Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1813
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Danielle Soraya da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4633811183959364por
dc.contributor.advisor1Carraro, Emerson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8599868758642737por
dc.contributor.advisor-co1Fujinaga, Cristina Ide-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7868033399535810por
dc.date.accessioned2021-12-14T14:38:21Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.citationFigueiredo, Danielle Soraya da Silva. Curso de medicina: fonte de satisfação ou ansiedade? Um estudo sobre a saúde mental de alunos do primeiro ano de medicina. 2021. 23 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1813-
dc.description.resumoEstudantes de medicina experimentam altos níveis de ansiedade e outros transtornos mentais que têm sido associados ao excesso de trabalho, privação de sono, pressão dos colegas e outros aspectos da educação médica. O objetivo do estudo foi analisar a frequência de transtornos de saúde mental (ansiedade, preocupação e depressão) entre estudantes de medicina do primeiro ano e o impacto do primeiro ano nestes índices. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado durante o primeiro ano do curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), na cidade de Guarapuava-PR, Brasil. Informações clínicas e sociodemográficas foram coletadas. Todos os alunos passaram por avaliação psicológica no início e no final do primeiro ano do curso médico. Os relatórios psicológicos incluíram BDI II - Inventário de Depressão de Beck, EPD - Escala de Pensamentos Depressivos, Questionário de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Questionários de Preocupação da Penn State University. A saliva foi coletada para medir o cortisol. Resultados e Conclusão: Nossos dados confirmam os altos níveis de distúrbios emocionais, como ansiedade, preocupação e depressão entre alunos do primeiro ano do curso de medicina. Observamos que os alunos ingressaram na universidade apresentando ansiedade severa, depressão leve, baixa autoestima e déficit na funcionalidade dos relacionamentos, que piorou durante o primeiro ano do curso de medicina (p = 0,001). Esses dados demonstram a necessidade de adaptação das escolas médicas para receber os calouros, além da importância de se repensar o suporte psicoemocional durante o curso de medicina.por
dc.description.abstractMedical students experience high levels of anxiety and other mental disorders which have been associated with overwork, sleep deprivation, peer pressure, and other aspects of medical education. The aim of the study was to analyze the frequency of mental health disorders (anxiety, worry and depression) among first year medical students. Material and Methods: This is a cross-sectional study, carried out during the first-year of medical school at Midwestern Parana State University (UNICENTRO), in the city of Guarapuava-PR, Brazil. Clinical and sociodemographic information were collected. All students underwent psychological assessment at the beginning and end of the first year of the medical course. Psychological reports included BDI II - Beck Depression Inventory; EPD - Depressive Thoughts Scale; Generalized Anxiety Disorder Questionnaire (TAG) and Penn State University Worry Questionnaires. Saliva was collected to measure cortisol. Results and Conclusion: Our data confirm the high levels of emotional disorders, such as anxiety, worry and depression among students in the first year of medical school. We observed that the students got into university having severe anxiety, mild depression, low self-esteem and deficit in the functional relationships, which got worse during the first year medical course (p=0.001). These data demonstrate the need to adapt the medical school to receive the freshmen, beside the importance of rethinking the psycho-emotional support during the medical course.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-12-14T14:38:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Danielle Soraya da Silva Figueiredo.pdf: 537091 bytes, checksum: 527fa53848a876548323c38f1cc5b2b1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-14T14:38:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Danielle Soraya da Silva Figueiredo.pdf: 537091 bytes, checksum: 527fa53848a876548323c38f1cc5b2b1 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7850/Dissertac%cc%a7a%cc%83o-Danielle%20Soraya%20da%20Silva%20Figueiredo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Saúde de Iratipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudantes de Medicinapor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectDepressãopor
dc.subjectSaúde Mentalpor
dc.subjectMedical studentseng
dc.subjectAnxietyeng
dc.subjectDepressioneng
dc.subjectMental healtheng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleCurso de medicina: fonte de satisfação ou ansiedade? Um estudo sobre a saúde mental de alunos do primeiro ano de medicinapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Danielle Soraya da Silva Figueiredo.pdfDissertação-Danielle Soraya da Silva Figueiredo524,5 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.