Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1494
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorANDRADE, KARINA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2641248512724297por
dc.contributor.advisor1Cardozo, Poliana Fabíula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1834607520455691por
dc.date.accessioned2021-04-03T03:33:39Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationANDRADE, KARINA. TDIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GUARAPUAVA-PR. 2020. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1494-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou apresentar como fenômenos associados as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm modificado as configurações sócio-culturais e consequentemente o cenário educacional, com foco no processo de alfabetização. Inspirando-se em constatações empíricas do contexto escolar, bem como das mudanças associadas ao universo cibercultural, pretendeu responder: Quais as características da alfabetização no século XXI, tendo em vista o uso das TDIC? A partir desta problemática, o objetivo geral da pesquisa centrou-se em analisar como os usos das TDIC refletem no resultado avaliativo final do processo de alfabetização dos estudantes, numa turma de 1o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Guarapuava-PR. A investigação teve natureza qualitativa e caráter exploratório, na qual realizou-se um estudo de caso histórico- organizacional, permeado pelos desafios educacionais contemporâneos, dialogando com políticas educacionais que contemplam tanto a alfabetização quanto as tecnologias. Logo, os objetivos específicos centraram-se em: discutir sobre as marcantes mudanças associadas às técnicas e as TDIC na pós- modernidade, pontuar as principais metodologias utilizadas na alfabetização brasileira, identificar como as TDIC estão sendo usadas e/ou repelidas no Ensino Fundamental Anos Iniciais e relacionar o resultado avaliativo final sobre o nível de alfabetização dos estudantes, com o contato que estes tiveram com as TDIC. Desta forma, sua aplicação dispôs da abordagem mista, com perspectiva qualitativa e quantitativa em Creswell (2003), além da análise do conteúdo, segundo Bardin (2010), pois os dados referem-se aos resultados avaliativos finais que os estudantes da turma analisada obtiveram em 2019, sobre o nível de alfabetização, em correlação à apreesão de seus responsáveis sobre o contato que estes possuem com as TDIC, envolvendo também, a visão de professores responsáveis pela alfabetização e pela disciplina de informática educativa da dada escola, a fim de ampliar a visão sobre o fenômeno. Os resultados almejados foram demonstrar teórica e empiricamente como as TDIC delineiam novas perspectivas sociais, principalmente à infância que se alfabetiza na contemporaneidade, a geração alpha. Neste sentido, constatou-se que as que alfabetização projeta-se no século XXI, com profundas marcas do século XX em suas formulações. Todavia, levou 80% dos estudantes a chegar ao nível alfabético, conforme a avaliação interna qua a escola adotou em 2019. Quase 90% dos estudantes participantes do estudo, possuíam contato diário ao celular, entre 0 e 4 horas, em suas casas, enquanto na escola, menos de 5% do direcionamento de atividades do ano letivo foram integradas às TDIC, revelando um extremo distânciamento que estes estudantes têm com as tecnologias na fase de alfabetização, omitindo ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, demandas de ensino atuais e futuras.por
dc.description.abstractThis research sought to present how phenomena associated with Digital Information and Communication Technologies (DICT) have modified the socio- cultural configurations and consequently the educational scenario, focusing on the literacy process. Inspired by empirical findings from the school context, as well as from the changes associated with the cybercultural universe, he intended to answer: What are the characteristics of literacy in the 21st century, considering the use of TDIC? Based on this problem, the general objective of the research was to analyze how the uses of TDIC reflect on the final evaluative result of the students' literacy process, in a class of 1st year of Elementary School, from a public school in the city of Guarapuava- PR. The investigation had a qualitative nature and an exploratory character, in which a historical-organizational case study was carried out, permeated by contemporary educational challenges, dialoguing with educational policies that contemplate both literacy and technologies. Therefore, the specific objectives were focused on: discussing the marked changes associated with techniques and DICT in postmodernity, punctuating the main methodologies used in Brazilian literacy, identifying how DICT are being used and / or repelled in Elementary School Years Initials and relate the final evaluation result on the students' literacy level, with the contact they had with the TDIC. Thus, its application used the mixed approach, with a qualitative and quantitative perspective in Creswell (2003), beyond content analysis, according to Bardin (2010), as the data refer to the final evaluative results that the students of the analyzed class obtained in 2019, on the level of literacy, in correlation to the vision of their parents about the contact that students had with the DICT, also involving the view of teachers responsible for the literacy and the educational informatics discipline of the given school, in order to broaden the view about the phenomenon. The desired results were to demonstrate theoretically and empirically how DICT delineate new social perspectives, especially the childhood that is literate in contemporary times, the alpha generation. In this sense, it was found that literacy are projected in the 21st century, with profound marks of the 20th century in their formulations. Even so, near 80% of the students to reach the alphabetical level, according to the internal evaluation that the school adopted in 2019. Almost 90% of the students participating in the study had daily contact on their cell phones, between 0 and 4 hours, at home, while at school, less than 5% of the targeting of activities in the school year were integrated into DICT, revealing an extreme distance that these students have with the technologies in the literacy phase, omitting the Elementary Education Initial Years, current and future teaching demands.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-04-03T03:33:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Karina Andrade.pdf: 5559621 bytes, checksum: f9caac855bc8b2d4f0d9c785bdf2498c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-03T03:33:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Karina Andrade.pdf: 5559621 bytes, checksum: f9caac855bc8b2d4f0d9c785bdf2498c (MD5) Previous issue date: 2020-12-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5873/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Karina%20Andrade.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5874/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Karina%20Andrade.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TDIC)por
dc.subjectGeração Alphapor
dc.subjectEnsino Fundamental Anos Iniciaispor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectDigital Information and Communication Technologies (DICT)eng
dc.subjectAlpha Generationeng
dc.subjectElementary School Initial Yearseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTDIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GUARAPUAVA-PRpor
dc.title.alternativeDICT in the Literacy Process - Case Study in the Public Education Network of Guarapuava-PReng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Karina Andrade.pdfDissertação - KARINA ANDRADE5,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.