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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rafael Ricardo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044621482366948por
dc.contributor.advisor1Fernandes, Célia Bassuma-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4182603976445977por
dc.date.accessioned2021-08-04T12:38:33Z-
dc.date.issued2021-03-25-
dc.identifier.citationOliveira, Rafael Ricardo de. (In)distinção entre a casa e a rua: uma análise dos discursos sobre o Airbnb na/em rede. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1690-
dc.description.resumoPelo viés da Análise de Discurso, neste trabalho, tomamos a cidade (ORLANDI, 1999; 2004; 2010; 2011) como parte importante da constituição do sujeito e dos sentidos e o espaço digital como um dos lugares em que esses sentidos são formulados e circulam. Para Dias (2011a; 2011b), as cidades vêm se modificando em função do e-, isto é, os instrumentos tecnológicos que fazem parte do nosso cotidiano instituem uma nova forma de relação entre os sujeitos e dos sujeitos com o espaço urbano. Assim, pensar nos sentidos de cidade e de espaço urbano significa considerar como as tecnologias vêm afetando esse espaço e as relações que nele/por ele se estabelecem. O espaço digital abriga inúmeras Plataformas Digitais, que permeiam os mais diversos setores, sinalizando para uma nova forma de divisão dos bens materiais, do trabalho e de espaços e instrumentos antes tidos como da ordem do privado ao organizarem os sujeitos em redes ou comunidades com interesses comuns. Dentre elas, o Airbnb tem mobilizado milhões de usuários que optam por esse serviço dada a (prati)cidade e a economia que a empresa proporciona, já que torna possível alugar uma acomodação em qualquer lugar do mundo em poucos clicks. Considerando essa relação entre o espaço urbano – sujeito à interpretação – e o espaço digital, respaldando-nos na teoria materialista do discurso, nosso objetivo principal foi: compreender a cidade como um espaço de produção de sentidos e o espaço digital como lugar onde os discursos são formulados e circulam, produzindo seus efeitos. Mais especificamente foi: a) compreender a cidade como espaço em que se dá a experiência urbana do Airbnb; b) entender o espaço digital como o lugar em que tanto o discurso publicitário do Airbnb quanto os discursos sobre essa empresa se materializam e produzem seus efeitos; c) verificar quais discursos são produzidos e circulam na/em rede sobre os hóspedes/anfitriões, nas cidades nas quais o Airbnb atua. Todavia, durante nosso gesto analítico, outras questões se fizeram presentes (e são importantes) para compreender o processo de produção de sentidos sobre o maior aplicativo de hospedagem do mundo como é o caso dos conceitos de Cidades Inteligentes e de Blockchain. Após o batimento entre teoria e análise e como um dos resultados obtidos, concluímos que o Airbnb, por meio do discurso publicitário, modificou sentidos já cristalizados como, por exemplo, o de casa e de rua. O sentido de “morar” também desliza, produzindo, no sujeito, efeitos de sentido de pertencimento. Em síntese, a partir do uso de estratégias de Comunicação e da Publicidade, o discurso do Airbnb almeja convencer o sujeito, com base nos discursos da economia e da segurança, que ele pode realizar sonhos. No entanto, silencia os sentidos negativos que produz no espaço urbano.por
dc.description.abstractIn this work, through the Discourse Analysis approach, we take the city (ORLANDI, 1999; 2004; 2010; 2011) as an important part of the constitution of the subject and the senses, and the digital space as one of the places where these senses are formulated and circulate. For Dias (2011a; 2011b), cities have been changing according to e-, that is, the technological instruments that are part of our daily lives institute a new form of relationship between the subjects and the subjects with the urban space. Thus, thinking about the meanings of city and urban space means considering how technologies have been affecting this space and the relationships that are established in/by it. The digital space houses numerous digital platforms, which permeate the most diverse sectors, signaling for a new way of dividing material goods, work and spaces and instruments previously considered to be of the private order when organizing the subjects in networks or communities with interests common. Among them, Airbnb has mobilized millions of users who opt for this service given the practicality and economy that the company provides, since it makes it possible to rent accommodation anywhere in the world in a few clicks. Considering this relationship between urban space - subject to interpretation - and digital space, based on the materialist theory of discourse, our main objective was: to understand the city as a space for the production of meanings and the digital space as the place where speeches are formulated and circulate, producing their effects. More specifically it was: a) understand the city as a space in which the urban experience of Airbnb takes place; b) understand the digital space as the place where both Airbnb's advertising discourse and the speeches about that company materialize and produce their effects; c) check which speeches are produced and circulated on/in network about guests/hosts, in the cities where Airbnb operates. However, during our analytical gesture, other questions were present (and are important) to understand the process of producing meanings about the largest hosting application in the world such as the concepts of Smart Cities and Blockchain. After combining theory and analysis and as one of the results obtained, we conclude that Airbnb, through advertising discourse, modified meanings already crystallized, such as home and street. The sense of “living” also slips, producing, in the subject, effects of a sense of belonging. In summary, based on the use of Communication strategies and Advertising, Airbnb's discourse aims to convince the subject, based on the discourses of economy and security, that he can make dreams come true. However, it silences the negative meanings it produces in the urban space.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-08-04T12:38:33Z No. of bitstreams: 1 dissertação RAFAEL RICARDO DE OLIVEIRA.pdf: 7258538 bytes, checksum: d56a7a211d0a7b06a4841b90d0a5cd30 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-04T12:38:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação RAFAEL RICARDO DE OLIVEIRA.pdf: 7258538 bytes, checksum: d56a7a211d0a7b06a4841b90d0a5cd30 (MD5) Previous issue date: 2021-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7088/disserta%c3%a7%c3%a3o%20RAFAEL%20RICARDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/7090/disserta%c3%a7%c3%a3o%20RAFAEL%20RICARDO%20DE%20OLIVEIRA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectCidadepor
dc.subjecte-Urbanopor
dc.subjectAirbnbpor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subjectCityeng
dc.subjecte-Urbaneng
dc.subjectAirbnbeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.title(In)distinção entre a casa e a rua: uma análise dos discursos sobre o Airbnb na/em redepor
dc.title.alternative(In)distinction between home and street: an analysis of discourses about Airbnb on/in the networkeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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