Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Bruna do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6163486716686675por
dc.contributor.advisor1Rasoto, Vanessa Ishikawa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5497450906300358por
dc.date.accessioned2021-11-08T13:55:27Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.identifier.citationAmaral, Bruna do. Planejamento e estruturação de um Laboratório de Inovação: o caso de uma instituição ensino superior privada de Ponta Grossa. 2021. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1730-
dc.description.resumoO desenvolvimento econômico e social da cidade está intimamente relacionado com a sua capacidade de gerar, disseminar, aplicar e gerir o conhecimento. Assim, o ensino superior, responsável em habilitar e produzir competências nos acadêmicos e futuros profissionais, assume não só papel estratégico, mas de protagonismo na sociedade. Nesse contexto ambientes de inovação dentro de instituições apresentam-se como catalisadores para florescer a atividade inovadora dentro desses espaços. O objetivo desse trabalho é apresentar o processo de planejamento e implantação de um Laboratório de Inovação em uma instituição de ensino superior privada em Ponta Grossa, Paraná como um case de inovação publicizando um modelo que possa ser replicado em outras IES privadas. Para tanto foi realizado um levantamento teórico referente ao ensino superior, tríplice hélice, habitat de inovação e gestão de ideias. O estudo apresentado classifica-se como um estudo de caso por se tratar da sua aplicação em uma instituição específica. O resultado do trabalho é apresentado com apresentação das etapas e das ações realizadas pelo laboratório de inovação com os resultados a curto prazo que pode atingir. No período analisado de do segundo semestre de 2019 ao primeiro semestre de 2020 foram 17 eventos em que o Laboratório participou, e mais de 1000 participações de acadêmicos e professores. O modelo proposto servirá de base orientativa para estruturação de novos laboratórios de inovação em outras instituições de ensino superior.por
dc.description.abstractThe city's economic and social development is closely related to its capacity to generate, disseminate, apply and manage knowledge. Thus, higher education, responsible for enabling and producing skills in academics and future professionals, assumes not only a strategic role, but also a leading role in society. In this context, innovation environments within institutions present themselves as catalysts for the flourishing of innovative activity within these spaces. The objective of this work is to present the process of planning and implementing an Innovation Laboratory in a private higher education institution in Ponta Grossa, Paraná as a case of innovation publicizing a model that can be replicated in other private HEIs. For this purpose, a theoretical survey was carried out regarding higher education, triple helix, innovation habitat and idea management. The presented study is classified as a case study because it is about its application in a specific institution. The result of the work is presented with a presentation of the steps and actions carried out by the innovation laboratory with the short-term results it can achieve. In the period analyzed from the second half of 2019 to the first half of 2020, there were 17 events in which the Laboratory participated, and more than 1000 participations from academics and professors. The proposed model will serve as a guiding basis for structuring new innovation laboratories in other higher education institutions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-11-08T13:55:27Z No. of bitstreams: 1 dissertação Bruna do Amaral.pdf: 10648726 bytes, checksum: e2f8651b34f635e9ed7b3c5aeeb0ffd9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-08T13:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação Bruna do Amaral.pdf: 10648726 bytes, checksum: e2f8651b34f635e9ed7b3c5aeeb0ffd9 (MD5) Previous issue date: 2021-08-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7368/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Bruna%20do%20Amaral.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7369/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Bruna%20do%20Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão da Inovaçãopor
dc.subjectAmbientes de Inovaçãopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectInnovation Managementeng
dc.subjectInnovation Environmenteng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titlePlanejamento e estruturação de um Laboratório de Inovação: o caso de uma instituição ensino superior privada de Ponta Grossapor
dc.title.alternativePlanning and structuring an Innovation Laboratory: the case of a private higher education institution in Ponta Grossaeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação Bruna do Amaral.pdfBruna do Amaral10,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.