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Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRINCÍPIOS, PROGRAMAS E MATERIALIZAÇÃO
Título(s) alternativo(s): Public Policy for the Promotion of Literary Reading in Rural Education: Principles, Programs and materialization.
Autor: SOUZA, ELISANGELA RODRIGUES DE 
Primeiro orientador: Hidalgo, Angela Maria
Primeiro coorientador: Gehrke, Marcos
Resumo: Diferentes setores da organização civil promovem ações reivindicando políticas públicas para melhoras nas condições de ensino e de suporte para a promoção da leitura nas escolas do campo. Um dos princípios político-pedagógicos assumidos por estas organizações é o de que esta escola apresenta especificidades socioculturais que devem ser trabalhadas e valorizadas em detrimento de interferências de políticas-macro que desconsiderem as particularidades desta realidade. Nosso objetivo é compreender como as escolas do campo relacionam a dimensão política com a dimensão estética na formação do estudante por via do ensino da literatura. Analisamos a difusão da leitura literária em duas escolas que concebem a orientação teórico metodológica da Educação Do Campo (EdoC) empreendida pelos movimentos sociais. Questionamos: como se caracteriza a materialização das políticas públicas de fomento à leitura literária promovidas pelos governos em duas escolas do campo da região Centro-Oeste do Estado do Paraná? Quais concepções de leitura literária permeiam os programas e projetos, assim como as práticas de ensino de leitura nestas escolas? A relevância da pesquisa consiste em compreendermos as possibilidades de as Escolas do Campo apropriarem-se dos programas, articulando-os em sua proposta formativa. Consideramos os teóricos da área do ensino da literatura acerca da formação estética promovida pelas práticas do ensino literário, em consonância com a formação política idealizada para as escolas do Campo. Embasamos nossa análise de Educação Do Campo na perspectiva de formação Omnilateral (FRIGOTTO, 2012), e das práticas de leitura literária como incentivadora do acesso ao universo esteticamente elaborado (CANDIDO, s/d), contribuindo para a conscientização política dos sujeitos (SILVA, 1988), por via de um ensino pautado nas práticas sociais de leitura (BAKHTIN, 2006). Metodologicamente analisamos as Diretrizes para Educação Do Campo (2002, 2006, 2010); Diretrizes Curriculares da Língua Portuguesa (2008); programas de fomento à literatura e à Educação Do Campo; e os Projetos Políticos Pedagógicos. Na análise empírica buscamos compreender como as escolas engendram as políticas públicas, e como relacionam as práticas de leitura com a concepção de formação Omnilateral, ou seja, as formas pelas quais esse ato é conduzido no contexto escolar para observar o processo de formação política e estética do sujeito a partir da literatura, analisando dois estudos de caso parcial em escolas públicas do campo no Centro-Oeste do Paraná, verificando o hábito de leitura dos estudantes e as práticas pedagógicas que incidem na leitura literária. Verificamos um crescente desenvolvimento de políticas públicas na área de leitura em contradição com a realidade concreta dos estudantes do campo das escolas públicas convencionais aqui observadas, assim, os programas de fomento à leitura são incipientes para o ensino da literatura que compreenda uma dimensão política e estética, voltada para a descoberta das riquezas da cultura local. Mesmo com o esforço das escolas em superar os limites das ações governamentais, assumindo em seus currículos a proposta de formação da EdoC e práticas socias de leitura e escrita, tais princípios ficam dispersos na práxis que por falta de recursos, materiais e formação adequada, correm o risco de esvaziar a formação estética em conotação da formação conteudista.
Abstract: Many different departments of civil organization foments actions claiming public policy to improve the conditions of instruction and to support the reading on the countryside schools. One of the political pedagogical principles these organizations assumed is that school presents a specificity, which must be worked and prioritize in otherwise of macro policy, whose put aside this particular reality. Our purpose is to understand how the countryside schools relate the policy dimension with the esthetic dimension, in order of generation of the students through the teaching of literature. We analyzed the propagation of literature in two schools, which are conceive the methodological theory orientation of countryside education, waged by the social movements. We question ourselves: how does the materialization of the public policy of literature are characterized, promoted by the government, on two countryside schools of the Paraná midwest region? What conceptions of literature surround the programs, projects and the instruction of the reading in these schools? The value of research consist to understand the possibilities of countryside schools appropriate the programs, articulating in a formative proposal. We considerate the theorists of literature instruction about the esthetic formation promoted by that lesson, in according of the policy formation idealized to the countryside schools. We base our analysis of countryside education, on the perspective of Omnilateral formation (FRIGOTTO, 2012) and reading practices, whose encourage the access of elaborated esthetical universe (CANDIDO, s/d), contributing to policy awareness of subjects (SILVA, 1988), by the instruction based on the social practice of reading (BAKHTIN, 2006). Methodologically, we analyzed the guidelines of countryside education (2002, 2006, 2010); curricular guidelines of the portuguese language (2008); development programs of literature and countryside education; and political pedagogical projects. Over the empirical analysis, we search to understand how the schools conceive the public policy, and how relates the reading practice with the conceiving of Omnilateral formation, that is, the way by this act is conducted on the school context to observe the process of policy formation and esthetic of subject through the literature, analyzing two partial cases on the public countryside schools of midwest Paraná, checking the habit of reading on the students and the pedagogical practices about the literary reading. We verify a growing development of public policy in literature field, contradicting the concrete reality of public countryside schools ordinary students observed here, like this, the development programs of reading are incipient to the literature learning to understand the policy dimension and esthetic, turned to detection of local cultural wealth, even with the efforts of schools to overcome the limits of governmental actions, which assume in their curriculum the propose to formation of rural education and social practices of reading and writing, this principles are dispersed on the praxis, and by lack of material resources and proper training, are at risk of empty the esthetic formation over the content formation.
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Políticas Públicas
Educação do Campo
Literature Learning
Public Policy
Countryside Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SOUZA, ELISANGELA RODRIGUES DE. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRINCÍPIOS, PROGRAMAS E MATERIALIZAÇÃO. 2019. 260 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1639
Data de defesa: 12-Apr-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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