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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Deixe para os meninos”: Gênero e desistência na ciência e na tecnologia
Autor: Oliveira, Valeria Aparecida Monteiro de 
Primeiro orientador: Klanovicz, Luciana Rosar Fornazari
Resumo: Esta dissertação é uma reflexão sobre as relações de gênero e suas implicações no processo de desistência de estudantes em cursos de engenharias e tecnologias, partindo do pressuposto de que as análises sobre essas questões podem contribuir para fundamentar intervenções educacionais relacionadas às mulheres em espaços da educação tecnológica. O objetivo da pesquisa foi compreender o trajeto subjetivo de desistências de mulheres em cursos de Engenharias (Civil e Mecânica) e Tecnologias (de Sistema para a Internet e de Manutenção Industrial), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Guarapuava. A pesquisa se inscreve no campo teórico-metodológico interdisciplinar, tecendo uma leitura qualitativa tendo o gênero como categoria analítica. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas e aplicação de questionários a ex-estudantes de cursos de engenharias e tecnologias da universidade. Os dados sobre desistências e reprovações foram organizados a partir do Sistema de Registro Acadêmico da UTFPR. Os resultados apontam que as trajetórias das ex- estudantes estão atravessadas pelas relações de gênero em todo o percurso acadêmico, até a desistência. As escolhas dos cursos de graduação foram motivadas pelas influências familiares, por questão econômica e por motivação própria. No processo de permanência, vivenciaram constrangimentos ligados ao gênero, dificuldades relacionadas às reprovações nas disciplinas com fundamentos matemáticos e adoecimento emocional. As desistências ocorreram por diversos motivos, entre eles a distância da família, repetidas reprovações e dificuldade de adaptação à universidade, e embora há evidencias de que as relações de gênero dificultam a permanência das estudantes entrevistadas, não houve relato de que as mesmas desistiram por conta delas. Os dados ainda mostraram alto índice de reprovação e desistência dos/as estudantes nos primeiros três semestres da graduação, evidenciando que as dificuldades de permanência estão tanto para elas como para eles. Essas constatações apontam para a necessidade de redimensionamento da atuação institucional ligada ao atendimento educacional relacionado à metodologia de ensino, a mudanças relacionais na instituição e ao combate à discriminação de gênero no que diz respeito ao mundo da graduação nas Engenharias e Tecnologias.
Abstract: This essay is a reflection upon gender relations and its implications on permanence and dropout rates in Engineering and Technology courses, considering analyses on this issue could contribute to settle educational policies regarding women in technological education spaces. The objective in this research was to understand the subjective path of women’s permanence and giving up on Mechanical and Civil Engineering and in Technology courses, namely Systems for the Internet and Industrial Maintenance, in Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, on the Guarapuava campus. The research is inscribed within the methodological multidisciplinary theoretic field, featuring the theoretic angle of gender as analytical category. For the data collection there were used themed interviews and questionnaires as procedure, applied to former female students in the Engineering and Technological courses from the University. The data on dropout and grade retention used for the analysis were gathered from accessing the UTFPR Academic Registry System. Results indicate the trajectories of former female students are crossed with gender relations all throughout the academic path until giving in. The choice on graduation course incentivized by family influence, economic issues and by their own motivation. In their permanence, they lived embarrassing situation from so-called jokes related to gender, difficulties related to grade retention in math based classes and emotional illness. Dropping out occurred on diverse reasons, among these, falling ill, homesickness, repeated failing, difficulty adapting to the university. And, even though there is evidence gender relations hindered the interviewed students permanence, there wasn't reporting they dropout on this basis The data still pointed out high figures on grade retention and dropping out in the first three semesters of graduation, shows difficulty adapting to both males and females. Such findings may contribute to rescaling institutional efforts towards teaching methodology, educational support programs, gender discrimination regarding Engineering and Technology.
Palavras-chave: Ciência e Tecnologia
Gênero
Desistência na graduação
Ensino Superior
Subjetividade
Science and Technology
Gender
Undergraduate Dropout
Higher Education
Subjectivity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Oliveira, Valeria Aparecida Monteiro de. “Deixe para os meninos”: Gênero e desistência na ciência e na tecnologia. 2019. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1519
Data de defesa: 24-Set-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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