???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1654
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | INFRAÇÕES E INOVAÇÕES EM O ENCOBERTO, DE NATÁLIA CORREIA |
Autor: | Troczinski, Luiza Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Silva, Edson Santos |
Resumo: | Neste trabalho de pesquisa, propõe-se analisar a peça de teatro O Encoberto, de Natália Correia (1923-1993), na qual a autora incorpora diferentes estéticas e elementos da linguagem teatral, de forma a ampliar as características do gênero teatral, subvertendo o conceito de peça bem feita, ao mesmo tempo em que reconstrói as referências tradicionais do mito sebastianista, ao transpor D. Sebastião de figura histórica para a figura de comediante de teatro. Para a condução da análise, parte-se das considerações acerca de leitura propostas por Vincent Jouve (2002), da teoria dos vazios e negações de Wolfgang Iser (2001), na Estética da Recepção; abordam-se também as contribuições de Patrice Pavis (2015), acerca da linguagem teatral, de Martin Esslin (2018), do Teatro do Absurdo, de Bertold Brecht (1978), do Teatro épico, e de Valentin Volóchinov (2018), do dialogismo, além de outros estudiosos do teatro e do próprio Sebastianismo. Tendo por pressuposto que o leitor de teatro lê diversos códigos ao mesmo tempo, espera-se demonstrar, com O Encoberto, que a obra contempla elementos que remetem para fora do texto, assim como elementos específicos do texto teatral, os quais necessitam ser recuperados, para que a compreensão do texto como elemento de comunicação se estabeleça enquanto relação dialógica. |
Abstract: | This research work aims to study the play O Encoberto, by Natália Correia (1923-1993), in which different aesthetics and theatrical language elements are incorporated by the author as a way to expand the theatrical genre characteristics, subverting the concept of a well-written play, while reconstructing the traditional references of the Sebastianist myth by transposing Sebastian from a historical figure to a theater comedian one. The analysis develops from the reading considerations proposed by Vincent Jouve (2002), from the voids and denials theory by Wolfgang Iser (2001), within the Reader-Response Criticism; Patrice Pavis’s (2015) contributions, regarding theatrical language, are also addressed, Martin Esslin’s (2018) The Theater of the Absurd, Bertold Brecht’s (1978) Epic Theater and Valentin Volóchinov’s (2018) dialogism, among other scholars studying theater and Sebastianism itself. Assuming that the play reader reads several codes simultaneously, this work aims to demonstrate, with O Encoberto, that the play is presented full of outward elements, as well as theatrical-writing specific elements, which need to be rescued so that the understanding of the text as a communication element is established as a dialogic relationship. |
Palavras-chave: | Teatro Leitura Leitor Teatro do Absurdo Teatro Épico Theater Reading Reader Theater of the Absurd Epic Theater |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Centro-Oeste |
Sigla da instituição: | UNICENTRO |
Departamento: | Unicentro::Departamento de Letras de Irati |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) |
Citação: | Troczinski, Luiza Oliveira. INFRAÇÕES E INOVAÇÕES EM O ENCOBERTO, DE NATÁLIA CORREIA. 2021. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1654 |
Data de defesa: | 27-Feb-2021 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação LUIZA OLIVEIRA TROCZINSKI.pdf | LUIZA OLIVEIRA TROCZINSKI | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.