Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1530
Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTUDO SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO. ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO COLÉGIO SANTO ANTONIO EM PINHÃO – PR
Autor: Chimanski, Ane Carolina 
Primeiro orientador: Velozo, Emerson Luís
Resumo: O presente estudo pauta-se na análise das ações desenvolvidas pela Equipe Multidisciplinar constituída na rede estadual de ensino do Paraná, através do departamento da Diversidade - DEDI da Secretaria Estadual de Educação - SEED, bem como na interpretação de diálogos entre os participantes que fizeram parte da equipe no ano de 2018 no Colégio Estadual Santo Antonio. Este colégio está situado no município de Pinhão, região centro-oeste do estado, localizado a 300 km da capital, Curitiba. As Equipes Multidisciplinares foram instituídas nas escolas e nos Núcleos Regionais no ano de 2006, como o objetivo de promover atividades pedagógicas para valorização da cultura indígena e africana e oferecer formação continuada a professores (as) e agentes educacionais sobre a história e cultura desses povos. A equipe Multidisciplinar apresenta-se como uma política educacional de estado com a intenção de ressignificar e valorizar a cultura africana e indígena por meio de formação de professores (as), pautada nos preceitos legais que visam uma educação mais plural, tolerante as diferenças e principalmente antirracista. As ações pedagógicas orientadas pelas equipes multidisciplinares devem contribuir para que os alunos e alunas negros (as) e indígenas vejam de maneira positiva a luta de seus povos, reconhecendo a contribuição que seus antepassados deixaram como resultado para uma nação mais rica e identitária. Os objetivos desta pesquisa foram: 1) Conhecer quais as ações desenvolvidas pela equipe para valorização da cultura Afro-Brasileira; 2) Entender a importância da atuação da Equipe Multidisciplinar frente as questões Étnico-Raciais no contexto escolar; 3) Compreender como os conceitos de raça e preconceito são abordados pelos membros da equipe e qual o significado destes conceitos em suas narrativas. Para compreender o processo formativo e os resultados das ações da equipe Multidisciplinar, este estudo norteou-se pela ciência interpretativa de Geertz (1989), na intenção de compreender significados atribuídos pelos participantes no que diz respeito aos conceitos que envolvem cultura, preconceito e diversidade étnico-racial. A análise dos dados, permitiu identificar que a formação contínua de professores precisa ser intensificada com ampliação de carga horária de modo a permitir maiores flexões em torno do histórico e implicações sociais quecompreendem a diversidade étnico-racial no Brasil, bem como trazer à pauta reflexões sobre a necessidade de posicionamento ético que efetive uma educação antirracista para nossos alunos, alunas e para a sociedade.
Abstract: For many centuries Brazil promoted a excluding development, the reinvidications and the social manifestations lead by anti-slavery and indigenous moviments resulted in the homologation of the law 10.639/2003 and later the law 11.645/2008 The first law predicts the obrigation of teaching the Afro-Brazilian History and Culture in the private and public schools of the country, and in every discipline of the curriculum, specially in the areas of Artistic education, History and Literature The law objective is to bring knowledgement to the students, the black fight history, their contribution to the culture and their participation in social, politic and economic dimensions, which impacted directly in Brazil development In March 2008, is published the law number 11.645, which alters the law number 9.394/96 and modifies the law number 10.639, including the teaching the Afro-Brazilian and Indigenous Culture as mandatory in the institutes curriculum, promoting the discussion around the Indigenous Culture. in 2006, the Parana State Council of Education CEE approves the Deliberation of number 04, that institutes complementary norms to the National Curricular Guidelines for the education of the Racial Ethnic Relations. The same year, through the Education of the State Secretary (SEED) and Education Superintendence (SUED), it was approved the Instruction number 017/2006, which instructs about the teaching of the Racial Ethnic Relations and the History of Afro-Brazilian Culture in establishments of public education of Parana state. In 2010 it was published the Resolution number 3.399/2010, which regulates the composition and working of the Multidisciplinary Teams in the state teaching establishments, Regional Centers and associated institutes. This study is based on the consideration of this legislations and the multidisciplinary team effectivation, with the intention of interpret how this educational practices are understood in the school context. Initially through the analysis of theoretic referential related to the thematic, legislation, deliberations and orientations. In a second moment it is going to be described the results of the field research, composed by participant observation, field diary, questionnaires and interviews, carried out together with the members who took part in the Multidisciplinary Team in the 2018 year in the Santo Antonio State School. The objectives of this research were: 1) To know which actions developed by the team to appreciation of the Afro-Brazilian and Indigenous Culture; 2) To understand the importance of the Multidisciplinary Team actuation against the Racial Ethnic questions in the school context; 3) To comprehend how the concept of the culture and black identity is approached by the members of the team and what is the meaning of this concepts assigned for them in their narratives. The school has a fundamental roll in the cultural formation, the Multidisciplinary team contributes to the envolviment of the educational agents in the discussions around the ethnic-racial questions in this context The relevance of this study is caracterized by the necessity of undestand this teams as a discussion space and knowledge production, enabling the reader to identify his acting as a fundamental part in the cultural production inside the school community.
Palavras-chave: Cultura
Diversidade
Equipe Multidisciplinar
Relações Étnico-Raciais.
Culture
DiversityEthnic-Racial Relations
Multidisciplinary Teamns
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Chimanski, Ane Carolina. ESTUDO SOBRE AS QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO. ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DO COLÉGIO SANTO ANTONIO EM PINHÃO – PR. 2020. 88 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1530
Data de defesa: 10-Ago-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ane Carolina Chimanski - dissertação final.pdfAne Carolina Chimanski846,62 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.