Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorZOLETI, ALINE MAIARA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4529250406203583por
dc.contributor.advisor1Gehrke, Marcos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2504684330782635por
dc.date.accessioned2021-05-27T17:44:09Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationZOLETI, ALINE MAIARA. ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O ACERVO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO – PR. 2019. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1635-
dc.description.resumoAnalisa as estratégias de leitura e o uso do acervo do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no contexto de São João, Paraná (PR). Situa o PNAIC no cenário das políticas educacionais de livro e leitura, e formação de professores alfabetizadores. Discute as concepções de alfabetização, letramento e leitura, relacionadas ao trabalho com os acervos de obras do programa. Questiona: O PNAIC colaborou com a incorporação de estratégias de leitura pelas professoras do ciclo de alfabetização no município de São João - PR? Objetiva mapear as estratégias de leitura orientadas pelo programa e aquelas planejadas e vivenciadas na prática pedagógica; analisar as estratégias de leitura com o acervo do PNAIC; conhecer o processo de formação continuada dos professores alfabetizadores; discutir o acervo do programa no contexto escolar. Pesquisa com abordagem qualitativa e o método de análise parte dos pressupostos do materialismo histórico dialético, articulado à análise de conjuntura. Faz uso da pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo realizada em cinco escolas que ofertam o Ciclo de Alfabetização, tendo como atores principais seis professoras alfabetizadoras, duas orientadoras de estudo e uma coordenadora do programa no município. Fundamenta a análise nos autores de referência do programa apresentados nos cadernos de formação Alfabetização em Língua Portuguesa (BRASIL, 2012), complementada com autores que versam sobre o tema, destacando Soares (1998, 2008); Solé (1998); Souza (2015); Viédes (2015); Zilberman (2003); Silva (1998). Considera que o PNAIC produziu mudanças nas estratégias de leitura no contexto escolar, em que o acervo foi incorporado na prática pedagógica. Evidencia que o acervo não foi incorporado às bibliotecas escolares, ainda inexistentes em muitas escolas, ficando disponível nas salas de aula. Conclui que o PNAIC, é um programa reconhecido pelas professoras, na medida em que articulou ações de planejamento, distribuição e uso do acervo nas estratégias de leitura. Destaca avanços no trabalho de formação de leitores, porém, faz destaques aos desafios que permanecem. Argumenta que permanecem as necessidades de políticas de livro, leitura e formação continuada de professores na atualidade.por
dc.description.abstractIt analyzes the strategies of reading and the use of the collection of the National Pact For Literacy At The Proper Age (Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC), in the context of São João, Paraná (PR). It situates the PNAIC on the scenery of educational politics of books and reading, and formation of literacy teachers. It discusses the concepts of reading and writing skills, literacy and reading, related to the work with the program collections. It questions: Has the PNAIC collaborated with the incorporation of strategies of reading by the teachers of the literacy cycle in the city of São João – PR? It aims to map the strategies of reading guided by the program, and those planed and experienced in the pedagogical practice; to analyze reading strategies with the PNAIC collection; to know the continued formation process of the literacy teachers; to discuss the program collection in the school context. Research with a qualitative approach and the analysis method comes from the dialectical historical materialism assumptions, articulated with the analysis of juncture. It uses bibliographical and field researches, being this last one realized in five schools that offer the Literacy Cycle, having as main figures six literacy teachers, two study advisors and one program coordinator in the city. It fundaments the analysis on renown authors of the program presented in the formation books Alfabetização em Língua Portuguesa 2013 (BRASIL, 2012), complemented by authors that treat of the theme, highlighting Soares (1998, 2008); Solé (1998); Souza (2015); Viédes (2015); Zilberman (2003); Silva (1998). It considers that the PNAIC has produced changes on the reading strategies in the school context, and that the collection was incorporated to the pedagogical practice. It evidences that the collection was not incorporated to the school libraries, still not existent in many schools, being the collection placed in the classrooms. It concludes that the PNAIC is a program recognized by the teachers, insofar as it articulated planning actions, distribution and use of the collection in the reading strategies. It highlights advances on the work of formation of readers, however, it highlights the challenges that remain. It argues that needs of book politics, reading and continued formation by teachers nowadays, still remain.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-05-27T17:44:09Z No. of bitstreams: 1 ALINE MAIARA ZOLETI.pdf: 1629414 bytes, checksum: 048fd40c586ac51552cbdebb6a2545cf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T17:44:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE MAIARA ZOLETI.pdf: 1629414 bytes, checksum: 048fd40c586ac51552cbdebb6a2545cf (MD5) Previous issue date: 2019-08-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6815/ALINE%20MAIARA%20ZOLETI.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/6817/ALINE%20MAIARA%20ZOLETI.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectAlfabetização e letramentopor
dc.subjectPNAICpor
dc.subjectReading strategieseng
dc.subjectReading practiceseng
dc.subjectReading and writing skills and literacyeng
dc.subjectPNAICeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O ACERVO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO – PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALINE MAIARA ZOLETI.pdfDissertação - ALINE MAIARA ZOLETI1,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.