Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1494
Tipo do documento: Dissertação
Título: TDIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GUARAPUAVA-PR
Título(s) alternativo(s): DICT in the Literacy Process - Case Study in the Public Education Network of Guarapuava-PR
Autor: ANDRADE, KARINA 
Primeiro orientador: Cardozo, Poliana Fabíula
Resumo: Esta pesquisa buscou apresentar como fenômenos associados as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm modificado as configurações sócio-culturais e consequentemente o cenário educacional, com foco no processo de alfabetização. Inspirando-se em constatações empíricas do contexto escolar, bem como das mudanças associadas ao universo cibercultural, pretendeu responder: Quais as características da alfabetização no século XXI, tendo em vista o uso das TDIC? A partir desta problemática, o objetivo geral da pesquisa centrou-se em analisar como os usos das TDIC refletem no resultado avaliativo final do processo de alfabetização dos estudantes, numa turma de 1o ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Guarapuava-PR. A investigação teve natureza qualitativa e caráter exploratório, na qual realizou-se um estudo de caso histórico- organizacional, permeado pelos desafios educacionais contemporâneos, dialogando com políticas educacionais que contemplam tanto a alfabetização quanto as tecnologias. Logo, os objetivos específicos centraram-se em: discutir sobre as marcantes mudanças associadas às técnicas e as TDIC na pós- modernidade, pontuar as principais metodologias utilizadas na alfabetização brasileira, identificar como as TDIC estão sendo usadas e/ou repelidas no Ensino Fundamental Anos Iniciais e relacionar o resultado avaliativo final sobre o nível de alfabetização dos estudantes, com o contato que estes tiveram com as TDIC. Desta forma, sua aplicação dispôs da abordagem mista, com perspectiva qualitativa e quantitativa em Creswell (2003), além da análise do conteúdo, segundo Bardin (2010), pois os dados referem-se aos resultados avaliativos finais que os estudantes da turma analisada obtiveram em 2019, sobre o nível de alfabetização, em correlação à apreesão de seus responsáveis sobre o contato que estes possuem com as TDIC, envolvendo também, a visão de professores responsáveis pela alfabetização e pela disciplina de informática educativa da dada escola, a fim de ampliar a visão sobre o fenômeno. Os resultados almejados foram demonstrar teórica e empiricamente como as TDIC delineiam novas perspectivas sociais, principalmente à infância que se alfabetiza na contemporaneidade, a geração alpha. Neste sentido, constatou-se que as que alfabetização projeta-se no século XXI, com profundas marcas do século XX em suas formulações. Todavia, levou 80% dos estudantes a chegar ao nível alfabético, conforme a avaliação interna qua a escola adotou em 2019. Quase 90% dos estudantes participantes do estudo, possuíam contato diário ao celular, entre 0 e 4 horas, em suas casas, enquanto na escola, menos de 5% do direcionamento de atividades do ano letivo foram integradas às TDIC, revelando um extremo distânciamento que estes estudantes têm com as tecnologias na fase de alfabetização, omitindo ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, demandas de ensino atuais e futuras.
Abstract: This research sought to present how phenomena associated with Digital Information and Communication Technologies (DICT) have modified the socio- cultural configurations and consequently the educational scenario, focusing on the literacy process. Inspired by empirical findings from the school context, as well as from the changes associated with the cybercultural universe, he intended to answer: What are the characteristics of literacy in the 21st century, considering the use of TDIC? Based on this problem, the general objective of the research was to analyze how the uses of TDIC reflect on the final evaluative result of the students' literacy process, in a class of 1st year of Elementary School, from a public school in the city of Guarapuava- PR. The investigation had a qualitative nature and an exploratory character, in which a historical-organizational case study was carried out, permeated by contemporary educational challenges, dialoguing with educational policies that contemplate both literacy and technologies. Therefore, the specific objectives were focused on: discussing the marked changes associated with techniques and DICT in postmodernity, punctuating the main methodologies used in Brazilian literacy, identifying how DICT are being used and / or repelled in Elementary School Years Initials and relate the final evaluation result on the students' literacy level, with the contact they had with the TDIC. Thus, its application used the mixed approach, with a qualitative and quantitative perspective in Creswell (2003), beyond content analysis, according to Bardin (2010), as the data refer to the final evaluative results that the students of the analyzed class obtained in 2019, on the level of literacy, in correlation to the vision of their parents about the contact that students had with the DICT, also involving the view of teachers responsible for the literacy and the educational informatics discipline of the given school, in order to broaden the view about the phenomenon. The desired results were to demonstrate theoretically and empirically how DICT delineate new social perspectives, especially the childhood that is literate in contemporary times, the alpha generation. In this sense, it was found that literacy are projected in the 21st century, with profound marks of the 20th century in their formulations. Even so, near 80% of the students to reach the alphabetical level, according to the internal evaluation that the school adopted in 2019. Almost 90% of the students participating in the study had daily contact on their cell phones, between 0 and 4 hours, at home, while at school, less than 5% of the targeting of activities in the school year were integrated into DICT, revealing an extreme distance that these students have with the technologies in the literacy phase, omitting the Elementary Education Initial Years, current and future teaching demands.
Palavras-chave: Alfabetização
Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC)
Geração Alpha
Ensino Fundamental Anos Iniciais
Literacy
Digital Information and Communication Technologies (DICT)
Alpha Generation
Elementary School Initial Years
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: ANDRADE, KARINA. TDIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO – ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE GUARAPUAVA-PR. 2020. 230 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1494
Data de defesa: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Karina Andrade.pdfDissertação - KARINA ANDRADE5,43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.