Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMazur, Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7272273242452904por
dc.contributor.advisor1Burak, Dionisio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096837034284131por
dc.date.accessioned2021-09-17T11:46:14Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.citationMazur, Maria. Modelagem na Educação Matemática: implicações na formação do ser e do saber. 2021. 151 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1712-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral investigar e analisar que contribuições, se mostram em relação ao ser e aos saberes dos estudantes do Ensino Médio a partir das práticas com Modelagem na Educação Matemática. A partir do objetivo geral, desdobraram-se os objetivos específicos, que foram: identificar e analisar, a partir das práticas com Modelagem, as ações e interações dos estudantes participantes; identificar e analisar aspectos do cotidiano dos estudantes participantes da pesquisa quando se propõe temas de seus interesses; elaborar material didático sobre atividades envolvendo práticas com Modelagem na perspectiva da Educação Matemática. Para o cumprimento dos objetivos deste trabalho, a pesquisa é concebida na perspectiva qualitativa/interpretativa, pois apresenta as características aportadas por Bogdan e Biklen (1994). O tratamento dos dados desta pesquisa seguiu os pressupostos de Bogdan e Biklen (1994), com a observação e compreensão do fenômeno de estudo no ambiente onde ele ocorre; descrição das atividades por meio das observações e registros no diário de campo, fotografias, gravações em áudio, depoimentos espontâneos e entrevistas. Teve-se a preocupação com o processo de ensino e aprendizagem de maneira interativa, na qual os dados pesquisados demonstraram as perspectivas do trabalho no ambiente colaborativo e a análise dos dados seguiu um processo indutivo por meio da inter-relação entre professor e estudantes. Os resultados desta pesquisa mostram que as práticas com Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, contribuíram para a aprendizagem de conteúdos matemáticos de forma interdisciplinar com alguns conhecimentos da Química, da Biologia, dos fármacos e da medicina. As contribuições se deram também no âmbito da formação do ser, como a formação do estudante crítico, pesquisador, autônomo, colaborativo, perseverante, entusiasmado, solidário, com empatia, interessado pela aprendizagem, capaz de buscar o conhecimento e de tomar decisões, capaz de atribuir sentido e significado aos conteúdos matemáticos.por
dc.description.abstractThe present study had as an overall goal to investigate and analyze which contributions are shown, in relation to the individual and the knowledge of high school students, from the practices with Modeling in Mathematical Education. Starting from the general goal, the following specific objectives unfolded: to identify and analyze the actions and interactions of student participants through the practices with modeling; identify and analyze aspects of the daily lives of students participating in the research when proposing topics of their interests; to develop teaching material containing activities which involve practices with Modeling from the perspective of Mathematical Education. In order to meet the goals of this work, the research was conceived in a qualitative/interpretative perspective, as it presents the characteristics contributed by Bogdan and Biklen (1994). The data treatment of this research followed the assumptions of Bogdan and Biklen (1994), with the observation and understanding of the study phenomenon in the environment where it occurs, description of activities through observations and records in the field diary, photographs, audio recordings, spontaneous testimonies, interviews. There was a concern in conducting the teaching and learning process in an interactive way, in which, the researched data demonstrated the perspectives of work in a collaborative environment and the data analysis followed an inductive process through the inter-relationship between teacher and students. The results of this research demonstrate that the practices with Mathematical Modeling, from the perspective of Mathematical Education, contributed to the learning of mathematical content in an interdisciplinary way which also included some knowledge of Chemistry, Biology, pharmaceuticals and medicine. The contributions were also made in the scope of the formation of the individual as a critical researcher who is also autonomous, collaborative, persevering, enthusiastic, supportive, empathetic, interested in learning, capable of searching for knowledge and making decisions as well as capable of attributing sense and meaning to mathematical content.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-09-17T11:46:14Z No. of bitstreams: 1 dissertação Maria Mazur.pdf: 2745715 bytes, checksum: 720715c771611066f6a1a4c6fa81d1af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-17T11:46:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação Maria Mazur.pdf: 2745715 bytes, checksum: 720715c771611066f6a1a4c6fa81d1af (MD5) Previous issue date: 2021-06-17eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7242/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maria%20Mazur.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7244/produto%20educacional%20Maria%20Mazur.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7245/disserta%c3%a7%c3%a3o%20Maria%20Mazur.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7247/produto%20educacional%20Maria%20Mazur.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientaispor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Biologiapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Físicapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Matemáticapor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Químicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectEducação Matemáticapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectformação do ser e do saberpor
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.subjectMathematical Educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectformation of the individual and their knowledgeeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::MATEMATICA APLICADApor
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIASpor
dc.titleModelagem na Educação Matemática: implicações na formação do ser e do saberpor
dc.title.alternativeModeling in Mathematical Education: implications for the formation of the individual and their knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação Maria Mazur.pdfMaria Mazur2,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
produto educacional Maria Mazur.pdf805,6 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.