Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1657
Tipo do documento: Dissertação
Título: O TESTEMUNHO DE MULHERES NO MUSEU DO HOLOCAUSTO: MEMÓRIA E DISCURSIVIDADE
Título(s) alternativo(s): THE TESTIMONY OF WOMEN IN THE HOLOCAUST: MEMORY AND DISCOURSE
Autor: Ferreira, Scarlaty Horrarah 
Primeiro orientador: Venturini, Maria Cleci
Resumo: A pesquisa se insere no escopo teórico da Análise de Discurso derivado, principalmente, de Michel Pêcheux e de Eni Orlandi. Apresentamos nas análises as relações entre discurso, memória e história, produzidos pelos testemunhos de mulheres no Museu do Holocausto de Curitiba. Significamos este Museu como um “lugar de memória” que presentifica o passado e institucionaliza memórias sociais, culturais e históricas. O recorte analítico incide sobre a exposição “Entre Aspas”, a partir dos testemunhos expostos no Museu do Holocausto, dando relevo especial às condições de produção do discurso, entendendo que se trata de testemunhos de mulheres judias que sobrevieram e vieram viver no Brasil. Colocamos em suspenso os efeitos de sentidos sobre as sobreviventes, sobre o Holocausto e sobre a importância da vida, que constituem efeitos de sentidos de memórias da morte, que fazem os sujeitos mais fortes. A questão de pesquisa que buscamos responder, nesta dissertação, é: Como o discurso do/sobre os sobreviventes do Holocausto é engendrado a partir de testemunhas e seus testemunhos na construção de memórias em (dis)curso, reforçando a representação dos sobreviventes e suas práticas de resistência ao genocídio e às barbáries do III Reich? E como esses testemunhos legitimam/ancoram o Museu do Holocausto de Curitiba como um lugar de memória da Shoá? Concluímos que os discursos dos sobreviventes do Holocausto são engendrados a partir de testemunhas que contribuem para a construção de memórias do Holocausto e reforçam os sentidos em torno dos sobreviventes, instaurando um imaginário positivo. Além disso, os testemunhos legitimam/ancoram o Museu do Holocausto de Curitiba como um lugar de memória da Shoá, por inscrever essas memórias no simbólico. Nesse espaço memorial retornam já-ditos significados, arquivados e organizados por meio de testemunhos para que funcionem discursivamente constituindo efeitos, dentro de um direcionamento ideológico. Os sujeitos testemunhas são apresentados de modo idealizado e heroico. Os discursos testemunhais inscrevem o repetível e dão visibilidade a regularidades de funcionamento de um lugar de memória que não é artificial, nem natural, nem decorre do acaso, mas sim, do desejo de “fazer memória” (VENTURINI, 2009).
Abstract: The research falls within the theoretical scope of Discourse Analysis derived mainly from Michel Pêcheux and Eni Orlandi. We present in the analyses the relations between discourse, memory and history, produced by the testimonies of women in the Holocaust Museum of Curitiba. We signify this museum as a "place of memory" which presentifies the past and institutionalizes social, cultural and historical memories. The analytical cut focuses on the exhibition "Entre Aspas", from the testimonies exhibited at the Holocaust Museum, giving special emphasis to the conditions of discourse production, understanding that these are testimonies of Jewish women who survived and came to live in Brazil. We put in suspension the sense effects about survivors, about the Holocaust and about the importance of life, which constitute sense effects of memories of death that make the subjects stronger. The research question we seek to answer, in this dissertation, is: How is the discourse of/about Holocaust survivors engendered from witnesses and their testimonies in the construction of (dis)ongoing memories, reinforcing the representation of survivors and their practices of resistance to the genocide and barbarities of the III Reich? And how do these testimonies legitimize/anchor Curitiba's Holocaust Museum as a place of memory of the Shoah? We conclude that the discourses of Holocaust survivors are engendered from witnesses who contribute to the construction of Holocaust memories and reinforce the meanings around survivors, establishing a positive imaginary. Moreover, the testimonies legitimize/anchor Curitiba's Holocaust Museum as a place of memory of the Shoah, by inscribing these memories in the symbolic. In this memorial space, previously said meanings return, filed and organized by means of testimonies so that they discursively function constituting effects, within an ideological direction. The witnesses are presented in an idealized and heroic way. The testimonial discourses inscribe the repeatable and give visibility to regularities of the functioning of a place of memory that is not artificial, nor natural, nor does it arise from chance, but from the desire of "making memory" (VENTURINI, 2009).
Palavras-chave: Testemunho
Memória
História
Museu
Mulheres
Holocausto
Testimony
Memory
History
Museum
Woman’s
Holocaust
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Ferreira, Scarlaty Horrarah. O TESTEMUNHO DE MULHERES NO MUSEU DO HOLOCAUSTO: MEMÓRIA E DISCURSIVIDADE. 2021. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1657
Data de defesa: 19-Fev-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação SCARLATY HORRARAH FERREIRA.pdfSCARLATY HORRARAH FERREIRA2,39 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.