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Tipo do documento: Dissertação
Título: O CURSO DE MAPAS MENTAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM HISTÓRIA - LICENCIATURA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ON-LINE COMO PRÁTICA DE ENSINO DIFERENCIADA NA UNICENTRO/PR
Título(s) alternativo(s): The mental mapping course in initial teacher training in history - undergraduate: the use of online digital technologies as teaching practice in UNICENTRO/PR
Autor: GONÇALVES, TAINÁ 
Primeiro orientador: Santinello, Jamile
Resumo: Os usos das tecnologias digitais e on-line pelos alunos estão causando diversas transformações na sociedade, tanto no processo de interação como no de comunicação, influenciando-se na possibilidade de construção do conhecimento. Consequentemente, estes evidenciam a necessidade de superação dos paradigmas tradicionais presentes na educação, com novas práticas de ensino que considerem estas mudanças, valorizando-se assim o ensino crítico e uma educação de qualidade. Por isso, se faz necessário preparar os professores no curso de formação docente inicial, para atuarem aliando a teoria à prática com opções diferenciadas de ensino, como as tecnologias que podem auxiliar o professor na superação dos desafios proporcionados pelos paradigmas. Assim, constata-se que, a disciplina de História, que apresenta o trabalho com um amplo aporte teórico relacionado ao desenvolvimento dos indivíduos em sociedade, em diferentes épocas e contextos, necessita de ferramentas que auxiliem na prática de construção do conhecimento, sendo os mapas mentais on-line como uma das possibilidades disponíveis aos docentes e discentes. Em vista disso, esta dissertação de Mestrado tem por questionamento, Como os softwares on-line de mapas mentais podem auxiliar e contribuir na superação do ensino tradicional e no processo de ensino e aprendizagem, por meio da formação docente inicial, tendo como público principal os discentes do curso de licenciatura em História?. Consecutivamente, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições dos softwares de mapas mentais no curso de licenciatura em História. Sendo realizado metodologicamente uma pesquisa sobre os mapas mentais, as tecnologias, os discentes e a formação docente, seguido da pesquisa de campo com os acadêmicos do 3o (terceiro) ano do curso de licenciatura em História da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, no campus Santa Cruz em Guarapuava – PR. Assim, houve uma investigação teórica-prática perante a aplicabilidade dos mapas mentais no ato da construção do conhecimento e como ferramenta na prática de ensino diferenciada. Esta pesquisa foi de caráter qualitativo, e utilizou-se de instrumentos variados de coleta de dados, como questionário inicial e final; diário de bordo e os materiais construídos durante o cursono ano de 2018. Para tanto, os principais autores que fundamentaram basicamente o estudo foram: Behrens (1999); Freire (1996); Castells (1999); Kenski (2007); Morán (2015); Buzan (2009); Cervantes (1999); Hermann e Bovo (2005); Jäschke (2006); Dayrell e Carrano (2014); Sales (2014); dentre outros. A pesquisa de Mestrado encontra-se estruturada em 5 (cinco) capítulos, os quais apresentam a importância das discussões acerca da temática. O curso se demonstrou como uma prática de construção do conhecimento significativo por meio do uso consciente de ferramentas e conteúdos disponíveis on-line. Desta forma, a utilização dos mapas mentais proporcionou vivências e resultados diversificados, obtendo a participação efetiva dos discentes, com a produção de 16 mapas mentais.
Abstract: The use of digital and online technologies by students is transforming society in many ways, affecting processes of interaction as well as processes of communication, influencing in the possibility of construction of knowledge. Consequently, this sample group exhibits the need to overcome the paradigms that exist in traditional education by means of new teaching practices that take these changes into account and place importance on critical teaching and high-quality education. For this reason, it is necessary to train teachers, in their initial training courses, to link theory to practice by having a diverse selection of educational tools, such as technologies that help them overcome the challenges posed those paradigms. As such, we find that the field of History, whose findings and body of knowledge are related to the development of individuals in society, in different eras and contexts, requires tools that contribute to the practice of constructing knowledge, whereby on-line mind maps are one of the options available to teachers and students. In view of this, this Master’s thesis has as question, How online mind map software can help and contribute to overcome traditional teaching and the process of teaching and learning, through initial teacher education, having as main audience the students of the degree course in History?. Consequently, the goal of this research project is to analyze the contributions of mind map software to history teacher education courses. We have undertaken methodologically research about mind maps, technologies, students and teacher education, followed by field research with junior undergraduates in the History teacher education course at Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO, Santa Cruz campus in Guarapuava, Paraná. As such, we have investigated the applicability of mind maps to the act of constructing knowledge and as a distinct teaching tool. This is a qualitative research project that uses various data collection tools, such as preliminary and final questionnaires, a field journal and the materials produced during the course. The main authors whose work comprises the theoretical background of this project are were: Behrens (1999), Freire (1996), Castells (1999), Kenski (2007), Morán (2015), Buzan (2009), Cervantes (1999), Hermann e Bovo (2005), Jäschke (2006), Dayrell and Carrano (2014), Sales (2014), and others. This master's Thesis research consists of 5 (five) chapters that demonstrate the importance of discussing the topic at hand. Thus, the use of mental maps provided diverse experiences and results, obtainingthe effective participation of students of 16 maps. The course has proven to be a significant knowledge-building practice through the conscious use of on-line tools and content.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais e On-line
Formação Docente Inicial
Mapas Mentais
Discentes
Aprendizagem
Digital and on-line technologies
initial teacher education
mind maps
students
learning
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: GONÇALVES, TAINÁ. O CURSO DE MAPAS MENTAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL EM HISTÓRIA - LICENCIATURA: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS ON-LINE COMO PRÁTICA DE ENSINO DIFERENCIADA NA UNICENTRO/PR. 2019. 249 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1647
Data de defesa: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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