeates the story of Carlota Joaquina as queen of Portugal and Brazil, and a fictional plan, as a character created by Athayde; it was also pertinent for rescuing the history of Brazilian theater, establishing the complex scenario in which Brazilian dramaturgy permeated and had to resist as an art pursued over the years, to point out the strengthening and use of theater as a form of thinking about society critically.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2022-03-15T12:39:41Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Mariana Dittert.pdf: 2021663 bytes, checksum: 48639d7743bb70ef1a69a92a40e7fb97 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-15T12:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - Mariana Dittert.pdf: 2021663 bytes, checksum: 48639d7743bb70ef1a69a92a40e7fb97 (MD5) Previous issue date: 2022-02-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7993/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20Mariana%20Dittert.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCarlota Joaquinapor
dc.subjectTeatro épicopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectRoberto Athaydepor
dc.subjectCarlota Joaquinaeng
dc.subjectEpic Theatereng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectDramaturgyeng
dc.subjectRoberto Athaydeeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCARLOTA RAINHA, DE ROBERTO ATHAYDE: A HISTÓRIA PORTUGUESA NA DRAMATURGIA BRASILEIRApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Mariana Dittert.pdfDISSERTAÇÃO - Mariana Dittert1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.