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Tipo do documento: Dissertação
Título: ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL: DILEMAS, DESAFIOS E DIREÇÕES FUTURAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor: DORINI, ELIESI BETTIN CHAVES 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar se a mediação de um curso de formação de professores na modalidade continuada contribui para a elaboração de saberes, que permitem aos professores compreender e identificar as altas habilidades/superdotação e propor encaminhamentos pedagógicos. Participaram dessa pesquisa vinte e sete professores que atuam no Ensino Fundamental II e nas Salas de Recursos Multifuncional, em duas instituições de ensino da rede estadual de educação no município de Mangueirinha-PR. A pesquisa é de abordagem qualitativa, caracteriza-se como pesquisa-ação e para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: a entrevista, a intervenção participativa e o questionário. A entrevista semiestruturada, compreendeu a primeira etapa da pesquisa, contendo questões com perguntas abertas, divididas em duas categorias: Formação dos Professores: formação acadêmica, tempo e atuação profissional dos professores; e Altas habilidades/superdotação: formação acadêmica inicial e continuada; conhecimento, conceitos, características, reconhecimento em sala de aula, processo de identificação e atuação profissional. Para a realização da intervenção participativa foi elaborado Curso de Formação: “Altas Habilidades/superdotação: Mas isso aí Existe? ”, estruturado em encontros presenciais abordando diversos aspectos conceituais e utilização de instrumentos psicopedagógicos para a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação no contexto escolar. Após o curso, foi aplicado um questionário com questões abertas, com a finalidade de conhecer os saberes elaborados e construídos sobre as altas habilidades/superdotação. A teoria histórico- cultural de Vygotsky é a base teórica da abordagem da análise e interpretação dos dados, pois trata-se de uma pesquisa no âmbito escolar e como fundamento o modelo sociocultural de altas habilidades/superdotação, que considera os aspectos socioculturais de acordo com a função do período sociocultural, temporal e histórico em que se está contextualizado na tríade: família, escola e colegas. Os resultados desta pesquisa apontaram, de forma geral, um desconhecimento das altas habilidades/superdotação no contexto escolar, embora sendo uma especificidade da Educação Especial, numa perspectiva inclusiva pautada ao longo de anos no contexto escolar. Os dados ainda evidenciaram a urgência em abranger as altas habilidades/superdotação nos cursos de formação inicial dos professores, bem como a oferta de formação continuada em todas as esferas, níveis e modalidades de ensino. Também mostraram que, os professores defendem que esses estudantes precisam ser identificados e necessitam ter um atendimento educacional especializado. Dessa maneira, espera-se que este trabalho venha a contribuir para o avanço da discussão acerca das altas habilidades/superdotação, oferecendo subsídios teóricos e metodológicos para embasamento da prática docente.
Abstract: This research aimed to analyze if the mediation of a continuous teacher training course contributes to the elaboration of knowledge, which allows teachers to understand and identify the high skills / giftedness and propose pedagogical referrals. Twenty-seven teachers who work in Elementary School II and in the Multifunctional Resource Rooms, participated in this research in two educational institutions of the state education network in the city of Mangueirinha-PR. The research is qualitative approach, characterized as action research and for data collection were used as instruments: the interview, the participatory intervention and the questionnaire. The semi-structured interview comprised the first stage of the research, containing questions with open questions, divided into two categories: Teacher Education: academic training, time and professional performance of teachers; and High Skills / Giftedness: Initial and Continuing Education; knowledge, concepts, characteristics, classroom recognition, identification process and professional performance. For the accomplishment of the participatory intervention it was elaborated Training Course: “High Skills / giftedness: But does that exist? ”, Structured in face-to-face meetings addressing various conceptual aspects and the use of psychopedagogical tools to identify students with high skills / giftedness in the school context. After the course, a questionnaire with open questions was applied, in order to know the knowledge elaborated and built on the high skills / giftedness. Vygotsky's historical-cultural theory is the theoretical basis of the data analysis and interpretation approach, since it is a school-based research and the foundation of the high-skills / gifted sociocultural model, which considers the sociocultural aspects according to the function of the socio-cultural, temporal and historical period in which the triad is contextualized: family, school and colleagues. The results of this research generally pointed to a lack of knowledge about high skills / giftedness in the school context, although it is a specificity of Special Education, in an inclusive perspective based on years in the school context. The data also showed the urgency of covering high skills / giftedness in initial teacher education courses, as well as the offer of continuing education in all spheres, levels and modalities of education. They have also shown that teachers argue that these students need to be identified and need specialized educational care. Thus, it is expected that this work will contribute to the advancement of the discussion about high skills / giftedness, offering theoretical and methodological support for the teaching practice.
Palavras-chave: Altas Habilidades/superdotação,
Formação de Professores
Mediação
High Skills / Giftedness
Teacher Training
Mediation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: DORINI, ELIESI BETTIN CHAVES. ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO NA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL: DILEMAS, DESAFIOS E DIREÇÕES FUTURAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2019. 301 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1637
Data de defesa: 6-Sep-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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