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Tipo do documento: Dissertação
Título: Curso de medicina: fonte de satisfação ou ansiedade? Um estudo sobre a saúde mental de alunos do primeiro ano de medicina
Autor: Figueiredo, Danielle Soraya da Silva 
Primeiro orientador: Carraro, Emerson
Primeiro coorientador: Fujinaga, Cristina Ide
Resumo: Estudantes de medicina experimentam altos níveis de ansiedade e outros transtornos mentais que têm sido associados ao excesso de trabalho, privação de sono, pressão dos colegas e outros aspectos da educação médica. O objetivo do estudo foi analisar a frequência de transtornos de saúde mental (ansiedade, preocupação e depressão) entre estudantes de medicina do primeiro ano e o impacto do primeiro ano nestes índices. Material e Métodos: Trata-se de um estudo transversal, realizado durante o primeiro ano do curso de Medicina da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), na cidade de Guarapuava-PR, Brasil. Informações clínicas e sociodemográficas foram coletadas. Todos os alunos passaram por avaliação psicológica no início e no final do primeiro ano do curso médico. Os relatórios psicológicos incluíram BDI II - Inventário de Depressão de Beck, EPD - Escala de Pensamentos Depressivos, Questionário de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Questionários de Preocupação da Penn State University. A saliva foi coletada para medir o cortisol. Resultados e Conclusão: Nossos dados confirmam os altos níveis de distúrbios emocionais, como ansiedade, preocupação e depressão entre alunos do primeiro ano do curso de medicina. Observamos que os alunos ingressaram na universidade apresentando ansiedade severa, depressão leve, baixa autoestima e déficit na funcionalidade dos relacionamentos, que piorou durante o primeiro ano do curso de medicina (p = 0,001). Esses dados demonstram a necessidade de adaptação das escolas médicas para receber os calouros, além da importância de se repensar o suporte psicoemocional durante o curso de medicina.
Abstract: Medical students experience high levels of anxiety and other mental disorders which have been associated with overwork, sleep deprivation, peer pressure, and other aspects of medical education. The aim of the study was to analyze the frequency of mental health disorders (anxiety, worry and depression) among first year medical students. Material and Methods: This is a cross-sectional study, carried out during the first-year of medical school at Midwestern Parana State University (UNICENTRO), in the city of Guarapuava-PR, Brazil. Clinical and sociodemographic information were collected. All students underwent psychological assessment at the beginning and end of the first year of the medical course. Psychological reports included BDI II - Beck Depression Inventory; EPD - Depressive Thoughts Scale; Generalized Anxiety Disorder Questionnaire (TAG) and Penn State University Worry Questionnaires. Saliva was collected to measure cortisol. Results and Conclusion: Our data confirm the high levels of emotional disorders, such as anxiety, worry and depression among students in the first year of medical school. We observed that the students got into university having severe anxiety, mild depression, low self-esteem and deficit in the functional relationships, which got worse during the first year medical course (p=0.001). These data demonstrate the need to adapt the medical school to receive the freshmen, beside the importance of rethinking the psycho-emotional support during the medical course.
Palavras-chave: Estudantes de Medicina
Ansiedade
Depressão
Saúde Mental
Medical students
Anxiety
Depression
Mental health
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Figueiredo, Danielle Soraya da Silva. Curso de medicina: fonte de satisfação ou ansiedade? Um estudo sobre a saúde mental de alunos do primeiro ano de medicina. 2021. 23 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1813
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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