Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1602
Tipo do documento: Dissertação
Título: DESENVOLVIMENTO DE CASOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR
Autor: Nebesnik, Kellyn Maria 
Primeiro orientador: Rosa, Elisa Aguayo da
Resumo: Estudo de casos são narrativas utilizadas como método de ensino, que conferem ao aluno um papel ativo na aprendizagem e que desenvolvem sua capacidade de resolver problemas, aproximando o conteúdo de contextos profissionais reais. Similarmente, as situações-problema se caracterizam como uma proposta didática na qual o sujeito efetua uma aprendizagem precisa ao mobilizar recursos, decisões e esquemas para realização da tarefa. Diante dessa perspectiva, o objetivo principal deste trabalho foi elaborar um material didático empregando estudo de casos e situações-problema sobre compostos carbonilados, para utilização na disciplina de Química Orgânica, em curso de graduação. A metodologia empregada neste estudo focalizou a abordagem qualitativa, com delineamento de investigação exploratória e de pesquisa metodológica. Por meio de análise em livros e artigos foram selecionadas as temáticas viáveis para serem transformadas em narrativas ou problemas e formulá-las de acordo com critérios divulgados na literatura. Posteriormente, foi desenvolvido o texto integrador seguido de outros atributos com a finalidade de oferecer algum tipo de contexto a temática. Após, o material proposto foi avaliado por docentes da área de Química Orgânica, considerando sua viabilidade para o ensino e aprendizagem de mecanismos de reação de compostos carbonilados. Os resultados evidenciam que foi possível transformar o conteúdo de carbonilados em casos e situações-problema e que esses podem ser uma alternativa às formas tradicionais de ensinar, provocando um método mais investigativo de ensino e aprendizagem enquanto situa o conteúdo de aprendizagem em contextos relevantes e reais da profissão. Depreende-se que as dimensões pedagógicas e de conhecimento específico ficam mais articuladas, motivando a diversidade metodológica e a construção do conhecimento de Química Orgânica na Educação Superior.
Abstract: Case studies are narratives used as a teaching method, which give the student an active role in learning and which develop their ability to solve problems, bringing the content closer to real professional contexts. Similarly, the problem situations are characterized as a didactic proposal in which the subject carries out a precise learning by mobilizing resources, decisions and schemes to carry out the task. In view of this perspective, the main objective of this work was to develop a didactic material using case studies and problem situations about carbonyl compounds, for use in the discipline of Organic Chemistry, in an undergraduate course. The methodology used in this study focused on the qualitative approach, with an outline of exploratory and methodological research. Via analysis in books and articles, viable themes were selected to be transformed into narratives or problems and formulated according to criteria published in the literature. Subsequently, the integrative text was developed followed by other attributes in order to offer some kind of context to the theme. Afterwards, the proposed material was evaluated by professors in the area of Organic Chemistry, considering its feasibility for teaching and learning reaction mechanisms of carbonyl compounds. The results show that it was possible to transform the content of carbonylates into problem cases and situations and that these can be an alternative to traditional ways of teaching, causing a more investigative method of teaching and learning, while placing the learning content in relevant and real contexts of the profession. It appears that the pedagogical and specific knowledge dimensions are more articulated, motivating the methodological diversity and the construction of Organic Chemistry knowledge in Higher Education.
Palavras-chave: Estudo de caso
Situação-problema
Compostos carbonilados
Case study
Problem situation
Carbonyl compounds
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química (Mestrado)
Citação: Nebesnik, Kellyn Maria. DESENVOLVIMENTO DE CASOS E SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO SUPERIOR. 2020. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1602
Data de defesa: 21-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Química Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO KELLYN MARIA NEBESNIK.pdfKELLYN MARIA NEBESNIK2,46 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.