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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Andréia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373757187404001por
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Paulo Rogério Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1559766893291724por
dc.date.accessioned2021-10-05T13:23:31Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.identifier.citationCamargo, Andréia. RELATÓRIO TÉCNICO SOBRE REGISTRO DE MARCAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE EM RELAÇÃO AO ESTADO DO PARANÁ. 2021. 41 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1719-
dc.description.resumoAo longo do tempo, as sociedades se adaptaram, passando a valorizar a informação e tecnologia. As empresas, percebendo que tais inovações poderiam ajudar a vender seus produtos, começaram a investir na própria marca. Com novas empresas e novas marcas surgindo, foi necessário haver proteção legal. Entendendo que o registro de marcas protege os interesses da empresa é importante realizar um estudo para entender o panorama destes registros. O objetivo deste estudo foi analisar o número de marcas depositadas no Brasil e comparar com os dados de depósitos de marcas do Estado do Paraná no período de 2008 a 2017. A metodologia de pesquisa envolveu a revisão de literatura e a análise documental a partir de relatórios disponibilizados no site do INPI. Os resultados demonstraram um aumento de pedidos de registro de marcas no Brasil entre os anos de 2008 e 2017 em 52,7%, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. No Estado do Paraná, para o período analisado, os números de depósitos seguiram em tendência nos últimos dez anos, com algumas oscilações em 2009, 2012 e 2014, corroborando com o cenário ascendente do Brasil para o mesmo período, com destaque para os municípios de Curitiba, Maringá e Londrina. Entretanto, no ano de 2017, o aumento de pedidos para o Paraná foi de 48%, justificando a posição de 4º lugar no ranking nacional. Conclui-se que os brasileiros estão preocupados em manter sua marca protegida, possuindo números significativos junto ao INPI.por
dc.description.abstractOver time, societies have adapted, starting to value information and technology. Companies, realizing that such innovations could help sell their products, began to invest in the brand itself. With new companies and new brands emerging, legal protection was needed. Understanding that the registration of trademarks protects the company's interests, it is important to carry out a study to understand the panorama of these registrations. The aim of this study was to analyze the number of trademarks filed in Brazil and compare it with data on trademark deposits in the State of Paraná in the period 2008 to 2017. The research methodology involved a literature review and document analysis from reports available on the INPI website. The results showed an increase in applications for registration of trademarks in Brazil between the years 2008 and 2017 by 52.7%, especially in the states of São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais and Paraná. In the State of Paraná, for the period analyzed, the numbers of deposits followed the trend in the last ten years, with some fluctuations in 2009, 2012 and 2014, corroborating the ascending scenario in Brazil for the same period, with emphasis on the municipalities of Curitiba, Maringá and Londrina. However, in 2017, the increase in orders for Paraná was 48%, justifying the 4th position in the national ranking. It is concluded that Brazilians are concerned about keeping their brand protected, having significant numbers with the INPI.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-10-05T13:23:31Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Andreia Camargo.pdf: 743765 bytes, checksum: 201d441c1c515d37f24d5ec83761166c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-05T13:23:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Andreia Camargo.pdf: 743765 bytes, checksum: 201d441c1c515d37f24d5ec83761166c (MD5) Previous issue date: 2021-07-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7291/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Camargo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7293/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Andreia%20Camargo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNominativapor
dc.subjectfigurativapor
dc.subjectmistapor
dc.subjectdepósitopor
dc.subjectNominativeeng
dc.subjectfigurativeeng
dc.subjectmixedeng
dc.subjectdepositeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleRELATÓRIO TÉCNICO SOBRE REGISTRO DE MARCAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE EM RELAÇÃO AO ESTADO DO PARANÁpor
dc.title.alternativeTECHNICAL REPORT ON BRANDS REGISTRATION IN BRAZIL: AN ANALYSIS RELATED TO THE STATE OF PARANÁeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)

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