Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOBACHINSKI, JOSIANE APARECIDA DE LIMA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2867211669882147por
dc.contributor.advisor1Neuvald, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120669098017151por
dc.date.accessioned2021-05-27T23:11:09Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.citationLOBACHINSKI, JOSIANE APARECIDA DE LIMA. A DESPOTENCIALIZAÇÃO DA CULTURA INFANTIL E DA FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE ADORNIANA DOS DESENHOS ANIMADOS “EDUCATIVOS”. 2019. 189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1640-
dc.description.resumoO presente estudo investigou os mecanismos empregados pela indústria cultural para despotencializar a formação infantil, promovida pelos desenhos animados. A hipótese consiste na relação entre o enfraquecimento da cultura, da subjetividade e da autonomia infantil e a despotencialização formativa da infância. Assim, a problematização do objeto de pesquisa considerou as seguintes questões: A televisão e os desenhos animados, no âmbito da Teoria Crítica adorniana, podem ser formativos e/ou pedagógicos? O objetivo geral da pesquisa, consistiu em analisar os desenhos animados considerados como educativos e que são exibidos nos canais fechados e na TV Cultura. Esse objetivo geral se desdobrou em quatro objetivos específicos: levantar a bibliografia referente à Teoria Crítica Adorniana, a fim de refletir sobre os conceitos de indústria cultural, semiformação, formação e emancipação nessa perspectiva; estabelecer as categorias que definem, de acordo com o referencial teórico utilizado, um programa como educativo; Investigar quais os conteúdos educativos que são promovidos pelas programações infantis; explicitar as alternativas de resistência diante desses apelos televisivos ao público infantil. A presente pesquisa fundamentou-se em uma revisão bibliográfica, pautada no referencial teórico da Teoria Crítica adorniana e de seus seguidores, dentre outras literaturas que discorrem acerca da constituição das culturas infantis. A metodologia empregada para a pesquisa foi organizada da seguinte forma: primeiro, selecionamos três desenhos animados Peppa Pig, Blazes and the Monster Machines e Show da Luna, todos veiculados pela TV Cultura, uma emissora que se qualifica como educativa. Em seguida, elegemos alguns episódios de cada desenho. Os desenhos foram analisados em suas especificidades, para isso, empregamos algumas categorias, como a música, estereótipos, relação entre ficção e realidade, relação entre ficção e imaginação, jargões, ordem fixa (padronização), pseudointeração, descontinuidade, ambiguidade e ausência de conceitos, com o intuito de determinarmos os instrumentos de controle ambicionado pela inflexível corporação da cultura de massa. Posteriormente, estabelecemos um paralelo a fim de analisar os aspectos em comum que validam a hipótese da pesquisa, ou seja, de que os programas “educativos” não são formativos, pois essa finalidade é irreconciliável com o modus operandi dos programas televisivos. No decorrer de nossa pesquisa, foi possível comprovar a hipótese inicial, de que os desenhos analisados não possuem um caráter educativo, uma vez que seu conteúdo e forma reforçam o logro que caracteriza a razão no processo de desenvolvimento burguês, adulterando a essência da formação.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the mechanisms used by the cultural industry to weakening children's education, promoted by cartoons. The hypothesis is relationship between the weakening of culture, refer subjectivity and child autonomy and the formative weakening of childhood. Thus, the problem of the research object considered the following questions: Can television and cartoons, within the scope of Adornian Critical Theory, be formative and / or pedagogical? The general objective of this research went to analyze the cartoons considered as educational and which are shown on closed channels and TV Cultura and was separated in four specific objectives: to raise the bibliography on the Adorn Critical Theory, in order to reflect on the concepts of cultural industry, semi formation, formation and emancipation in this perspective; establish the categories that define, according theoretical framework used, a program as educational; Investigate which educational content is promoted by children's programs; clarify the resistance alternatives due to television calls to children. This research was based on bibliographic review, based on theoretical framework of Adornian Critical Theory and its followers, among other literature that discuss the constitution of children's cultures. The methodology used for the research was organized as follows: first, we selected three cartoons Peppa Pig, Blazes and Monster Machines and Luna Show, all broadcast by TV Cultura, a broadcaster that qualifies as educational. Then we chose some chapters of each cartoon and went analyzed according their specificities. For this, we used some categories, such as music, stereotypes, relation between fiction and reality, relation between fiction and imagination, jargon, fixed order (standardization), pseudo interaction, discontinuity, ambiguity and lack of concepts, in order to determine control instruments desired by inflexible corporation of mass culture. Subsequently, we established a parallel in order to analyze the common aspects that validate the research hypothesis, the “educational” programs are not formative, since this purpose is incompatible with modus operandi of television programs. During our research, it went possible to prove the initial hypothesis that cartons analyzed do not have an educational character, since their content and form reinforce the deception that characterizes reason in the process of bourgeois development, modifying the essence of formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-05-27T23:11:09Z No. of bitstreams: 1 JOSIANE APARECIDA DE LIMA LOBACHINSKI.pdf: 7163693 bytes, checksum: 948946322d8587538f2bbae3bac78962 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T23:11:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSIANE APARECIDA DE LIMA LOBACHINSKI.pdf: 7163693 bytes, checksum: 948946322d8587538f2bbae3bac78962 (MD5) Previous issue date: 2019-09-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6807/JOSIANE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20LOBACHINSKI.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6809/JOSIANE%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20LOBACHINSKI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subjectIndústria Culturalpor
dc.subjectSemiformaçãopor
dc.subjectEducativopor
dc.subjectCultura Infantilpor
dc.subjectDesenho Animado.por
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.subjectCultural Industryeng
dc.subjectSemi formationeng
dc.subjectEducationaleng
dc.subjectChildren's Cultureeng
dc.subjectCartooneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA DESPOTENCIALIZAÇÃO DA CULTURA INFANTIL E DA FORMAÇÃO: UMA ANÁLISE ADORNIANA DOS DESENHOS ANIMADOS “EDUCATIVOS”por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSIANE APARECIDA DE LIMA LOBACHINSKI.pdfDissertação - JOSIANE APARECIDA DE LIMA LOBACHINSKI7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.