Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1658
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarausse, Sibele-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7362442078431632por
dc.contributor.advisor1Silva, Edson Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855415041274093por
dc.date.accessioned2021-06-08T12:26:09Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.citationBarausse, Sibele. A FACE CAMONIANA EM ERROS MEUS, MÁ FORTUNA, AMOR ARDENTE, DE NATÁLIA CORREIA. 2021. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1658-
dc.description.resumoA figura de Luís Vaz de Camões representa, seguramente, um dos maiores nomes da literatura em língua portuguesa. Para os portugueses, é o ícone maior, aquele que cantou a história de Portugal e a consagrou por meio de seus versos. São muitas as biografias e as tentativas de registrar a vida desse autor, apesar das incertezas a respeito de sua vida. Ao comemorar o quarto centenário de sua morte, em 1980, o Teatro Nacional Dona Maria II, em Lisboa, encomendou peças teatrais que retomassem a vida do poeta; dentre os convidados estava Natália Correia, que escreveu a peça Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente (1981). Entretanto, por razões estruturais e políticas, a peça de Natália não foi encenada durante o evento, lançada somente em 1981, em uma edição de luxo, pela editora Afrodite. A peça que serve de corpus de análise deste trabalho baseia-se na obra de Camões e constrói, por meio dos versos camonianos, um percurso biográfico, porém, a partir do gênero teatral. Assim, uma simbiose de gêneros textuais: lírica, epopeia, teatro e biografia são utilizados na tentativa de retratar Camões. Ao propor esse caminho, a autora subverte o gênero biografia, e vale-se do gênero teatral e do lírico para compor sua obra. O objetivo deste trabalho centraliza-se na análise da peça, com o intuito de desvendar as particularidades da escrita de Natália Correia e as estratégias selecionadas pela autora para construir e apresentar a personagem de Luís Vaz de Camões, elegendo, dentre tantas faces, aquela que Natália Correia mais enfatiza, a face lírica.por
dc.description.abstractThe figure of Luís Vaz de Camões certainly represents one of the most important names in Portuguese-language literature. Mainly, to the Portuguese, he is the biggest icon, the one who sang the history of Portugal and made it recognized through his verses. There are many biographies and the attempt to register the life of this writer, despite of the uncertainty related to his life. In the celebration of the fourth centenary of his death in 1980, the Dona Maria II National Theater ordered plays that would resume the life of the poet, and among the guests was Natália Correia, who wrote the play Erros Meus, Má Fortuna, Amor Ardente (1981). However, because of structural and political reasons, Natália’s play was not staged during the event, and it was released only in 1981 in a luxury edition by the publisher Afrodite. The play that is the corpus of the analysis of this work is based on Camões’ works and builds a biographical path through the camonian verses but using the dramatic genre. Thus, a symbiosis of textual genres: lyrics, epic, drama, and biography is used in the attempt of portraying Camões. By proposing this path, the writer subverts the biographical genre and uses the dramatic and lyric genre to build her work. This work aims at analyzing the play in order to unveil the particularities of Natália Correia’s writing and the strategies she is based onto build and present the character Luís Vaz de Camões, among many faces, the one that Natália Correia emphasizes the most is lyrics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-06-08T12:26:09Z No. of bitstreams: 1 dissertação SIBELE BARAUSSE.pdf: 3494312 bytes, checksum: 62249b63099cdb61da69d0a17cee1d63 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-08T12:26:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação SIBELE BARAUSSE.pdf: 3494312 bytes, checksum: 62249b63099cdb61da69d0a17cee1d63 (MD5) Previous issue date: 2021-02-19eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6896/disserta%c3%a7%c3%a3o%20SIBELE%20BARAUSSE.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6898/disserta%c3%a7%c3%a3o%20SIBELE%20BARAUSSE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCamõespor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectNatália Correiapor
dc.subjectCamõeseng
dc.subjectDramaeng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectNatália Correiaeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA FACE CAMONIANA EM ERROS MEUS, MÁ FORTUNA, AMOR ARDENTE, DE NATÁLIA CORREIApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação SIBELE BARAUSSE.pdfSIBELE BARAUSSE3,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.