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Tipo do documento: Dissertação
Título: CONEXÃO DESCONECTADA: AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO
Título(s) alternativo(s): Disconnected Connection: Digital media and their implications for the formative process.
Autor: FIGUEIREDO, EDVALDO LUCAS DE 
Primeiro orientador: Neuvald, Luciane
Resumo: Este estudo problematiza a questão das mídias digitais, refletindo sobre suas implicações no processo formativo, o que se constitui em grande desafio para pais e educadores. Define os conceitos de sociedade conectada e sua relação com a tecnologia e a cultura, explicitando ao longo do estudo os impactos da tecnologia no processo formativo e as influencias teóricas, além de apontar caminhos para vencer o desafio da educação no contexto desta sociedade. Este esforço teórico instiga pela discussão dos saberes e dos conhecimentos acumulados, logo não se faz uma crítica à tecnologia, mas busca-se a atenção para a não banalização dos saberes, prezando sempre que a diversificação metodológica é necessária, mas não deve ser escrava da tecnologia, da midiatização ou da indústria cultural. São apresentadas as ideias de vários autores que discorrem sobre o assunto, independentemente de perspectiva teórica. O trabalho também discute acerca de como a tecnologia pode influenciar a educação e a formação como um processo que demanda pela autonomia, tendo como fundamento a Teoria Crítica. As mudanças e suas repercussões no processo de ensino/aprendizagem no novo contexto educacional dos nativos digitais são analisadas a partir dos seguintes aspectos: a abundância de informações, a capacidade de exercício de múltiplas tarefas, o conhecimento, a representação, a comunicação, a escrita e a leitura da geração digital. Tais elementos constituem-se em referenciais para a discussão acerca do papel formativo do professor no contexto das mídias digitais.
Abstract: This study problematizes the issue of digital media, reflecting on its implications in the formative process, which is a great challenge for parents and educators. It defines the concepts of connected society and its relationship with technology and culture, explaining throughout the study the impacts of technology on the training process and the theoretical influences, as well as pointing ways to overcome the challenge of education in the context of this society. This theoretical effort instigates the discussion of accumulated knowledge and knowledge, so there is no criticism of technology, but attention is sought to the non-trivialization of knowledge, always valuing that methodological diversification is necessary, but should not be a slave to technology, mediatization or the cultural industry. The ideas of various authors who discuss the subject are presented, regardless of theoretical perspective. The paper also discusses how technology can influence education and training as a process that demands autonomy, based on Critical Theory. Changes and their repercussions on the teaching / learning process in the new educational context of digital natives are analyzed from the following aspects: the abundance of information, the ability to perform multiple tasks, knowledge, representation, communication, writing and reading the digital generation. Such elements constitute references for the discussion about the formative role of the teacher in the context of digital media.
Palavras-chave: Mídias Digitais
Geração Digital
Nativos Digitais
Subjetividade
Educação
Digital Media
Digital generation
Digital natives
Subjectivity
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: FIGUEIREDO, EDVALDO LUCAS DE. CONEXÃO DESCONECTADA: AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO. 2019. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1636
Data de defesa: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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