???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1681
Tipo do documento: Dissertação
Título: O GÊNERO NURSERY RHYMES EM TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Título(s) alternativo(s): THE GENRE NURSERY RHYMES IN DIDACTIC TRANSPOSITION
Autor: POLEZE, GERSON ANSCHAU 
Primeiro orientador: STUTZ, LIDIA
Resumo: Diante da necessidade de mais estudos que focalizem o ensino de línguas adicionais na Educação Infantil (EI), dada as poucas pesquisas na área (TONELLI; PÁDUA, 2016), este estudo tem como objetivo investigar a compreensão e (re)produção oral de alunos da EI ao engajarem-se em práticas de linguagem por meio de uma sequência didática (SD) com foco no gênero oral nursery rhymes (NR) em Língua Inglesa (LI). Nossos objetivos específicos são: a) Descrever o Modelo Didático (MD) do gênero NR por meio da análise de vinte exemplares conforme os níveis de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); b) Descrever e analisar uma SD produzida para o trabalho com NR, evidenciando sua macroestrutura, bem como as capacidades de linguagem e as operações que as consignas potencializam; c) Analisar quais são as capacidades de linguagem mobilizadas pelos alunos nas produções inicial e final, bem como nas avaliações intermediárias. Partimos dos pressupostos do ISD (BRONCKART, 1999) e propomos a inserção de uma SD (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) sobre as NR para o ensino de LI na EI. Apresentamos a origem da EI e seus paradigmas atuais para a primeira etapa da educação básica (KUHLMAN JR., 2010; OLIVEIRA, 2011); fizemos um levantamento sobre o estado da arte de pesquisa sobre o ensino de LI na EI; dissertamos sobre o interacionismo social de Vigotsky (1991; 2009) e as bases do ISD; abordamos os dispositivos MD e SD; propomos avaliações intermediárias com vistas ao ensino da oralidade na EI; bem como discorrermos a respeito das NR. A geração dos dados se deu a partir dos exemplares do gênero dentro do MD, das capacidades de linguagem evidenciadas na SD, e pelas gravações das aulas e diagnóstico das capacidades iniciais dos alunos e pelas potencializadas ao final das (re)produções. Os resultados apontaram as dimensões ensináveis do gênero NR e a possibilidade de transposição didática (SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012) desses conhecimentos para a sala de aula, as capacidades predominantes na SD, especialmente as de Significação, Ação e Multissemióticas, em torno de vinte e oito atividades organizadas em quatro módulos, uma (re)produção inicial e final e duas avaliações intermediárias. Os resultados das avaliações mostram que as (re)produções contribuíram para ampliar as capacidades iniciais dos alunos, fortalecendo operações ligadas ao engajamento em atividades de linguagem por meio do gênero NR (3CS), compreensão das imbricações entre atividades de linguagem e praxiológicas (6CS), mobilização de conhecimentos de mundo para compreensão e/ou (re)produção das NR (4CA), compreensão das relações entre elementos verbais e não-verbais do gênero (1CMS), assim como de seus elementos semióticos (5CMS). Por fim, a implementação da SD com foco em NR propiciou a interação entre os alunos por meio da LI, evidenciando uma significativa apreensão da linguagem.
Abstract: Faced with the necessity for more studies that focus on additional languages teaching in kindergarten (KG), giving the few number of research projects on the subject (TONELLI; PÁDUA, 2016), this study aims at investigating the comprehension and oral (re)production of KG students when engaging in language practices through a Didactic Sequence (DS) focusing on the nursery rhymes (NR) oral genre in English (EN). Our specific objectives are: a) To describe the Didactic Model (DM) of the NR genre through the scrutiny of twenty samples according to the levels of analysis of the Sociodiscursive Interactionism (SDI); b) To describe and analyze a DS produced to work with NR; evidencing its macrostructure, as well as the language capacities and operations that the consignments enhance; c) To analyze which are the language capacities mobilized by the students during first and final (re)productions, as well as on intermediate assessments. To achieve it, we start from the assumptions of the SDI (BRONCKART, 1999) and propose the insertion of a DS (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004) about NR for teaching EN at KG. In the next sections, the origins on KG and its current paradigms as the first stage of basic education (KUHLMAN JR., 2010; OLIVEIRA, 2011) are presented; we made a survey on the state of the art research on teaching EN at KG; we dissertated about Vigotsky social interactionism (1991, 2009) and the main principles of SDI; we covered the DM and DS devices; proposed intermediate assessments focusing teaching orality at KG; and also wrote about the NR. Data generation occurred from the samples of the genre within the DM, language capacities shown in the DS, and also from class recording and the diagnosis of students’ initial language capacities and those potentialized at the end of the (re)productions. Results pointed out the taught dimensions of the NR genre and the possibility of didactic transposition (SCHNEUWLY, 2009; STUTZ, 2012) of those knowledges to the school class, the predominant capacities in the DS, especially those of Signification, Action and Multissemiotic, around twenty-eight activities organized in four modules, one initial and final (re)production and two intermediate assessments. Results of the evaluations show that the (re)productions contributed to expand the initial capacities of students, strengthening operations related to engaging on language activities through the NR genre (3SC), understanding the overlap between language and praxiological activities (6SC), mobilization of world knowledge for understanding and/or (re)production of NR (4AC), understanding of the relationships between verbal and non-verbal genre elements (1MSC), as well as its semiotic elements (5MSC). Finally, the implementation of the DS focusing on NR provided interaction among students through EN, showing a significant apprehension of language.
Palavras-chave: Gênero
Nursery Rhymes
Transposição Didática
Genre
Nursery Rhyme
Didactic Transposition
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: POLEZE, GERSON ANSCHAU. O GÊNERO NURSERY RHYMES EM TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. 2021. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1681
Data de defesa: 26-Feb-2021
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERSON ANSCHAU POLEZE.pdfDissertação - GERSON ANSCHAU POLEZE3,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.