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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inovações em serviços prestados por Instituições de Ensino Superior, frente às condições impostas pelo COVID-19
Título(s) alternativo(s): High Educational Institutions’ provided services innovations, in view of the conditions imposed by COVID-19
Autor: Camargo, Joceliane Antunes Araujo 
Primeiro orientador: Kuhl, Marcos Roberto
Resumo: A inovação é um dos principais fenômenos nas economias contemporâneas. A inovação destaca-se como um fator que pode gerar vantagem competitiva e auxilia na sobrevivência das organizações, caracterizando-se como uma das fontes de crescimento e desenvolvimento. Diante desse contexto, considerando a abordagem segmentalista para o estudo da inovação em organizações, o presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes das IES de Guarapuava quanto às inovações implementadas nas mesmas, para enfrentamento das condições impostas pelo COVID-19. Para tanto, foram identificadas as inovações implementadas pelas Instituições de Ensino Superior no período da pandemia, assim como foi criada uma métrica para mensurar as inovações das IES, a partir da percepção dos estudantes. A metodologia da pesquisa classifica-se como exploratória-descritiva quanto ao objetivo, com abordagem mista sequencial, realizada por meio de um estudo de caso e levantamento survey. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e observação não-participante na etapa qualitativa, bem como foi usado um questionário para a quantitativa, assim para a análise dos mesmos utilizou-se a análise do conteúdo e análises estatísticas. Ainda, buscando entender o contexto pesquisado, foram entrevistados cinco colaboradores das IES que possuem sede em Guarapuava, já o questionário foi respondido por uma amostra não probabilística por adesão, composta por 257 acadêmicos destas instituições. Assim, conclui-se que as IES desenvolveram diversas ações, dentre elas inovações em serviços e processos, durante o período de pandemia do COVID-19. Essas foram observadas da perspectiva dos oito elementos estratégicos de serviços, que foram agrupados em três fatores, de acordo com a Análise Fatorial Exploratória. De maneira geral, os elementos serviços, pessoas, distribuição, processos, promoção, apresentam tendência positiva na perspectiva dos alunos, mas as questões propostas apresentaram concordância moderada. Já referente ao preço, produtividade/qualidade e evidências físicas, as médias apontam para a neutralidade, sendo importante ressaltar que a única questão com concordância elevada diz respeito ao fato das IES terem atendido amplamente as exigências relacionadas a pandemia (distanciamento, uso do álcool em gel e máscara, higienização de espaços coletivos, etc.). Para uma análise mais detalhada, as médias dos fatores foram separadas por instituição, assim identificou-se que os Centros Universitários se destacam com as melhores médias, sendo que a partir da Análise da Variância foi possível observar que há diferenças estatisticamente significativas entre algumas IES. Já a Análise de Cluster indicou a existência de dois agrupamentos distintos, um com médias maiores e outro com menores. Assim, o estudo evidenciou quais são os elementos estratégicos que carecem de atenção por parte das IES, principalmente porque eles influenciam na percepção de qualidade do cliente.
Abstract: Innovation is one of the main phenomena in contemporary economies. It is highlighted as a competitive advantage factor and assists to the companies’ survival, featuring as one of the development and growth sources. In view of this context, considering the segmentalist approach to the organizational innovation study, the present study has, as objective, to analyze the perception of the Guarapuava HEIs students about the innovations implemented by them, to confront the conditions imposed by COVID-19. Therefore, it has been identified the innovations implemented by the Higher Educational Institutions during the pandemic period, from the students’ perception. The research methodology is classified as exploratory-descriptive about the objective, with mixed sequenced approach, performed with a case study and survey. The data was collected through semi structured interviews and no-participant observation on the qualitative phase, such as a quiz to the quantitative, thus to its analyzes it has used content analysis and statistical ones. Yet, seeking to understand the searched context, it was interviewed five HEIs workers that have their head office in Guarapuava, and the quiz was answered by a non-probabilistic sample by adhesion composed by 237 students of these institutions. This way, it is concluded that the HEIs have developed several actions, between them the innovations in services and processes, during the COVID-19 pandemic period. Those were observed from the perspective of eight strategy elements of services that have been grouped on three factors, according to the Exploratory Factorial Analysis. In general, the elements services, people, distribution, processes, promotion, show a positive trend from the students’ perspective, but the proposed questions showed moderate agreement. Already referring to the price, productivity/quality and physical evidences, the averages points to the neutrality, because the respondents, being important to highlight that the only question with high agreement concerns the fact that the HEI’s have widely attended the pandemic related demands (distance, use of the alcohol gel and mask, cleaning of collective spaces, etc.). For a more detailed analysis, the average of the factors was separated by institution, this way, it has been identified that the University Centers stand out for better scores, and from the Analysis of Variance it was possible to observe that there are statistically significant differences between some HEIs. Cluster Analysis indicated the existence of two distinct groupings, one with higher averages and the other with lower ones. Thus, the study showed which are the strategic elements that need attention by HEIs, mainly because they influence the customer’s perception of quality.
Palavras-chave: Elementos estratégicos
Serviços
Processos
Qualidade
Guarapuava
Strategic Elements
Services
Processes
Quality
Guarapuava
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Camargo, Joceliane Antunes Araujo. Inovações em serviços prestados por Instituições de Ensino Superior, frente às condições impostas pelo COVID-19. 2021. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1843
Data de defesa: 20-Dez-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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