Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1821
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições do ensino fônico para a alfabetização de crianças com atrasos na aprendizagem da leitura e escrita
Título(s) alternativo(s): Contributions of phonic teaching to the literacy of children with delays in learning to read and write
Autor: Santos, Janaína Schell dos 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: Estudos indicam que programas de intervenção em consciência fonológica melhoram as habilidades de leitura e escrita de alunos com atrasos de aprendizagem nessas áreas. A partir dessa constatação, desenvolvemos um estudo qualitativo, denominado pesquisa de intervenção, amparado na perspectiva da Psicologia Cognitiva da Leitura. Adotamos o delineamento intra-sujeito, onde cada criança foi considerada como controle para seu próprio desempenho. O objetivo foi analisar e comparar o desempenho de cinco participantes submetidos a um programa de intervenção pedagógica sistematizado em consciência fonológica, para o desenvolvimento da leitura e escrita de crianças que apresentam atrasos na aprendizagem. Realizamos quarenta sessões de intervenção pedagógica em grupo em duas áreas, sendo: consciência fonológica e leitura, com ênfase no ensino dos nomes e sons das letras. A intervenção foi executada regularmente durante o ano letivo de 2019, uma vez por semana, em uma sala de Ensino Fundamental com cinco crianças de 8 a 10 anos de idade, com atrasos de aprendizagem. Os alunos cursavam o 3º ano do Ensino Fundamental I em uma Escola Municipal na região Centro-oeste do Paraná. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: pré-teste, pós-teste 1 (intervenção) e pós-teste 2. O programa de intervenção pedagógica foi composto por atividades e jogos, com intuito de desenvolver as habilidades de leitura e escrita, analisando os aspectos fonológicos da língua. Averiguamos a dimensão de leitura e escrita anterior e posterior à aplicação do programa de intervenção, por meio das atividades de linguagem escrita, guiadas por instrução fônica, com ênfase no ensino dos nomes e sons das letras do alfabeto. Com a duração de aproximadamente 120 minutos cada sessão. Os resultados indicaram que, a instrução fônica sistemática entre fonemas e letras foi significativa para desenvolver a habilidade de leitura e escrita de palavras reais de alta e baixa frequência. A intervenção foi profícua para o desenvolvimento da leitura e escrita dos cinco participantes. Com base na teoria de Ehri (2013), as crianças estavam na fase alfabética parcial no início do estudo. Após a intervenção, o grupo teve um avanço significativo, o que permitiu o movimento delas para a fase seguinte, a alfabética plena. Apenas um participante permaneceu na fase alfabética parcial. Por meio dos dados obtidos, foi possível verificar um avanço significativo nas habilidades de leitura e escrita e consciência fonológica, o que nos permite concluir que o programa foi efetivo.
Abstract: Studies indicate that phonological awareness intervention programs improve the reading and writing skills of students with learning delays in these areas. Based on this observation, we developed a qualitative study, called intervention research, supported by the perspective of Cognitive Psychology of Reading. We adopted the intra-subject outline, where each child was considered as a control for their own performance. The objective was to analyze and compare the performance of five participants who underwent a systematic pedagogical intervention project in phonological awareness, for the development of reading and writing for children who have learning delays. We carried out forty group pedagogical intervention sessions in two areas, namely: phonological awareness and reading, with an emphasis on teaching the names and sounds of letters. The intervention was performed regularly during the 2019 academic year, once a week, in an elementary school room with five children aged 8 to 10 years, with learning delays. The students were in the 3rd year of Elementary School at a Municipal School in the Midwest region of Paraná. The research was developed in three stages: pre-test, post-test 1 (intervention) and post-test 2. The pedagogical intervention project was composed of activities and games, with the aim of developing reading and writing skills, analyzing the phonological aspects of the language. We investigated the dimension of reading and writing before and after the application of the intervention project, through written language activities, guided by phonic instruction, with an emphasis on teaching the names and sounds of the letters of the alphabet. With a duration of approximately 120 minutes each session. The results indicated that the systematic phonic instruction between phonemes and letters was significant to develop the ability to read and write real words of high and low frequency. The intervention was fruitful for the development of reading and writing by the five participants. Based on Ehri's theory (2013), the children were in the partial alphabetical phase at the beginning of the study. After the intervention, the group had a significant advance, which allowed them to move to the next phase, full alphabetization. Only one participant remained in the partial alphabetical phase. Through the data obtained, it was possible to verify a significant advance in reading and writing skills and phonological awareness, which allows us to conclude that the program was effective.
Palavras-chave: Consciência Fonológica
Alfabetização
Atrasos na Aprendizagem
Phonological Awareness
Literacy
Learning de delays
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Santos, Janaína Schell dos. Contribuições do ensino fônico para a alfabetização de crianças com atrasos na aprendizagem da leitura e escrita. 2021. 167 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1821
Data de defesa: 26-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Janaína Schell dos Santos.pdfDissertação Janaína Schell dos Santos6,42 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.