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Tipo do documento: Dissertação
Título: A MEMÓRIA MATERNAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CULTURAL DO SUJEITO SEM TERRA: UM ESTUDO NO ACAMPAMENTO HERDEIROS DA TERRA DE 1º DE MAIO
Título(s) alternativo(s): Memory in the cultural formation process of Landless Subjects: a study conducted at the “Herdeiros da Terra of May 1st” settlement
Autor: PINHEIRO, LUANA PIRES 
Primeiro orientador: Cardozo, Poliana Fabíula
Resumo: O presente estudo aborda a memória e seus processos educativos informais na constituição da identidade cultural do sujeito Sem Terra, encaminhando o debate especificamente para os sujeitos do Acampamento Herdeiros da Terra de 1o de Maio no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR. Assim o foco da pesquisa baseia-se no processo de transmissão das memórias maternais a partir da informalidade, dispondo como campo de estudo o acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Portanto, o trabalho irá abordar as memórias maternais como uma fonte de transmissão de conhecimento, visto que os saberes informais são considerados tão importantes quanto os saberes científicos aprendidos na escola, pois, são diversos os espaços que contribuem para a formação integral dos sujeitos. Trazendo como objetivos compreender os processos educativos das memórias na construção da identidade cultural dos sujeitos Sem Terra, reconhecendo as memórias maternais como um processo educativo parte do patrimônio local do município e parte integrante da identidade cultural da comunidade dos trabalhadores rurais Sem Terra. Sendo Rio Bonito do Iguaçu um município com vasto território de assentamentos e acampamentos do MST e possuindo escolas que carregam a ideologia dos que vivem no campo o estudo torna-se relevante para buscar compreender como as memórias transformam-se em processos educativos que mantém viva a tradição dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e de sua própria identidade cultural. Foram abordados para a construção do texto conceitos sobre memória, construção de identidade cultural, saberes informais e patrimônio cultural favorecendo autores dedicados aos assuntos mencionados. A partir de uma abordagem etnográfica e qualitativa buscando revelar detalhes da vida cotidiana da comunidade, assim realizaram-se entrevistas com mulheres que presenciaram a realidade dentro do acampamento, levantando assuntos como a importância do MST em sua trajetória de vida, o amor pela terra, a motivação para a chegada ao acampamento e o legado que elas pretendem deixar aos filhos e filhas. Assim compreendendo a importância da transmissão das memórias maternais ao longo da vida. Os resultados das entrevistas demonstraram que o legado que as mães pretendem deixar a seus filhos e filhas através das memórias, é acima de tudo o amor pela terra, o respeito pela natureza e os animais e o reconhecimento que o MST tem para suas famílias, ainda o fato de desfrutarem da liberdade que o campo lhes proporciona.
Abstract: The present study addresses memory and its informal educational processes in the constitution of the cultural identity of the Sem Terra subject, directing the debate specifically to the subjects of the Herdeiros da Terra Camp of 1o de Maio in the municipality of Rio Bonito do Iguaçu / PR. Thus, the research focus is based on the process of transmitting maternal memories based on informality, with the camp of the Landless Rural Workers Movement as a field of study. Therefore, the work will address maternal memories as a source of knowledge transmission, since informal knowledge is considered as important as scientific knowledge learned at school, since there are several spaces that contribute to the integral formation of subjects. Bringing as objectives to understand the educational processes of memories in the construction of the cultural identity of Sem Terra subjects, recognizing maternal memories as an educational process part of the local heritage of the municipality and an integral part of the cultural identity of the community of rural landless workers. As Rio Bonito do Iguaçu is a municipality with a vast territory of MST settlements and camps and having schools that carry the ideology of those who live in the countryside, the study becomes relevant to seek to understand how memories become educational processes that keep the tradition of rural workers and their own cultural identity. Concepts about memory, construction of cultural identity, informal knowledge and cultural heritage were addressed for the construction of the text favoring authors dedicated to the mentioned subjects. From an ethnographic and qualitative approach seeking to reveal details of the community's daily life, interviews were conducted with women who witnessed the reality inside the camp, raising issues such as the importance of the MST in their life trajectory, love for the land, the motivation for arriving at the camp and the legacy they intend to leave to their sons and daughters. Thus understanding the importance of transmitting maternal memories throughout life. The results of the interviews showed that the legacy that mothers intend to leave to their sons and daughters through memories, is above all the love for the land, the respect for nature and animals and the recognition that the MST has for their families, even the fact that they enjoy the freedom that the countryside gives them.
Palavras-chave: Memória
Identidade Cultural
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Patrimônio Cultural
Educação informal
Memory
Cultural Identity
Landless Rural Workers Movement
Cultural heritage
Informal education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: PINHEIRO, LUANA PIRES. A MEMÓRIA MATERNAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CULTURAL DO SUJEITO SEM TERRA: UM ESTUDO NO ACAMPAMENTO HERDEIROS DA TERRA DE 1º DE MAIO. 2020. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1495
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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