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Tipo do documento: Dissertação
Título: As startups do Sudoeste do Paraná: mapeamento e proposição de instrumentos de avaliação
Título(s) alternativo(s): Startups in the Southwest of Paraná: mapping and proposing assessment instruments
Autor: Ferreira, Elizandro 
Primeiro orientador: Morejon, Camilo Freddy Mendoza
Resumo: As startups são empresas nascentes e constituídas por um modelo de negócio específico, criadas a partir de ideias inovadoras e que possuem como propósito o desenvolvimento de soluções para problemas, desafios ou demandas do mercado. Além de atrair investimentos, essas empresas precisam de uma otimização para a implantação e sobrevivência, demonstrando assim, a necessidade do fortalecimento e desenvolvimento de ferramentas de gestão, criação e consolidação de ecossistemas de inovação. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo a execução da prospecção das startups da região Sudoeste do estado do Paraná, bem como contemplar o seu mapeamento, diagnóstico e a proposição de instrumentos de gestão. A metodologia compreendeu em uma pesquisa bibliométrica para o embasamento teórico da construção de uma survey aplicada às startups do sudoeste paranaense. Nesse sentido, foi possível identificar a existência de 128 startups ativas na região e para analisar o nível de maturidade destas empresas foram aplicados questionários. Como resultado foi obtido um total de 114 respostas, destas: 57% estão em fase de descoberta, 11,4% em fase de validação, 16,6% em fase de operação e 15% em fase de tração. Contudo, mesmo inseridas em um contexto de favorecimento a um ecossistema empresarial para a inovação tecnológica e o apoio ao empreendedorismo (como é o caso da região), a maioria das startups analisadas estão ainda em fase de descoberta, ou seja, estão na fase inicial de desenvolvimento da ideia. Os resultados obtidos apontam para a necessidade constante de atualização, indicando a importância de investigação e desenvolvimento contínuo na estruturação das estratégias. Tendo em vista, que a inovação não deve estar atrelada apenas no momento de construção das startups, mas deve ser integrada e presente em todas as áreas da empresa, isso enquanto processo de gestão. Este fator fica evidenciado, principalmente, pelos resultados obtidos nos indicadores sobre os clientes pagantes, faturamento mensal e tipo de investimento, correspondendo também a grande maioria das respondentes que se encontravam na fase inicial. Nesse sentido, a partir desses resultados foi elaborada uma Cartilha composta por conteúdos que possibilitem subsídios para o processo de gestão qualificada das startups. Ademais, foi construído um instrumento prático e digital que, aliado à Cartilha, permite a realização de um diagnóstico inicial para indicação do nível de maturidade das startups, além de propor um ciclo de etapas contemplando indicadores considerados essenciais para a o desenvolvimento do negócio. Esses indicadores correspondem ao mercado, produto, modelo de negócio, tração e time. Além disso, a utilização desses instrumentos propõe reflexões para um planejamento voltado ao desempenho do negócio. Ao final, a ferramenta permite que o empreendedor visualize de forma dinâmica, através de um gráfico diagnóstico, quais seus principais pontos de atenção, baseando assim o desenvolvimento de plano de melhoria de desempenho. Como conclusão, teremos que a inovação deve ser uma pauta contínua e presente em todas as etapas e processos de gestão, permitindo assim que as startups se consolidem de forma estruturada, aproximando cada vez mais dos níveis satisfatórios de performance de mercado.
Abstract: Startups are nascent companies constituted by a specific business model, created from innovative ideas and whose purpose is to develop solutions to problems, challenges or market demands. In addition to attracting investments, these companies need to be optimized for their implementation and survival, thus demonstrating the need to strengthen and develop management tools, create and consolidate innovation ecosystems. Given this context, this work aimed to carry out the prospection of startups in the Southwest region of the state of Paraná, as well as contemplate their mapping, diagnosis and the proposal of management instruments. The methodology comprised a bibliometric research for the theoretical basis of the construction of a survey applied to startups in southwestern Paraná. In this sense, it was possible to identify the existence of 128 startups active in the region and to analyze the level of maturity of these companies, questionnaires were applied. As a result, a total of 114 responses were obtained, of which: 57% are in the discovery phase, 11.4% in the validation phase, 16.6% in the operational phase and 15% in the traction phase. However, even within a context of favoring a business ecosystem for technological innovation and support for entrepreneurship (as is the case in the region), most startups analyzed are still in the discovery phase, that is, they are in the initial phase of development of the idea. The results obtained point to the constant need for updating, indicating the importance of continuous research and development in structuring strategies. Bearing in mind that innovation should not only be linked to the construction of startups, but should be integrated and present in all areas of the company, as a management process. This factor is mainly evidenced by the results obtained in the indicators on paying customers, monthly billing and type of investment, also corresponding to the vast majority of respondents who were in the initial phase. In this sense, based on these results, a booklet was created, consisting of contents that enable subsidies for the process of qualified management of startups. In addition, a practical and digital instrument was built that, together with the Booklet, allows an initial diagnosis to be made to indicate the maturity level of the startups, in addition to proposing a cycle of stages covering indicators considered essential for the development of the business. These indicators correspond to market, product, business model, traction and team. In addition, the use of these instruments proposes reflections for planning aimed at business performance. At the end, the tool allows the entrepreneur to dynamically visualize, through a diagnostic graphic, what their main points of attention are, thus basing the development of a performance improvement plan. In conclusion, we will have that innovation must be a continuous and present agenda in all stages and management processes, thus allowing startups to consolidate in a structured way, increasingly approaching satisfactory levels of market performance.
Palavras-chave: Startup
Inovação
Ecossistema
Ferramentas de gestão
Startup
Innovation
Ecosystem
Management tools
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)
Citação: Ferreira, Elizandro. As startups do Sudoeste do Paraná: mapeamento e proposição de instrumentos de avaliação. 2021. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1718
Data de defesa: 30-Jun-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)

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