Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1559
Tipo do documento: Dissertação
Título: CARTILHA DE INOVAÇÃO TECNÓLOGICA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Título(s) alternativo(s): Technological Innovation Primer for Education professionals
Autor: NASCIMENTO, FLAVIANE MUGNOL DO 
Primeiro orientador: Bonini, Juliana Sartori
Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo apresentar algumas metodologias inovadoras, com intuito de contribuir positivamente com os processos educacionais do ensino da inovação tecnológica, considerando esses processos inovativos desde o seu surgimento até os mais variados desdobramentos. Assim, essa pesquisa propõe práticas que visam incentivar metodologias inovadoras para o ensino da inovação tecnológica, sintetizando essas atividades em uma Cartilha. Como método foi usado a metodologia qualitativa descritiva, bibliográfica e documental. Em relação à revisão de literatura buscaram-se delineamentos metodológicos que apresentassem formatos viáveis para a construção de métodos e técnicas educacionais inovadores, tendo em vista o ensino da inovação tecnológica. Nesse sentido, como conclusão é possível perceber o trabalho educacional sob outro ponto de vista, sugerindo práticas que incentivem as atividades voltadas para a inclusão de metodologias inovadoras no ambiente escolar. O resultado final dessa Dissertação foi uma Cartilha, que poderá servir como diretriz para outros trabalhos pedagógicos.
Abstract: This dissertation aims to present some innovative methodologies, in order to contribute positively to the educational processes of teaching technological innovation, considering these innovative processes from their emergence to the most varied developments. Thus, this research proposes practices that aim to encourage innovative methodologies for teaching technological innovation, summarizing these activities in a booklet. As a method, the descriptive, bibliographic and documentary qualitative methodology was used. In relation to the literature review, methodological designs were sought that presented viable formats for the construction of innovative educational methods and techniques, with a view to teaching technological innovation. In this sense, as a conclusion, it is possible to perceive educational work from another point of view, suggesting practices that encourage activities aimed at including innovative methodologies in the school environment. The final result of this Dissertation was a Primer, which may serve as a guideline for other pedagogical works.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Metodologias
Inovação Tecnológica
School environment
Methodologies
Technological Innovation
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Exatas e de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)
Citação: NASCIMENTO, FLAVIANE MUGNOL DO. CARTILHA DE INOVAÇÃO TECNÓLOGICA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. 2020. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1559
Data de defesa: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Flaviane Mugnol do Nascimento.pdfDissertação - Flaviane Mugnol do Nascimento23,7 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.