Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1670
Tipo do documento: Dissertação
Título: HISTORIOGRAFIA E PRÁXIS: REFLEXÕES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA EM CAIO PRADO JÚNIOR
Autor: Dalazona, Flávio José 
Primeiro orientador: Germinari, Geyso Dongley
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é investigar a função didática da constituição histórica de sentido a partir da historiografia. Compreendemos que o campo da Didática da História situa-se como uma subdisciplina da ciência histórica, que a priori procura investigar os processos de aprendizagem histórica mobilizados pela consciência histórica. As discussões referentes à Didática da História (Geschichtsdidaktik) são originárias da Alemanha, nas décadas de 1960 e 1970. Principalmente em torno das reflexões de Jörn Rüsen, buscamos interpretar a produção historiográfica de Caio Prado Júnior acerca do passado brasileiro e de como seu pensamento historiográfico está imbricado em um projeto de orientação para a consciência histórica brasileira. Tomamos, portanto, a produção historiográfica caiopradiana como objeto de pesquisa. A problemática se concentra em torno de como se apresentam as dimensões didáticas na produção do conhecimento histórico a partir da função de orientação temporal que a própria ciência histórica é constituinte. Entende-se que a narrativa histórica se inscreve em um espaço específico, ou seja, um locus delimitado a partir da produção de conhecimento acerca das ações humanas no tempo. Busco reconstituir, dessa forma, a relação entre o discurso historiográfico e a sociedade, resgatando a atualidade do pensamento de Caio Prado Júnior acerca da revolução brasileira como orientação para a nossa identidade. Fundamentando-se a partir da teoria da Didática da História, entende-se que a produção historiográfica marxista inaugura um novo capítulo na trajetória historiográfica do processo histórico brasileiro, e um novo marco na concepção de sentido e função do significado do nosso passado.
Abstract: The present study aims at investigating the didactic function of the historical constitution of meaning based on historiography. We comprehend that the History Didactics field is situated as a subdiscipline of historical science that, a priori, investigates the historical learning processes aroused by historical consciousness. The discussions on History Didactics (Geschichtsdidaktik) commenced in Germany betweenthe 1960s and the 1970s. Mainly around Jörn Rüsen’s considerations, we pursue to interpret Caio Prado Júnior historiographical production about the Brazilian past and how his historiographical thinking is tangled in a project to align Brazilian historical consciousness; therefore, we take Caiopradian historiographical production as an object of research. The problem centers on how didactic dimensions are presented in the production of historical knowledge considering the temporal orientation function that historical science itself is a constituent of. It is understood that the historical narrative is written in a specific space, that is, a locus delimited from the production of knowledge about human actions in time. We seek to reconstruct, in this way, the relationship between historiographic discourse and society, thus rescuing the currentness of Caio Prado Júnior thought about the Brazilian revolution as a guide to our identity. Based on the theory of History Didactics, it is understood that Marxist historiographical production inaugurates a new chapter in the historiographic trajectory of the Brazilian historical process and a new milestone in the conception of meaning and function on the meaning of our past.
Palavras-chave: Historiografia
Didática da História
Práxis
Revolução Brasileira
Historiographic
History Didactics
Praxis
Brazilian Revolution
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado)
Citação: Dalazona, Flávio José. HISTORIOGRAFIA E PRÁXIS: REFLEXÕES SOBRE OS PRESSUPOSTOS DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA EM CAIO PRADO JÚNIOR. 2020. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1670
Data de defesa: 29-Out-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação FLÁVIO JOSÉ DALAZONA.pdfFLÁVIO JOSÉ DALAZONA1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.