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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Justiça Restaurativa em um Colégio do Campo em Contexto Faxinal
Título(s) alternativo(s): Restorative Justice in a Rural School in the Faxinal Context
Autor: Jele, Patricia do Carmo 
Primeiro orientador: Zambenedetti, Gustavo
Resumo: A Justiça Restaurativa destaca-se como suporte teórico e metodológico na gestão e manejo de situações de conflito, com a premissa de formar aprendizados. Nessa conjuntura, o trabalho busca estabelecer um elo entre a educação, práticas sociais e culturais comunitárias. Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em compreender a percepção de alunos e professores acerca das abordagens restaurativas em situações de violência/conflito em uma escola do campo em contexto Faxinal. A comunidade onde está localizada a escola que se constitui como campo desta pesquisa é organizada segundo características do Sistema Faxinal, cujas peculiaridades ainda são pouco conhecidas e estudadas dentro do campo científico. Essa localidade rural tem sua historicidade perpassada por lutas sociais, ligadas à manutenção do sistema já extinto em vários locais do Paraná. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, com a realização de um grupo focal composto de seis alunos, e entrevistas semiestruturadas com seis professores que participaram de procedimentos restaurativos. Foi realizada análise de conteúdo temático, delimitando-se três categorias de análise. Na primeira, denominada Fizeram de uma aluna da sala um pano de chão: conflito e violência em contextos escolares; exploramos as concepções de professores e alunos sobre a violência e conflitos em contextos escolares, de forma ampla, em estabelecimentos escolares. Na segunda, Professora falou palavras difíceis, ficava de ironia, fazendo ameaças: conflito e violência na escola em contexto Faxinal, afunilamos a discussão para o contexto específico do estudo, a fim de perceber o fenômeno focado na escola de campo em contexto Faxinal. Na terceira categoria nominada é para se ter um espaço de se conhecer melhor, compartilhar as coisas para as pessoas: Experiências com a Justiça Restaurativa, exploramos as percepções acerca da JR a partir da vivência dos participantes. Tanto professores quanto alunos destacaram potencialidades com a JR, como: formação profissional, autoconhecimento, transversalização de posições, melhoria do desempenho acadêmico e vínculos escolares fortalecidos. Concluímos, assim, que a JR se constitui como abordagem e princípios constitui-se como eficiente de possibilidade de trabalho nas várias dimensões da violência/conflito, expressas no ambiente escolar. Nessa perspectiva, pensar políticas públicas e processos de educação permanente envolvendo a JR torna-se essencial, especialmente em um cenário em que as políticas atuais se direcionam para militarização escolar. Dessa forma, estudos sobre os contextos escolares e manejos diferenciados devem ser considerados para melhorias no aprendizado, trabalho e convivência.
Abstract: Restorative Justice stands out as a theoretical and methodological support in the management and handling of conflict situations, with the premise of generating learning. In this context, the work seeks to establish a link between education, social and cultural community practices. Thus, the objective of this research was to understand the perception of students and teachers about restorative approaches in situations of violence/conflict in a rural school in the Faxinal context. The community, where the school that constitutes the field of this research is located, is organized according to the characteristics of the Faxinal System, whose peculiarities are still little known and studied within the scientific field. This rural location has its historicity permeated by social struggles, linked to the maintenance of the System, already extinct in several places in Paraná. This is a study with a qualitative approach, with a focus group composed of six students, and semi-structured interviews with six teachers who participated in restorative procedures. A thematic content analysis was performed, delimiting three categories of analysis. In the first, called They made a floorcloth out of a female student: conflict and violence in school contexts; the conceptions of teachers and students about violence and conflicts in school contexts were explored, in a broad way, in school establishments. In the second, Teacher spoke difficult words, was ironic, making threats: conflict and violence at school in the Faxinal context, the discussion was funneled to the specific context of the study, in order to perceive the phenomenon focused on rural school in the Faxinal context. In the third category, It is to have a space to get to know one another better, to share things with people: Experiences with Restorative Justice, the perceptions about RJ from the experience of the participants were explored. Both teachers and students highlighted potentialities with RJ, such as: professional training, self-knowledge, transversality of positions, improvement in academic performance and strengthened school bonds. Thus, it was concluded that RJ is constituted as an efficient theoretical-technical set of work possibilities in the various dimensions of violence/conflict, expressed in the school environment. From this perspective, thinking about public policies and permanent education processes involving RJ becomes essential, especially in a scenario where current policies are aimed towards school militarization. Thus, studies on school contexts and different managements should be considered for improvements in learning, work and coexistence.
Palavras-chave: Gestão de Conflitos
Justiça Restaurativa
Escola
Conflict Management
Restorative Justice
School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Jele, Patricia do Carmo. A Justiça Restaurativa em um Colégio do Campo em Contexto Faxinal. 2021. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1739
Data de defesa: 13-Ago-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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