Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIGUEIREDO, EDVALDO LUCAS DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133498831958982por
dc.contributor.advisor1Neuvald, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120669098017151por
dc.date.accessioned2021-05-27T20:34:20Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, EDVALDO LUCAS DE. CONEXÃO DESCONECTADA: AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO. 2019. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1636-
dc.description.resumoEste estudo problematiza a questão das mídias digitais, refletindo sobre suas implicações no processo formativo, o que se constitui em grande desafio para pais e educadores. Define os conceitos de sociedade conectada e sua relação com a tecnologia e a cultura, explicitando ao longo do estudo os impactos da tecnologia no processo formativo e as influencias teóricas, além de apontar caminhos para vencer o desafio da educação no contexto desta sociedade. Este esforço teórico instiga pela discussão dos saberes e dos conhecimentos acumulados, logo não se faz uma crítica à tecnologia, mas busca-se a atenção para a não banalização dos saberes, prezando sempre que a diversificação metodológica é necessária, mas não deve ser escrava da tecnologia, da midiatização ou da indústria cultural. São apresentadas as ideias de vários autores que discorrem sobre o assunto, independentemente de perspectiva teórica. O trabalho também discute acerca de como a tecnologia pode influenciar a educação e a formação como um processo que demanda pela autonomia, tendo como fundamento a Teoria Crítica. As mudanças e suas repercussões no processo de ensino/aprendizagem no novo contexto educacional dos nativos digitais são analisadas a partir dos seguintes aspectos: a abundância de informações, a capacidade de exercício de múltiplas tarefas, o conhecimento, a representação, a comunicação, a escrita e a leitura da geração digital. Tais elementos constituem-se em referenciais para a discussão acerca do papel formativo do professor no contexto das mídias digitais.por
dc.description.abstractThis study problematizes the issue of digital media, reflecting on its implications in the formative process, which is a great challenge for parents and educators. It defines the concepts of connected society and its relationship with technology and culture, explaining throughout the study the impacts of technology on the training process and the theoretical influences, as well as pointing ways to overcome the challenge of education in the context of this society. This theoretical effort instigates the discussion of accumulated knowledge and knowledge, so there is no criticism of technology, but attention is sought to the non-trivialization of knowledge, always valuing that methodological diversification is necessary, but should not be a slave to technology, mediatization or the cultural industry. The ideas of various authors who discuss the subject are presented, regardless of theoretical perspective. The paper also discusses how technology can influence education and training as a process that demands autonomy, based on Critical Theory. Changes and their repercussions on the teaching / learning process in the new educational context of digital natives are analyzed from the following aspects: the abundance of information, the ability to perform multiple tasks, knowledge, representation, communication, writing and reading the digital generation. Such elements constitute references for the discussion about the formative role of the teacher in the context of digital media.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-05-27T20:34:20Z No. of bitstreams: 1 EDVALDO LUCAS DE FIGUEIREDO.pdf: 1176915 bytes, checksum: 7da852914a6bde2dacdc3cc47e9eb268 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T20:34:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDVALDO LUCAS DE FIGUEIREDO.pdf: 1176915 bytes, checksum: 7da852914a6bde2dacdc3cc47e9eb268 (MD5) Previous issue date: 2019-08-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6835/EDVALDO%20LUCAS%20DE%20FIGUEIREDO.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6837/EDVALDO%20LUCAS%20DE%20FIGUEIREDO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMídias Digitaispor
dc.subjectGeração Digitalpor
dc.subjectNativos Digitaispor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDigital Mediaeng
dc.subjectDigital generationeng
dc.subjectDigital nativeseng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCONEXÃO DESCONECTADA: AS MÍDIAS DIGITAIS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVOpor
dc.title.alternativeDisconnected Connection: Digital media and their implications for the formative process.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDVALDO LUCAS DE FIGUEIREDO.pdfDissertação - EDVALDO LUCAS DE FIGUEIREDO1,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.