Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1695
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do ensino de Física com base em Confronto de Opinião de Estudantes, Professores e Equipe Pedagógica
Título(s) alternativo(s): Analysis of Physical Education based on Students view from confrontation, Teachers and Teaching Team
Autor: Rebello, Jacieli Fatima Lyra 
Primeiro orientador: Miyahara, Ricardo Yoshimitsu
Resumo: O presente trabalho apresenta alguns parâmetros de análise sobre o ensino de Física baseado em dados coletados em seis escolas públicas, sendo quatro delas da cidade de Guarapuava, PR, e outras duas da cidade de São Paulo, SP. A análise foi feita por meio de um questionário tipo Likert. O questionário foi composto por quarenta e quatro sentenças organizadas em três grupos distintos referentes ao professor, aos estudantes e à estrutura escolar e papel da equipe pedagógica. O questionário ao ser aplicado aos três grupos permitiu uma análise não só de fatores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, mas também da visão de cada um dos grupos sobre as funções de competência de cada grupo no processo de construção do conhecimento. Essa análise foi facilitada pela divisão das sentenças em grupos e permitiu também a comparação clara entre as opiniões de cada grupo sobre os diferentes aspectos relevantes ao processo de ensino-aprendizagem. As sentenças foram elaboradas com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais que regem a qualidade do ensino, textos que abordam concepções a respeito das teorias educacionais e estudos sobre formas de facilitar a adequação da realidade escolar, com os pressupostos teóricos sobre os objetivos da formação de estudantes do ensino médio. Este estudo e as evidências da confiabilidade das respostas foram baseados na opinião de novecentos e treze estudantes, oito professores e dez pedagogos. Uma análise geral foi feita de cada colégio e, devido à grande quantidade de questionários aplicados, foram eleitas dezesseis das quarenta e quatro questões para uma análise pontual e confronto de opiniões. Por meio desta análise verificou-se observações interessantes em relação ao julgamento que cada grupo sobre o comportamento dos demais, concordâncias e divergências. Além da identificação de traços da abordagem tradicional durante as aulas de Física e a relação dessa característica com a visão dos estudantes sobre a disciplina. Essa identificação é um ponto de partida para a escolha de métodos que possam melhorar a qualidade do ensino em cada instituição. O modelo de questionário utilizado pode também ser adaptado para avaliação institucional ou avaliação de outras disciplinas.
Abstract: This work evaluates some parameters of physics teaching at six public schools, four of them from Guarapuava – PR and another two from São Paulo – SP. The analysis was carried out using a Likert questionnaire. The questionnaire was composed of forty four sentences organized in three different groups, referring to the teacher, to the student and to school structure and the role of the pedagogical team. The questionnaire, when was applied to the three groups allowed a detailed analysis in not just only the factors involved in the teaching-learning process but also on the views of the groups regarding the competences of each group in the process of construction of knowledge. This analysis was made easier by the breaking up of the sentences in groups and also allowed a clear comparison between the opinions of each group regarding the different relevant aspects to the teaching-learning process. The sentences were elaborated on basis on the National Curricular Parameters, that control the quality of teaching, texts addressing conceptions regarding the educational theories and studies about ways to ease the adequation of the school reality with the theoretical assumptions on the objectives of the formation of high school students. This study and the evidences of trustworthiness of the answers were based on the opinions of nine hundred and thirteen students, eight teachers and ten pedagogues. A general analysis of each school was made and, due to the great number of applied questionnaires, sixteen of the forty four questions were elected to punctual analysis and opinion confrontation. By means of this analysis was possible to obtain interesting observations about the judgment of each group regarding the others, agreements and disagreements, besides the identification of signs of the traditional approach in physics classes and a correlation of this characteristic with the views of the students on the discipline. This identification gives us a starting point to methods that can improve the quality of teaching in each institution. The model of questionnaire employed can also be adapted to institutional evaluation or evaluation of other disciplines.
Palavras-chave: Ensino de Física
Diagnóstico
Confronto de opinião
Physical education
Opinion of confrontation
Diagnosis
methodological strategies
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
OUTROS::CIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Unicentro::Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais
Unicentro::Departamento de Biologia
Unicentro::Departamento de Física
Unicentro::Departamento de Matemática
Unicentro::Departamento de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Mestrado Profissional)
Citação: Rebello, Jacieli Fatima Lyra. Análise do ensino de Física com base em Confronto de Opinião de Estudantes, Professores e Equipe Pedagógica. 2016. 105 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1695
Data de defesa: 1-Ago-2016
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JACIELI FATIMA LYRA REBELLO.pdfJACIELI FATIMA LYRA REBELLO2,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar
Objeto Educacional JACIELI FATIMA LYRA REBELLO.pdfUNIDADE DIDÁTICA E METODOLÓGICA PARA ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM FÍSICA1,12 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.