Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1675
Tipo do documento: Dissertação
Título: O PROJETO DE IDENTIDADE NACIONAL NOS ROMANCES DE JORGE AMADO NOS ANOS 1930
Autor: Basso, Lucas 
Primeiro orientador: Souza, Vanderlei Sebastião de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar a produção literária de Jorge Amado nos anos de 1930, buscando caracterizar seu projeto de identidade nacional a partir da percepção do autor acerca dos conceitos de raça e classe, aplicados na criação dos personagens arquétipos em seus romances, bem como a atuação do autor como intelectual da época. Em um primeiro momento, torna-se necessário compreender o estado do campo intelectual, literário e social do período, uma vez que a obra de Amado, conforme procuramos demonstrar, está em estreito diálogo com discussões sociais, políticas e literárias do período. A análise parte do pressuposto que, para a criação de um projeto de identidade nacional, o autor valia-se de dois conceitos chave: a raça e a classe, e que, ao produzir suas obras, pautava seus alicerces essencialmente sobre essas duas noções ao estruturar um projeto identitário ao Brasil. Uma vez elucidado as bases que legitimam tal produção, é necessário que se preze por uma investigação acerca do produto final de tal projeto de identidade nacional, bem como suas finalidades e implicações. As fontes a serem utilizadas consistem nos seis romances escritos na década de 1930 pelo autor sendo eles em ordem de publicação País do Carnaval, Cacau, Suor, Jubiabá, Mar Morto e Capitães da Areia. O trabalho analisa também entrevistas, cartas, ensaios e demais produções dentro do recorte temporal. Tal análise será realizada pela ótica da História Intelectual e da História da Literatura, num esforço por compreender tanto o campo literário no qual Jorge Amado estava inserido e construiu sua legitimidade intelectual, quanto analisar o diálogo do escritor com os pares e o modo como a literatura é utilizada como ferramenta de intervenção do intelectual no mundo público.
Abstract: This dissertation objective is to analyze Jorge Amado’s literary production in the 1930’s. The purpose is to caracterize his national identity project by his perception of the concepts of race and class, applied in the creation of archetype characters in his novels and also Amado’s activity as an intellectual of his time. At first, it becomes necessary to comprehend the state of the intellectual, literary and social fields of the 1930’s, since Amado’s work is a close dialogue with social, political and literary discussions of the decade studied in this dissertation. The analysis begins with the assumption that, in order to Amado create a national identity project, he utilized two key concepts: race and class, and that the author essentially used these notions as a foundation to his novels. Once the bases that legitimize Amado’s production are elucidaded, it is necessary an investigation about the final product of the national identity project and also its purpose and implications. The sources to be utilized in this dissertation, consist on the six novels written by Jorge Amado in the 1930’s decade, but also enterviews, letters, essays and other productions inside the studied period of time. This analysis will be accomplished by the Intellectual History and the History of Literature’s optic, on an effort to comprehend the literary field in which Jorge Amado was and built his intellectual legitimity, as well as analyze the dialogue between the author with the pairs and the way literature is managed as a tool for an intellectual intervention on the public world.
Palavras-chave: Jorge Amado
História da literatura
Raça
Classe
Identidade Nacional
Jorge Amado
History of Literature
Race
Class
National Identity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado)
Citação: Basso, Lucas. O PROJETO DE IDENTIDADE NACIONAL NOS ROMANCES DE JORGE AMADO NOS ANOS 1930. 2020. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1675
Data de defesa: 23-Out-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação LUCAS BASSO.pdfLUCAS BASSO1,47 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.