???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1541
Tipo do documento: Dissertação
Título: PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE LENDAS E MITOS GUARAPUAVANOS: TECENDO FIOS DIALÓGICOS
Título(s) alternativo(s): READING AND WRITING PRACTICES OF GUARAPUAVAN LEGENDS AND MYTHS: WEAVING DIALOGICAL YARNS
Autor: Marchioro, Marina Zvierzikovski 
Primeiro orientador: Angelo, Cristiane Malinoski Pianaro
Resumo: Esta dissertação aborda as práticas de leitura e de escrita de lendas e mitos de Guarapuava, desenvolvidas por alunos de um 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da região Central do Paraná. A investigação parte do pressuposto de que a leitura e a produção escrita dos gêneros lendas e mitos favorecem ao aluno conhecer a cultura e a história local, bem como lhe permitem interagir com os enunciados que circulam socialmente, de maneira a aperfeiçoar as suas práticas de uso da língua. Com base no referencial teórico do dialogismo do Círculo de Bakhtin e dos pressupostos da Linguística Aplicada do Brasil, no que se refere à leitura e à escrita e reescrita de textos, objetivou-se analisar os princípios dialógicos constitutivos das práticas discursivas de leitura e de produção escrita dos gêneros mitos e lendas, realizadas pelos alunos. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada nos princípios da pesquisa-ação, os quais orientaram a produção e implementação da sequência didática “Lendas e mitos de Guarapuava: meu lugar, minha história” no contexto investigado. Os resultados demonstram que as práticas de leitura e de escrita de lendas e mitos colaboram para que o aluno expanda a compreensão acerca do contexto sócio-histórico-cultural em que se encontra inserido, como também amplie o domínio do uso da língua e da linguagem, constituindo-se como sujeito leitor e produtor de textos, valorativo, crítico e criativo.
Abstract: This thesis covers reading and writing practices of legends and myths from Guarapuava, produced by a seventh-grade class students from a public school in the central region of Paraná. The investigation starts from the assumption that reading and writing production of legends and myths helps the student to get to know local culture and history, as well as allows the student to interact with utterances that circulate socially, in order to improve their language usage practices. Based on the theoretical framework of dialogism from the Bakhtin Circle, and on the assumptions of Applied Linguistics in Brazil, regarding to reading and writing and rewriting of texts, it aims at analyzing the constitutive dialogic principles of discursive practices of reading and writing practices of legends and myths carried out by the seventh-grade class students. Methodologically, a qualitative research was developed, based on the princi- ples of action research, which guided the production and implementation of the didactic sequence “Lendas e mitos de Guarapuava: meu lugar, minha história” in the context of the seventh-grade. The results demonstrate that reading and writing practices of legends and myths collaborate to the student in expanding the understanding about the socio-historical-cultural context in which he/she is inserted, as well as developing the use of language, constituting itself as a reader and producer as an evaluative and critical reader as well as a creative producer.
Palavras-chave: Dialogismo
Leitura e produção escrita
Gêneros discursivos mitos e lendas
Ensino Fundamental
Pesquisa-ação
Dialogism
Reading and writing production
Discursive genres myths and legends
Elementary school
Action research
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Letras de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado)
Citação: Marchioro, Marina Zvierzikovski. PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE LENDAS E MITOS GUARAPUAVANOS: TECENDO FIOS DIALÓGICOS. 2020. 272 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1541
Data de defesa: 7-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO MARINA MARCHIORO.pdfMARINA ZVIERZIKOVSKI MARCHIORO16,95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.