Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1502
Tipo do documento: Dissertação
Título: O USO DAS TECNOLOGIAS APRESENTADAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DISTRIBUÍDO AOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM CURITIBA E REGIÃO
Título(s) alternativo(s): THE USE OF TECHNOLOGIES PRESENTED IN THE TEXTBOOK OF HISTORY DISTRIBUTED TO STUDENTS OF PUBLIC AND PRIVATE SCHOOLS IN CURITIBA AND REGION
Autor: LIPINSKI, HEITOR ALEXANDRE TREVISANI 
Primeiro orientador: Germinari, Geyso Dongley
Resumo: A presente pesquisa trata do uso das tecnologias indicadas no material didático de história e aplicadas em sala de aula, observando sua relevância no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para isso, tomou-se o cuidado em verificar os recursos disponíveis na escola, o livro didático utilizado e uma entrevista com o docente a fim de perceber suas impressões em relação ao uso dessas indicações no processo de construção do conhecimento. Fundamentamos a relevância da pesquisa para a academia, bem como buscamos respostas em teóricos sobre o uso das tecnologias no âmbito cultural, social e profissional, que normalizam esses recursos no dia a dia. Com as respostas obtidas, percebe-se que o uso do manual do professor é pouco utilizado como referência para o plano de aula, apesar de ainda assim, haver inserção de recursos múltiplos de tecnologia em sala de aula, o que garante maior engajamento e interação dos estudantes, aumentando os ganhos de conhecimento. O mesmo não pode ser visto na escola pública, por fatores estruturais que perduram na deterioração do sistema no Brasil. No momento em que o mundo passa por uma reconfiguração social em meio a uma pandemia causada pela Covid-19, percebe-se a escassez de inserção tecnológica dos estudantes e professores brasileiros, forçando governos estaduais e editoras a correr contra o tempo para manter o conhecimento em transmissão. Assim, o uso das tecnologias indicadas no livro didático faz parte de um princípio de mudanças no comportamento educacional brasileiro e que necessitam ter seus resultados analisados quanto à sua utilização, no intuito de futuras implementações e ampliações, transcendendo, assim, o limiar do conhecimento e das fronteiras tecnológicas.
Abstract: This research delas with the use of Technologies indicated in the didactic material of history and applied in the classroom, observing their relevance in the teaching learning processo f students. To this end, care was taken to check the resources avaiable at school, the textbook used and an interview with the teatcher in order to perceive his impressions regarding the use of these indications in the knowledge construction process. We substentiate the relevance of research to academia, as well as seek answers from theorists on the use of Technologies in the cultural, social and professional spheres, which normalize these resources on a daily basis. With the answers from theorists on the use of Technologies in the cultural, social and professional spheres, which normalize these resources on a daily basis. With the answers obtained, it is clear that the use of the teacher’s manual is little uses as a reference for the lesson plan, although even so, multiple technology resources are inserted in the classroom, which ensures greater engagement and interaction. Students, increasing knowledge gains. The same cannot be seen in public schools, due to structural factors that persist in the deterioration of the system in Brazil. At a time when the worl is going through a social reconfiguration in the midst of a pandemic caused by Covid-19, there is a lack of technological insertion for brazilian students and teachers, forcing state governments and publishers to run out of time to maintain knowledge in tranmission. Thus, the use of the Technologies indicated in the textbook is parto of principle of changes in Brazilian educacional behavior and which needs to have its results analyzes in terms of their use, with a view to future implementations and extensions, thus transcending the threshold of knowledge and technological frontiers.
Palavras-chave: Educação
Tecnologia
Livro didático
História
Education
Technology
Textbook
History
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: LIPINSKI, HEITOR ALEXANDRE TREVISANI. O USO DAS TECNOLOGIAS APRESENTADAS NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DISTRIBUÍDO AOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM CURITIBA E REGIÃO. 2020. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1502
Data de defesa: 7-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Heitor_Lipinski_.pdfDissertação - HEITOR ALEXANDRE TREVISANI LIPINSKI2,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.