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Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MUNICIPAL EM UNIÃO DA VITÓRIA
Autor: Mazur, Marcela 
Primeiro orientador: Velozo, Emerson Luís
Resumo: Esta dissertação discute o Programa de Desenvolvimento Educacional Municipal (PDEM) de União da Vitória, que se caracteriza como um programa de formação continuada ofertado pela Secretaria Municipal de Educação para os professores e professoras da educação básica. O programa foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus de União da Vitória. A formação contou com a participação de quarenta e duas professoras do Quadro Próprio do Magistério Municipal. O objetivo geral do trabalho foi compreender de quais maneiras o PDEM interferiu na identidade docente das professoras que participaram do programa, por entender que registrar a experiência formativa do PDEM e seus significados pode produzir contribuições propriamente pedagógicas sobre a profissão docente em toda sua complexidade cientifica e humana. O estudo se desenvolveu sob a perspectiva antropológica e sociológica, considerando tanto a intencionalidade interpretativa a partir da perspectiva dos sujeitos e da cultura, quanto os aspectos resultantes da estrutura social na qual estão inseridos. A utilização de conceitos sobre cultura e identidade, cultura escolar e identidade docente auxiliou na superação de uma visão individualista e personalista da singularidade das professoras PDEM, buscando uma compreensão mais abrangente de suas ações e escolhas perante o processo de formação continuada. Os dados para pesquisa foram obtidos no segundo semestre de 2019, por meio da leitura de documentos pertinentes ao programa, materiais produzidos durante a formação, e questionário com perguntas abertas a fim de melhor compreender as condutas das professoras. Os resultados da pesquisa indicaram que o PDEM efetiva-se como uma instancia formativa socializadora que possibilitou a ressignificação das práticas educativas. Tendo em mente a perspectiva de Nóvoa (1995) – de que a identidade docente incide mais sobre o exercício da profissão, como se o professor fosse a sua própria prática – e a partir do estudo das significações que as professoras da educação básica produziram sobre o PDEM, é possível perceber que o PDEM interferiu na identidade docente daquelas que participaram do programa, tendo efeitos diretos na prática em sala de aula, por meio de aprendizados e trocas de experiências.
Abstract: This dissertation discusses the Municipal Educational Development Program (PDEM) of União da Vitória, which is characterized as a continuing education program offered by the Municipal Department of Education for basic education teachers. The program was a partnership between the Municipal Department of Education and the State University of Paraná – UNESPAR, campus of União da Vitória. The training included the participation of forty-two teachers from the Municipal Teaching Staff. The general objective of the work was to understand in which ways the PDEM interfered in the teaching identity of the teachers who participated in the program, understanding that recording the formative experience of the PDEM and its meanings can produce properly pedagogical contributions on the teaching profession in all its scientific and complex complexity. human. The study was developed from an anthropological and sociological perspective, considering both the interpretive intentionality from the perspective of subjects and culture, as well as the resulting aspects of the social structure in which they are inserted. The use of concepts about culture and identity, school culture and teacher identity helped to overcome an individualistic and personal view of the uniqueness of PDEM teachers, seeking a more comprehensive understanding of their actions and choices in the process of continuing education. Data for research were obtained in the second half of 2019, by reading documents relevant to the program, materials produced during training, and a questionnaire with open questions in order to better understand the behavior of the teachers. The research results indicated that the PDEM is effective as a socializing formative instance that enabled the redefinition of educational practices. Bearing in mind the perspective of Nóvoa (1995) – that the teaching identity focuses more on the exercise of the profession, as if the teacher were their own practice – and based on the study of the meanings that basic education teachers produced about the PDEM, it is possible to see that PDEM interfered in the teaching identity of those who participated in the program, having direct effects on classroom practice, through learning and exchange of experiences.
Palavras-chave: Formação Continuada
Identidade Docente
Cultura Escolar
Continuing Education
Faculty Identity
School Culture
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: Mazur, Marcela. FORMAÇÃO CONTINUADA E IDENTIDADE DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL MUNICIPAL EM UNIÃO DA VITÓRIA. 2021. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1819
Data de defesa: 21-Out-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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