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Tipo do documento: Dissertação
Título: Isomorfismo Institucional e Internacionalização: Um Estudo na Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título(s) alternativo(s): Institutional Isomorphism and Internationalization: A Study at the State University of the Midwest
Autor: Teixeira, Genival Jardel Trajano 
Primeiro orientador: Angnes, Juliane Sachser
Primeiro coorientador: Costa, Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da
Resumo: A internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) é um dos assuntos que vem ganhando notoriedade no meio acadêmico, especialmente nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Administração, Educação, Letras, Relações Internacionais e Desenvolvimento comunitário, isso pode ser reafirmado a partir das produções disponibilizadas nos indexadores de periódicos. Sendo assim, o presente estudo tem como problemática: existem práticas isomórficas na aplicação do ciclo de internacionalização na Universidade Estadual do Centro-Oeste? Neste sentido, surgiu o seguinte objetivo geral: desvendar se existem práticas isomórficas diante à aplicação do ciclo de internacionalização de Knight (1994), na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Foram localizadas pressões isomórficas de ordem normativa, mimética e coercitiva, sendo mais visíveis as duas primeiras. As práticas normativas foram encontradas na existência da FAUBAI, que fornece capacitação dos gestores responsáveis pela internacionalização nas IES, causando uma padronização por parte destes gestores; nas pressões para os docentes produzirem trabalhos de abrangência internacional e conhecimento em uma segunda língua para concorrerem a determinados editais de fomento à internacionalização. As práticas miméticas são localizadas nos PDIs das IES, em estratégias e ações, nos periódicos de menor impacto que copiam os de maior impacto para conseguirem aumentar o seu conceito, incluindo os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, que seguem os demais para alcançarem um conceito mais elevado, na necessidade percebida de acompanhar as outras universidades (unidades) localizadas no mesmo campo organizacional, nas oficinas que são ofertadas pela FAUBAI, que compartilha a resolução de problemas e/ou brechas enfrentadas por outras instituições para evitarem ou resolverem os mesmos problemas na sua determinada IES e por meio de estratégias adquiridas por benchmarking. O coercitivo surge a partir do momento em que a internacionalização passa a ser considerado um indicativo avaliado externamente à IES, como, por exemplo, a Plataforma Sucupira. Esse último mecanismo também é explícito em uma segunda parte do texto, porém não acontece na UNICENTRO, mas sim, nas universidades da Europa, que tratam a padronização dos currículos escolares.
Abstract: The internationalization of Higher Education Institutions (HEIs) is one of the subjects that has been gaining notoriety in the academic world, especially in stricto sensu postgraduate courses in Administration, Education, Languages, International Relations and Community Development, this can be reaffirmed from the productions made available in journal indexers. Thus, the present study has the imminent issue: are there isomorphic practices in the application of the internationalization cycle at the State University of the Midwest? In this sense, the following general objective emerged: unveil if there are isomorphic practices in face of the application of the internationalization cycle of Knight (1994), at the State University of the Midwest (Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO). Isomorphic pressures of a normative, mimetic and coercive order were found, the first two being more visible. Normative practices were observed in the existence of FAUBAI, which provides training for managers responsible for internationalization in HEIs, causing a standardization by these managers; in the pressure for professors to produce works of international scope and knowledge in a second language to compete for certain public notices to promote internationalization. Mimetic practices are located in the IDPs of the HEIs, in strategies and actions, in journals of lesser impact that copy those with greater impact in order to increase their concept, including the Stricto Sensu Postgraduate Programs, which follow the others to achieve a higher concept, in the perceived need to go along with the other universities (units) located in the same organizational field, in the workshops that are offered by the Brazilian Association for International Education (Associação Brasileira de Educação Internacional - FAUBAI), which shares the resolution of problems and/or gaps faced by other institutions to avoid or solve the same problems in its own HEI and with strategies acquired through “benchmarking”. The coercive comes from the moment when internationalization starts to be considered an indicator evaluated externally to the HEI, as, for example, the Sucupira Platform. This last-mentioned mechanism is also explicit in a second part of the text, but it does not happen at UNICENTRO, but at universities in Europe, which deal with the standardization of school curricula.
Palavras-chave: Isomorfismo
estratégia
teoria institucional
universidades
internacionalização
Isomorphism
strategy
institutional theory
universities
internationalization
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional)
Citação: Teixeira, Genival Jardel Trajano. Isomorfismo Institucional e Internacionalização: Um Estudo na Universidade Estadual do Centro-Oeste. 2021. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado Profissional) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1693
Data de defesa: 12-Jul-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

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