Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1493
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIPSUCH, GRACIELE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4525956517957424por
dc.contributor.advisor1Lima, Michelle Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326773034222088por
dc.date.accessioned2021-04-03T03:19:03Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.identifier.citationLIPSUCH, GRACIELE. POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): NOVOS (VELHOS) MECANISMOS DE CONTROLE E RESPONSABILIZAÇÃO. 2020. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1493-
dc.description.resumoO objetivo central da presente pesquisa foi investigar as principais alterações nas políticas de avaliação para alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1°, 2° e 3° anos) a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). A problemática central do trabalho foi assim delineada: Quais alterações das políticas de avaliação para alfabetização do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1°, 2° e 3° anos) foram efetivadas a partir da Base Nacional Comum Curricular? O estudo parte da compreensão da política educacional como processo e produto, inserida no campo de disputas e contradições da sociedade capitalista. Estruturou-se o estudo em três capítulos, além da introdução e conclusão: o capítulo 1 contextualiza as políticas de avaliação da Educação Básica no Brasil, a partir da década de 1990, tendo como marco as políticas neoliberais e reforma do Estado. Apresenta a discussão da relação entre o Estado e as políticas educacionais, a prescrição dos organismos internacionais nas políticas educacionais, identificando a configuração das políticas avaliativas brasileiras nas décadas de 1990, 2000, até a atualidade. O capítulo 2 verifica as principais características e alterações no Sistema de Avaliação da Educação Básica a partir da Base Nacional Comum Curricular. Identifica os novos/velhos mecanismos de controle e responsabilização nas políticas de avaliação para a Educação Básica a partir da BNCC, e apresenta o levantamento da produção acadêmica. Por fim, o capítulo 3 investiga nos novos marcos e documentos das políticas para alfabetização após a BNCC, os mecanismos de controle e responsabilização via políticas avaliativas. A pesquisa bibliográfica e documental, partindo do método materialismo histórico-dialético, enfatizou a análise dos documentos das referidas políticas educacionais: 1 - Base Nacional Comum Curricular; 2 - Programa Mais Alfabetização; 3 - Política Nacional de Alfabetização; 4 - Programa Tempo de Aprender. Como resultados, destacam-se: a) a intensificação da adoção dos princípios neoliberais e mercadológicos na educação, defendidos e disseminados pelos organismos internacionais, em que a educação passa a ser regulada e controlada por um Estado-avaliador, que intensifica o papel dos sistemas de avaliação; b) a intensa participação do setor privado na condução da BNCC e nos seus desdobramentos; c) a configuração do Novo SAEB a partir da BNCC coloca ainda mais em destaque esse sistema, priorizando a qualidade educacional, expressa em resultados e índices educacionais; d) a BNCC e as recentes políticas para alfabetização fazem parte do modelo gerencialista na educação, estão intimamente relacionadas com as avaliações em larga escala da alfabetização, e orientam a antecipação da alfabetização, apesar de haver discordância entre os documentos sobre essa questão; e e) o controle com a definição de conteúdos por meio da BNCC e métodos de alfabetização com a PNA; a precarização do trabalho docente, por meio do trabalho voluntário para programas de alfabetização e a responsabilização docente pelos resultados educacionais ainda com mais ênfase ao estabelecer incentivos financeiros por meio do Programa Tempo de Aprender.por
dc.description.abstractThis research had as central aim at investigating the main changes on assessment policies on literacy in Elementary School (1st, 2nd, and 3rd grades) from the Common Base National Curriculum (BNCC, 2017). Central issue in this work was designed as follows: Which changes in assessment policies on literacy in early years of Elementary School (1st, 2nd, and 3rd grades) were made effective from the Common Base National Curriculum. The study starts by understanding the educational policy as a process and product, within a dispute and contradiction field of the capitalist society. It was structured in three chapters, further the introduction and conclusion: chapter 1 contextualizes the assessment policies of Basic Education in Brazil from the 1990s, with the neoliberal and reformation policies as landmark. It presents the discussion on the relation between state and educational policies, prescription of international organizations in educational policies identifying the configuration of Brazilian assessment policies of 1990, 2000 until current ones. Chapter 2 verifies the main characteristics and changes on the Basic Education Assessment System from the Common Base National Curriculum. It identifies new/old control and accountability mechanisms in assessment policies for Basic Education from BNCC, and it also presents the academic production survey. Finally, chapter 3 investigates new landmarks and documents of literacy policies after BNCC, the control and accountability mechanisms though assessment policies. Bibliographic and documental research used historical-dialectical materialism and emphasizes the analysis of documents of educational policies mentioned: 1 - Common Base National Curriculum; 2 - Programa Mais Alfabetização; 3 - Política Nacional de Alfabetização; 4 - Programa Tempo de Aprender. As a result, there are the following highlights: a) intensifying the adoption of neoliberal and market principles in education, advocated and disseminated by international organizations, in which education become regulated and controlled by a valuer-state that makes the role played by the assessment systems more intense; b) intense participation of private sector in leading BNCC and its deployments; c) configuration of New SAEB from the promulgated BNCC and makes this system even more detached by prioritizing educational quality expressed in educational results and indexes; d) BNCC and present literacy policies are part of the management model in education are closely related to large- scale assessments of literacy, also guide the anticipation of literacy, despite the disagreement between documents on this issue; and e) control with definition of content through BNCC and literacy methods with PNA; precarious teaching work by volunteer work for literacy programs and teachers accountability by educational results even more emphasized when establishing financial incentives through the Programa Tempo de Aprender.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-04-03T03:19:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Graciele Lipsuch -.pdf: 1637461 bytes, checksum: 64f156ba2677326bb8986407589bbf1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-03T03:19:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Graciele Lipsuch -.pdf: 1637461 bytes, checksum: 64f156ba2677326bb8986407589bbf1b (MD5) Previous issue date: 2020-11-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5869/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20%20Lipsuch%20-.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5870/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Graciele%20%20Lipsuch%20-.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpor
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educação Básicapor
dc.subjectPolíticas avaliativas para alfabetizaçãopor
dc.subjectMecanismos de Controlepor
dc.subjectResponsabilizaçãopor
dc.subjectCommon Base National Curriculumeng
dc.subjectNational Basic Education Assessment Systemeng
dc.subjectAssessment policies for literacyeng
dc.subjectControl Mechanismseng
dc.subjectAccountabilityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePOLÍTICAS DE AVALIAÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): NOVOS (VELHOS) MECANISMOS DE CONTROLE E RESPONSABILIZAÇÃOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Graciele Lipsuch -.pdfDissertação - GRACIELE LIPSUCH1,6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.