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Tipo do documento: Dissertação
Título: O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS PARA O RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES INDÍGENAS DA ESCOLA ARANDU MIRI DA ALDEIA RIO D’AREIA - INÁCIO MARTINS - PR
Autor: Chaves, Jucelly Sheila 
Primeiro orientador: Matos, Raquel Dorigan de
Resumo: As políticas de reconhecimento para os povos indígenas são maneiras de remediar as diversas formas de injustiça atribuídas a essa população como meio de saldar uma dívida histórica. A política educacional indígena é pautada pelo reconhecimento e pela valorização da diversidade étnica, representada pelos mais de duzentos povos somando-se quase um milhão de indígenas em território brasileiro. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar as ações e programas da política nacional de educação escolar indígena, sob a perspectiva do reconhecimento econômico, social, político e emocional, de professores indígenas da Escola Estadual Arandu Miri na aldeia Rio D’Areia do município de Inácio Martins-PR. A Teoria do Reconhecimento baseada nos escritos de Nancy Fraser e José Henrique de Faria, permitiu analisar as políticas educacionais indígenas que se revelam por meio de ações e programas apoiados pelo Ministério da Educação (MEC), e, propostos pelas Secretarias Estaduais de Educação (SEED), organizações não governamentais e universidades. Tais projetos, devem visar, o investimento na formação inicial e continuada dos profissionais de educação indígena, estimular a produção e publicação de material didático, e, divulgar para a sociedade, a existência da diversidade étnica, linguística e cultural no país. Os procedimentos metodológicos utilizados são de abordagem do tipo qualitativa e incluem vários instrumentos de análise como diário de campo, entrevistas e documentos oficiais que se iniciaram em janeiro de 2018 até novembro de 2019, baseado na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011). Assim, foi possível perceber que nas últimas décadas, houve avanços significativos ao que se refere a legislação, porém, falta a consolidação da mesma, a fim de que o proposto na lei se materialize nas escolas indígenas. Observou-se que a concretude das políticas educacionais indígenas, na visão dos professores sujeitos da pesquisa, poderia trazer reconhecimento. Porém, a consolidação dessas políticas depende do investimento na educação, mas a sua ausência revela o desrespeito e não reconhecimento que causam frustrações as quais puderam ser observadas nas diferentes formas de viabilização para a efetivação dessas políticas.
Abstract: Recognition policies for indigenous peoples are ways to make amend the various forms of injustice attributed to this population as a means of paying off a historical debt. The Brazilian Indigenous Educational Policy is based on the recognition and appreciation of ethnic diversity, and represents almost one million indigenous people in Brazil. Thus, this study aims to analyze the actions and programs of the National Policy of Indigenous Education from the perspective of economic, social, political and emotional recognition of indigenous teachers of Arandu Miri State School in the indigenous village Rio D'Areia of the county of Inácio Martins, State of Paraná. The Theory of Recognition based on the writings of Nancy Fraser and José Henrique de Faria, allowed to analyze the indigenous educational policies that are put forward through actions and programs supported by the Ministry of Education (MEC), and proposed by the State Departments of Education (SEED), non-governmental organizations and universities. Such projects should aim to invest in the initial and continuing formation of indigenous education professionals, to foster the production and publication of didactic material, and disseminate the existence of ethnic, linguistic and cultural diversity in Brazil. The methodological procedures used are qualitative approach such as field diary, official documents and interviews that began from January 2018 to November 2019, based on content analysis by Laurence Bardin (2011). Therefore, it was possible to perceive that in recent decades, there have been significant advances in terms of legislation, but its consolidation is lacking, so that what is proposed in the law materializes in indigenous schools. It was observed that the materiality of indigenous educational policies could bring recognition, in the view of this research teachers. However, the consolidation of these policies depends on investment in education, but their absence reveals the disrespect and non-recognition that cause frustrations that could be observed in the different forms of viability for the implementation of these policies.
Palavras-chave: Política Educacional Indígena
Aldeia Rio D’Areia
Reconhecimento
Indigenous Educational Policy
Recognition
Rio D’Areia Village
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Saúde de Irati
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado Interdisciplinar)
Citação: Chaves, Jucelly Sheila. O PAPEL DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS PARA O RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES INDÍGENAS DA ESCOLA ARANDU MIRI DA ALDEIA RIO D’AREIA - INÁCIO MARTINS - PR. 2019. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário - Mestrado Interdisciplinar) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati-PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1513
Data de defesa: 17-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Mestrado)

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