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Tipo do documento: Dissertação
Título: CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO DE CRESCIMENTO E MODELAGEM DO DIÂMETRO DE ANCORAMENTO DE ÁRVORES EM CALÇADAS
Título(s) alternativo(s): CHARACTERIZATION OF THE GROWTH SPACE AND MODELING OF TRUNK FLARE DIAMETER OF TREES ON SIDEWALKS
Autor: Vendruscolo, Elisiane 
Primeiro orientador: Bobrowski, Rogério
Primeiro coorientador: Zanon, Magda Lea Bolzan
Resumo: A expansão acentuada e desordenada das cidades tem ocasionado crescentes problemas relacionados à falta de espaço físico para o desenvolvimento das árvores. Dessa maneira a largura mínima do canteiro deve ser um requisito importante para evitar que o diâmetro de ancoramento não danifique as calçadas e outras infraestruturas urbanas. Este trabalho teve como objetivo analisar o espaço ocupado pelas árvores em relação à estrutura das calçadas e à acessibilidade de pedestres, bem como realizar a modelagem do diâmetro de ancoramento superficial de espécies arbóreas plantadas nas calçadas da cidade de Frederico Westphalen, RS. Para a realização do trabalho, utilizaram-se dados de 400 árvores de 10 espécies comumente utilizadas na arborização de calçadas. Para cada espécie, foram avaliados dados quantitativos e qualitativos das árvores e da estrutura urbana. A largura do passeio foi utilizada como variável para analisar a acessibilidade para pedestres, dividindo-se os dados em duas classes: classe 0 (< 1,2 m) e classe 1 (≥ 1,2 m). Os dados de capacidade do canteiro foram divididos em três classes: classe 0 (< 50 cm); classe 1 (0,5 m ≤ 1,0 m) e classe 2 (> 1,0 m) para avaliar se os indivíduos apresentam capacidade mínima adequada de canteiro ou não. Quanto a relação do ancoramento com a largura do canteiro, foram classificadas em três classes: classe 1 (< 0,5 m), classe 2 (0,5 m ≤ 0,8 m) e classe 3 (> 0,8 m). Utilizando essas classificações, realizou-se a Análise de Correspondência Canônica Múltipla (MCA) para extrair informações sobre os espaços de ocupação das árvores. Também foi verificada se a quantidade de solo estava adequada para cada árvore, utilizando a razão “volume de solo por área de copa” simulando duas situações: situação 1: largura da calçada multiplicado por 4 (espaço mínimo entre árvores nas calçadas) e a situação 2: largura do canteiro multiplicado por 1 (largura mínima do canteiro). Os resultados do estudo para a MCA quanto à acessibilidade das calçadas da cidade de Frederico Westphalen, a maioria dos indivíduos (90,25%) estão plantados em locais onde as calçadas estão em locais com acessibilidade e o restante em locais sem acessibilidade. Em relação a capacidade do canteiro, 60,25% dos indivíduos apresentam condições de canteiros com capacidade adequada e 39,75% deles estão em locais onde há necessidade de aumentar a capacidade dos canteiros para melhorar o desenvolvimento das árvores. Quanto à quantidade de solo, para a “situação 1”, 72,25% dos espécimes não estão com a quantidade adequada, ao passo que, para a “situação 2”, esse valor é de 100%. A Ancova permitiu concluir a necessidade de um modelo para cada espécie quando os diâmetros de ancoramento estiverem fora da amplitude de variação dos dados observados neste estudo, caso contrário, pode ser utilizado o modelo geral. Os modelos gerados foram construídos utilizando as variáveis lnDAP e ! " e apresentaram R2 = 0,5354 para todas as espécies, e para cada espécie os R2 foram superiores a 0,3549, erro padrão da estimativa inferiores a 27,05 cm, coeficiente de variação inferiores a 61%. Com isso conclui-se que a maioria das calçadas da cidade apresentam acessibilidade, a maioria dos indivíduos estão com a capacidade do canteiro adequado, quanto a quantidade de solo disponível a grande parte precisa aumentar essa quantidade e sugere-se a utilização dos modelos gerados neste estudo para auxiliar no planejamento e manejo de floresta urbana, bem como, da acessibilidade e infraestrutura do município.
Abstract: The intense and disordered expansion of cities has been causing increasing problems related to the lack of physical space to trees development. Thus, the minimal width of the flowerbed must be an important requirement to avoid that the trunk flare diameter does not damage sidewalks and other urban infrastructures. This research intends to analyze the space occupied by trees in relation to the structure of sidewalks and pedestrians’ accessibility, moreover, it intends to model the trunk flare diameter of tree species planted in sidewalks of Frederico Westphalen town, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. In a way to perform the research, data from 400 trees of 10 species commonly used in the afforestation of sidewalks. For each species, data of quantitative and qualitative aspects of trees and urban structures were analyzed. The width of the path was used as a variable to examine the accessibility of pedestrians, dividing the data between two categories: type 0 (< 120 cm) and type 1 (≥ 120 cm). Data of the flowerbed capacity were divided into three categories: type 0 (< 50 cm); type 1 (50 cm ≤ 100 cm) and type 2 (> 100 cm) to evaluate if the individuals presented minimal flowerbed capacity or not. In order to evaluate the rate between anchorage and width of the flowerbed, the difference was divided into three categories: type 1 (< 50 cm), type 2 (50 cm ≤ 80 cm) and type 3 (> 80 cm). By using these classifications, the Canonical Correspondence Analysis (MCA) was done to extract information on the tree occupation space. Also, it was verified if the amount of soil was appropriate to each tree by using the rate “volume of soil multiplied by tree top”, simulating two situations: situation 1: width of the sidewalk multiplied by 4 (minimum space between trees on sidewalks) and situation 2: flowerbed width multiplied by 1 (minimum flowerbed width). The CCA rate for the accessibility of sidewalks in Frederico Westphalen town, the majority, 90,25%, of individuals are planted in places where the sidewalks are accessible and the rest in places without accessibility. Regarding the capacity of the flowerbed, 60,25% of the individuals present conditions of sidewalks with appropriate capacity, and 39,75% of them are located in spots where it is necessary the increase of flowerbeds capacity in a way to improve the development of trees. In relation to the amount of soil, in “situation 1”, 72,25% of the specimens do not have the appropriate amount, while on “situation 2” this rate is 100%. The covariance analysis (ANCOVA) allowed to understand the need for a model to each species when trunk flare diameter is out of the range from the variation data observed in this study, otherwise, the general model can be used. The selected models were constructed by using lnDBH and ! " variables and presented R2 = 0,5354 to all the species and to each species the R2 were over 0,3549. The estimate standard error was inferior to 27,05 cm and variation coefficients inferior 61%. It is concluded that most of sidewalks in the town are accessible and most individuals have the capacity of the appropriate flowerbed. Regarding the amount of soil available, a large part needs to increase this amount and it is suggested to use the models generated in this study to assist in the planning and management of urban forest, as well as the accessibility and infrastructure of the municipality.
Palavras-chave: floresta urbana
acessibilidade
capacidade do canteiro
quantidade de solo
urban forest
accessibility
flowerbed capacity
amount of soil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL::MANEJO FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Florestais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (Mestrado)
Citação: Vendruscolo, Elisiane. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO DE CRESCIMENTO E MODELAGEM DO DIÂMETRO DE ANCORAMENTO DE ÁRVORES EM CALÇADAS. 2021. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1737
Data de defesa: 21-Jul-2021
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