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Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção e uso dos manuais escolares no trabalho pedagógico das professoras no ciclo de formação humana: a experiência do Colégio Iraci Salete Strozak
Título(s) alternativo(s): Production and use of textbooks in the pedagogical work of female teachers in the human formation cycle: the experience of the Iraci Salete Strozak College
Autor: Castelari, Jucelia 
Primeiro orientador: Gehrke, Marcos
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender as relações entre a forma escolar e o trabalho pedagógico de professoras com os manuais escolares no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), a partir do Ciclo de Formação Humana. Para tanto, investigou-se o panorama histórico da Política de Manuais Escolares no Brasil desde 1937 até a atualidade. Ademais, apresentaram-se os princípios educativos do Movimento, que propõe umprojeto educativo como alternativa para transformação da forma escolar e que vai registrando o seu percurso histórico em manuais produzidos pelos sujeitos em luta. A esse respeito, discorreu-se na pesquisa sobre os Ciclos de Formação Humana, os Complexos de Estudos e as Escolas Itinerantes. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, pautada napesquisa bibliográfica, com base teórica crítica, elencando-se categorias tais como: manuais escolares (MELO, 2012; FILGUEIRAS, 2011, 2015; GHERKE, 2014; CASSIANO, 2016); a forma escolar (ENGUITA, 1989; MANACORDA, 1997; VICENTE; LIHENE; THIN, 2001; FREITAS, 2003; CALDART, 2005; MESZÀROS, 2005); e os Ciclos de Formação Humana (TEIXEIRA, 2008; MAINARDES, 2009; MST, 2013; SAPELLI; LEITE; BANHIUK, 2017). Além da pesquisa bibliográfica, os dados foram gerados a partir de entrevistas com professoras que atuam no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, de observação e de registros em diário de campo. As análises se concentram no trabalho das professoras e professores no Ciclo de Formação humana com os manuais escolares, que foram categorizadas em: (i) manuais escolares do Estado; (ii) manuais escolares privados; (iii) manuais escolares de resistência; e (iv) os manuais dos sujeitos escolares. Com resultados, observou-se uma alta adesão das professoras no trabalho pedagógico aos manuais escolares do Estado e uma adesão menor aos demais manuais escolares. Conclui-se que esses manuais seriados e disciplinarizados vão margeando a forma escolar na relação com os seus usos e com os usos dos demais manuais. Foram observados, contudo, ensaios de transposição da forma escolar por meio do uso do conjunto de manuais escolares do acervo da biblioteca escolar e da produção de manuais escolares no trabalho pedagógico das professoras, de forma que possibilitou exercitar elementos da organização por Ciclos de Formação Humana, bem como disseminar conteúdos significativos aos camponeses. Apresenta-se como necessária a alteração da forma escolar por meio da construção de novas relações dos sujeitos com os manuais escolares, rompendo-se a centralidade do trabalho pedagógico das professoras com um único livro didático. Além disso, é preciso que o Estado amplie as formas de operacionalização da política para manuais escolares a fim de atender à diversidade educacional do país, possibilitando uma ampliação no modo de uso e produção de manuais escolares, incluindo uma aproximação maior dos manuais com as necessidades metodológicas das escolas em suas especificidades.
Abstract: This research aimed to understand the relations between the school form and the pedagogical work of female teachers with textbooks in the context of the Landless Rural Workers Movement (MST), based on the Human Formation Cycle. To this end, the historical panorama of the School Textbook Policy in Brazil from 1937 to the present day was investigated. In addition, the educational principles of the Movement are presented, which proposes an educational project as an alternative for the transformation of the school system and which records its historical trajectory in the textbooks produced by the people in struggle. In this respect, the research discusses the Cycles of Human Formation, the Study Complexes, and the Itinerant Schools. Methodologically, this is qualitative research, based on bibliographic research, with a critical theoretical basis, listing categories such as textbooks (MELO, 2012; FILGUEIRAS, 2011, 2015; GHERKE, 2014; CASSIANO, 2016); the school form (ENGUITA, 1989; MANACORDA, 1997; VICENTE; LIHENE; THIN, 2001; FREITAS, 2003; CALDART, 2005; MESZÀROS, 2005); and the Human Formation Cycles (TEIXEIRA, 2008; MAINARDES, 2009; MST, 2013; SAPELLI; LEITE; BANHIUK, 2017). In addition to the bibliographical research, data were generated from interviews with teachers who work at the State College of the Field Iraci Salete Strozak, observation, and field diary records. The analyses focus on the teachers' work in the Human Formation Cycle with the textbooks, which were categorized into: (i) state textbooks; (ii) private textbooks; (iii) resistance textbooks; and (iv) the textbooks of the school subjects. With results, it wasobserved a high adherence of female teachers in the pedagogical work with the State textbooks and lower adherence to the other textbooks. It was concluded that these serialized and disciplinaries textbooks are bordering the school form in the relationship with their uses and with the uses of the other textbooks. However, tests of transposition of the school form were observed through the use of the set of textbooks in the school library collection and the production of textbooks in the pedagogical work of the teachers, in a way that made itpossible to exercise elements of the organization by Human Formation Cycles, as well as to disseminate meaningful content to the peasants. It is necessary to change the school form by building new relationships between the subjects and the textbooks, breaking the centrality of the teachers' pedagogical work with a single textbook. Moreover, the educating state must expand the ways of operationalizing the policy for textbooks to meet the educational diversity of the country, enabling an expansion in the mode of use and production of textbooks, including a greater approximation of the manuals of resistance subjects with the methodological needs of schools.
Palavras-chave: Manuais escolares
Ciclo de formação humana
Forma escolar
Escola Itinerante
Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak
Textbooks
The cycle of human formation
School form
Itinerant School
State College of the Field Iraci Salete Strozak
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Castelari, Jucelia. Produção e uso dos manuais escolares no trabalho pedagógico das professoras no ciclo de formação humana: a experiência do Colégio Iraci Salete Strozak. 2021. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1820
Data de defesa: 28-Mai-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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