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Tipo do documento: Dissertação
Título: CARLOTA RAINHA, DE ROBERTO ATHAYDE: A HISTÓRIA PORTUGUESA NA DRAMATURGIA BRASILEIRA
Autor: DITTERT, MARIANA 
Primeiro orientador: Silva, Edson Santos
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a obra Carlota Rainha (1998), de Roberto Athayde, uma peça do século XX, cuja temática trata do início da democracia no Brasil do século XIX, resgatando a história portuguesa e trazendo até a nossa dramaturgia brasileira. Em especial, a figura de Carlota Joaquina, protagonista de Athayde e, principalmente, da História do Brasil, recuperando sua imagem sob novos olhares. Até o presente, a maioria dos materiais a seu respeito consideram-na como rainha devassa, como aponta João Felício dos Santos (2008), dentre muitos outros estudiosos. Selecionamos o teatro épico de Bertold Brecht como aporte principal de análise, uma vez que é Brecht quem instaura a base do teatro contemporâneo como arma de crítica social, cenário no qual se insere a peça que serve de corpus de nossa análise. Além disso, apresentamos um percurso histórico que perpassa a história de Carlota Joaquina, enquanto rainha de Portugal e do Brasil, e um plano ficcional, enquanto personagem de Athayde. Fez-se pertinente, ainda, resgatar a história do teatro brasileiro, situando o complexo cenário referente à dramaturgia brasileira, que teve de resistir enquanto uma arte perseguida ao longo dos anos, para apontar o fortalecimento e o uso do teatro como uma forma de pensar a sociedade de forma crítica.
Abstract: The main objective of this thesis is to analyze the literary work “Carlota Rainha” (1998), by Roberto Athayde, a 20th-century play, whose theme deals with the beginning of democracy in 19th century Brazil, rescuing the Portuguese history and bringing it to our Brazilian dramaturgy. In particular, the figure of Carlota Joaquina, the protagonist of Athayde and, mainly, of the History of Brazil, recovering her image under new perspectives, since, until now, most materials about her consider her a wanton queen, as pointed out by João Felício dos Santos (2008), among many other scholars. We have selected Bertold Brecht's Epic Theater as the main contribution to the analysis since it is Brecht who establishes the basis of contemporary theater as a weapon of social criticism, a scenario in which the play, which serves as the corpus of our analysis, is inserted. In addition, we present a historical path, which permeates the story of Carlota Joaquina as queen of Portugal and Brazil, and a fictional plan, as a character created by Athayde; it was also pertinent for rescuing the history of Brazilian theater, establishing the complex scenario in which Brazilian dramaturgy permeated and had to resist as an art pursued over the years, to point out the strengthening and use of theater as a form of thinking about society critically.
Palavras-chave: Carlota Joaquina
Teatro épico
História
Dramaturgia
Roberto Athayde
Carlota Joaquina
Epic Theater
History
Dramaturgy
Roberto Athayde
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: DITTERT, MARIANA. CARLOTA RAINHA, DE ROBERTO ATHAYDE: A HISTÓRIA PORTUGUESA NA DRAMATURGIA BRASILEIRA. 2022. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1845
Data de defesa: 4-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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