Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1641
Tipo do documento: Dissertação
Título: INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL
Título(s) alternativo(s): School Inclusion of Children with High Skills / Giftedness in the Cultural Historical Perspective
Autor: ALMEIDA, JOSIANE TARRABAIKA DE 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: A crescente discussão do tema envolvendo a inclusão escolar, a dificuldade de ser colocada em prática bem como a efetividade de forma significativa desse processo em seus mais diversos níveis, foram motivadores para a iniciação desse estudo. Teve- se como objetivo principal analisar o processo inclusivo de crianças com Altas Habilidades/Superdotação através dos pressupostos teóricos Vygotskyanos. Quanto aos objetivos específicos deste estudo, buscou-se verificar e refletir sobre a aprendizagem dos alunos superdotados frente às diferentes mediações em sala de aula; discutir as relações que acontecem no entorno da criança e ainda identificar as mediações proporcionadas pelos professores nas práticas educacionais, desenvolvidas em sala regular de ensino em diferentes contextos culturais, considerando o processo inclusivo da criança com AH/SD. Este estudo caracteriza-se como qualitativo, contemplando estudo de multicasos e abordagem observacional. Realizou-se observações participantes no contexto escolar dos alunos, (totalizando 4) com indicativos de Altas Habilidades/Superdotação, em turmas de ensino fundamental I (1o ao 5o ano), do município de Guarapuava, em duas escolas, localizadas em bairros com diferentes categorias socioambientais e conversas com quatro professoras regentes, no intuito de identificar e discutir as mediações proporcionadas nas práticas educacionais desenvolvidas em sala regular de ensino. Quanto à perspectiva histórico cultural, veio de encontro com as respostas de forma teórica, refletidos e respondidos tanto teoricamente, quanto pela análise proporcionada nas observações que ocorreram no decorrer da pesquisa. Considerou- se como uma observação extremamente participante, devido às interações que ocorreram com todos os envolvidos, que houve receptividade positiva nos ambientes escolares, desde os primeiros contatos. O estudo revelou no decorrer das observações nos espaços escolares que quando há um diagnóstico ou laudo definido, os encaminhamentos se efetivam, e direcionam o trabalho do professor de forma ágil, garantindo o atendimento aos direitos dessa criança. Quando os resultados do processo avaliativo demoram, a invisibilidade da criança prevalece. Pareceu haver movimentos de aprendizagem significativa, porém necessita-se investigar mais isso, no que tange o atendimento às demandas específicas de cada criança, com ou sem laudo conclusivo, pode ser melhorado. Os professores, diante de suas possibilidades e criatividade, conseguem mediar e proporcionar práticas significativa. Ressaltamos que os professores precisam sentir-se apoiados, para que possam buscar suporte e tais aspectos precisam ser proporcionados através de investimentos em políticas públicas que mantenham a formação dos professores como fator imprescindível na Educação Inclusiva. Estudos científicos ou bases teóricas como a sócio histórico cultural, podem direcionar o olhar do professor, auxiliando na compreensão de como o desenvolvimento acontece, como pode ser mediado, impulsionando sua aprendizagem.
Abstract: The growing discussion of the subject involving school inclusion, the difficulty of being put into practice and the significant effectiveness of this process in its various levels were motivating for the initiation of this study. The main objective was to analyze the inclusive process of children with High Skills / Giftedness through the Vygotskyan theoretical assumptions. Regarding the specific objectives of this study, we sought to verify and reflect on the learning of gifted students in the different mediations in the classroom; discuss the relationships that happen around the child and also identify the mediations provided by teachers in educational practices, developed in regular classroom in different cultural contexts, considering the inclusive process of children with AH / SD. This study is characterized as qualitative, considering the study of multicases and the observational approach. Participation of students in elementary school (totaling 4 students) with High Skills / Giftedness, in classes of elementary school I (1st to 5th grade), in the city of Guarapuava, in two schools, in neighborhoods with different socio-environmental categories. and conversations with conducting for teachers, not intended to identify and discuss as mediations provided in educational printouts in the regular classroom teaching. As for the historical cultural perspective, it came up with the answers theoretically. These questions could be discussed, reflected and answered both theoretically and by the analysis provided in the observations that were made during the research. It was considered an extremely participatory observation, due to the interactions that occurred with all processes, that there was positive receptivity in school environments, since the last contacts. The study revealed during the observations in the school spaces that when there is a definite diagnosis or report, the referrals take effect, and direct the work of the teacher in an agile manner, ensuring compliance with the rights of this child. When the results of the evaluation process take time, the child's invisibility prevails. There seemed to be significant learning movements, but this needs to be further investigated, with regard to meeting the specific demands of each child, with or without conclusive report, can be improved. Faced with their possibilities and creativity, teachers can mediate and provide meaningful practice. We emphasize that teachers need to feel supported so that they can seek support and such aspects need to be provided through investments in public policies that maintain teacher education as an essential factor in Inclusive Education. Scientific studies or theoretical bases such as socio-cultural history can direct the teacher's eye, helping to understand how development happens, how it can be mediated, boosting their learning.
Palavras-chave: Inclusão
Altas Habilidades/Superdotação
Vygotsky
Educação
inclusion
high skills / giftedness
Vygotsky
education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: ALMEIDA, JOSIANE TARRABAIKA DE. INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL. 2019. 92 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1641
Data de defesa: 4-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIANE TARRABAIKA DE ALMEIDA.pdfJOSIANE TARRABAIKA DE ALMEIDA2,02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.