Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1492
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFEY, ANDRÉIA SCHACH-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1846738889365415por
dc.contributor.advisor1Rauen, Margarida Gandara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8196003641649326por
dc.date.accessioned2021-04-03T02:43:34Z-
dc.date.issued2020-07-02-
dc.identifier.citationFEY, ANDRÉIA SCHACH. MUSICISTAS MULHERES E SUA INCLUSÃO EM PRÁTICAS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1492-
dc.description.resumoEsta dissertação, no contexto da linha de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, está embasada na epistemologia feminista e aborda a problemática do androcentrismo na arte (ARCHER, 2012; PERROT, 2007). Os referenciais históricos e teóricos pertinentes ao feminismo incluíram Beauvoir (2009), Lauretis (1987), Hollanda (1994), Scott (1995), Crenshaw (2002, 2004), Louro (2008) e Bourdieu (2012). Dada a reprodução cultural do androcentrismo como resultado do habitus e da violência simbólica, foi realizada pesquisa acerca da visibilidade de nomes por gênero em livros didáticos de Arte do nível Fundamental II. Quatro volumes da coleção Por toda Parte (FERRARI et al., 2015) do 6°, 7°, 8° e 9° anos, distribuídos nas escolas públicas brasileiras por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), foram analisados com o objetivo de verificar se os repertórios priorizam obras produzidas por artistas homens, acarretando a baixa representatividade de mulheres artistas. Cada livro da referida coleção foi analisado através de uma contagem de artistas homens e artistas mulheres ilustrativos das quatro linguagens que compõe a disciplina de Arte: artes visuais, dança, música e teatro. Os dados foram tabulados e os resultados das análises qualitativa e quantitativa revelaram repertórios androcêntricos. O repertório de mulheres artistas nos referidos livros totalizou 11,2% no 6° ano, 19, 5% no 7°, 11,5% no 8 o , e 19,9% no 9o ano. Dada uma ocorrência tão baixa de artistas mulheres e o fato de que a linguagem da música apresenta ainda menor representatividade, foi elaborada uma proposta didática complementar, visando a ampliação do repertório de mulheres musicistas e compositoras. A proposta foi concebida após pesquisa bibliográfica e webográfica de mulheres artistas em linhas do tempo similares às dos conhecimentos de história da arte dos livros analisados. Foram encontradas centenas de compositoras, constatando-se a existência de produção feminina compatível com a masculina em todos os períodos históricos, dentre as quais, cem foram selecionadas para serem incluídas na proposta complementar. O material oferece um recurso para que docentes de arte promovam a inclusão de gênero em suas práticas pedagógicas, dando também visibilidade a musicistas representativas de diversidade étnico-racial.por
dc.description.abstractThis thesis is engaged in the research line of Education, Culture and Diversity, and was produced from the stance of feminist epistemology to address the problem of androcentrism in art (ARCHER, 2012; PERROT, 2007). The historical and theoretical references pertaining to feminism included Beauvoir (2009), Lauretis (1987), Hollanda (1994), Scott (1995), Crenshaw (2002, 2004), Louro (2008), and Bourdieu (2012). Given the premise of the cultural reproduction of androcentrism as a result of habitus and symbolic violence, an investigation about the visibility of names according to gender was conducted in textbooks for the teaching of Art in Middle School. Four volumes of the collection Por toda Parte (FERRARI et al., 2015) for the 6th, 7th, 8th and 9th grades, which are distributed in Brazilian public schools through the National Program of Didactic Books [Programa Nacional do Livro Didático - PNLD], were analyzed with the objective of verifying whether the repertoires emphasize works by male artists, leading to the underrepresentation of women artists. The occurrences of male and women artists who are mentioned to illustrate contents that pertain to the visual arts, dance, music and theatre were counted in each of the four textbooks. The data was charted and the results of the quantitative and qualitative analysis revealed androcentric repertoires. The repertoire of women artists in the aforementioned textbooks amounted to 11,2% in the 6th grade, 19, 5% in the 7th grade, 11,5% in the 8th grade, and 19,9% in the 8th grade. Given such low occurrence of women artists, and the fact that they are the most underrepresented in music contents, a complementary didactic proposal was produced, so as to increase the repertoire of women musicians and composers. The proposal was devised on the basis of a bibliographic and webographic [sic] search of women artists in timelines that are similar to the art history contents in the selected textbooks. Several hundred composers were found, confirming the existence of works by women that are compatible to the production by males in all the historical periods. Due to the need to narrow the amount of sources, one hundred of them were selected to illustrate the complementary material. The proposal offers resources for art teachers to foster gender inclusion in their pedagogical practices, in addition to allowing for the visibility of musicians who represent ethnic and racial diversity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-04-03T02:43:34Z No. of bitstreams: 1 Dissertação final ANDRÉIA SCHACH FEY.pdf: 2582117 bytes, checksum: df8e69be3afa1c9875aafdbf4f058957 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-03T02:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação final ANDRÉIA SCHACH FEY.pdf: 2582117 bytes, checksum: df8e69be3afa1c9875aafdbf4f058957 (MD5) Previous issue date: 2020-07-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5876/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20ANDR%c3%89IA%20SCHACH%20FEY.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5878/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20final%20ANDR%c3%89IA%20SCHACH%20FEY.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAndrocentrismopor
dc.subjectfeminismopor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectgêneropor
dc.subjectdiversidadepor
dc.subjectlivros didáticospor
dc.subjecthistória da Artepor
dc.subjectAndrocentrismeng
dc.subjectfeminismseng
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjectgendereng
dc.subjectdiversityeng
dc.subjecttextbookseng
dc.subjectart historyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMUSICISTAS MULHERES E SUA INCLUSÃO EM PRÁTICAS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.title.alternativeWomen musicians and their inclusion in art practices in middle schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação final ANDRÉIA SCHACH FEY.pdfDissertação - ANDRÉIA SCHACH FEY2,52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.