Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarchioro, Marina Zvierzikovski-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0063295404363922por
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063731236262817por
dc.date.accessioned2021-06-08T12:07:52Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.citationMarchioro, Marina Zvierzikovski. PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE LENDAS E MITOS GUARAPUAVANOS: TECENDO FIOS DIALÓGICOS. 2020. 272 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1655-
dc.description.resumoEsta dissertação aborda as práticas de leitura e de escrita de lendas e mitos de Guarapuava, desenvolvidas por alunos de um 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região Central do Paraná. A investigação parte do pressuposto de que a leitura e a produção escrita dos gêneros lendas e mitos favorecem ao aluno conhecer a cultura e a história local, bem como lhe permitem interagir com os enunciados que circulam socialmente, de maneira a aperfeiçoar as suas práticas de uso da língua. Com base no referencial teórico do dialogismo do Círculo de Bakhtin e dos pressupostos da Linguística Aplicada do Brasil, no que se refere à leitura e à escrita e reescrita de textos, objetivou-se analisar os princípios dialógicos constitutivos das práticas discursivas de leitura e de produção escrita dos gêneros mitos e lendas, realizadas pelos alunos. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada nos princípios da pesquisa-ação, os quais orientaram a produção e implementação da sequência didática “Lendas e mitos de Guarapuava: meu lugar, minha história” no contexto investigado. Os resultados demonstram que as práticas de leitura e de escrita de lendas e mitos colaboram para que o aluno expanda a compreensão acerca do contexto sócio-histórico-cultural em que se encontra inserido, como também amplie o domínio do uso da língua e da linguagem, constituindo-se como sujeito leitor e produtor de textos, valorativo, crítico e criativo.por
dc.description.abstractThis thesis covers reading and writing practices of legends and myths from Guarapuava, pro-duced by a seventh-grade class students from a public school in the central region of Paraná. The investigation starts from the assumption that reading and writing production of legends and myths helps the student to get to know local culture and history, as well as allows the student to interact with utterances that circulate socially, in order to improve their language usage practices. Based on the theoretical framework of dialogism from the Bakhtin Circle, and on the assumptions of Applied Linguistics in Brazil, regarding to reading and writing and rewriting of texts, it aims at analyzing the constitutive dialogic principles of discursive prac-tices of reading and writing practices of legends and myths carried out by the seventh-grade class students. Methodologically, a qualitative research was developed, based on the princi-ples of action research, which guided the production and implementation of the didactic se-quence “Lendas e mitos de Guarapuava: meu lugar, minha história” in the context of the sev-enth-grade. The results demonstrate that reading and writing practices of legends and myths collaborate to the student in expanding the understanding about the socio-historical-cultural context in which he/she is inserted, as well as developing the use of language, constituting itself as a reader and producer as an evaluative and critical reader as well as a creative pro-ducer.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-06-08T12:07:52Z No. of bitstreams: 1 dissertação MARINA MARCHIORO.pdf: 17361854 bytes, checksum: 44543c3f870a7681a823acd62864a2be (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-08T12:07:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação MARINA MARCHIORO.pdf: 17361854 bytes, checksum: 44543c3f870a7681a823acd62864a2be (MD5) Previous issue date: 2020-12-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6893/disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARINA%20MARCHIORO.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6894/disserta%c3%a7%c3%a3o%20MARINA%20MARCHIORO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectLeitura e produção escritapor
dc.subjectGêneros discursivos mitos e lendaspor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectReading and writing productioneng
dc.subjectDiscursive genres myths and legendseng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectAction researcheng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE LENDAS E MITOS GUARAPUAVANOS: TECENDO FIOS DIALÓGICOSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação MARINA MARCHIORO.pdfMARINA MARCHIORO16,95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.