Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1487
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | GURA, VANDERLÉIA | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5896083671427974 | por |
dc.contributor.advisor1 | Schneckenberg, Marisa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5981450525733302 | por |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T18:34:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.identifier.citation | GURA, VANDERLÉIA. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM ÊNFASE NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - CAMPI GUARAPUAVA E IRATI. 2020. 139 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1487 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a proposta e atuação dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Campi Guarapuava e Irati/PR (2006/2019), a fim de identificar como o conteúdo da formação inicial trata do encaminhamento para o trabalho com a gestão da escola. Para isso, foram contextualizadas as pesquisas efetivadas sobre as políticas de formação inicial de professores com o objetivo de demarcar a especificidade proposta a investigar, e suas possíveis contribuições. O texto apresenta as influências históricas na formação de professores, e a formulação das políticas e a concepção de Estado. Caracteriza-se o processo de formação do gestor escolar no Curso de Pedagogia investigando as políticas públicas de formação de professores. Foi realizado o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia a partir da Resolução CNE/CP no 1, de 15 de maio de 2006 e a transição para a Resolução CNE/CP no 2, de 9 de junho de 2015, que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada. O estudo também conta com a análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), especificamente as Matrizes Curriculares e as Ementas das Disciplinas que tratam da formação do pedagogo para atuar na gestão escolar. Foram realizadas entrevistas com professores dos Cursos de Pedagogia de ambos os campi, a fim de verificar e analisar como a política está sendo recebida, interpretada e posta em prática. Utilizou-se, como referencial teórico-metodológico, a abordagem do Ciclo de Políticas, através dos três primeiros contextos: influência; produção de texto; e prática, possibilitando a interpretação das políticas públicas de formação inicial de professores. Com os principais resultados dentro do percurso, foi possível concluir que há uma lacuna referente às pesquisas que tratam especificamente da formação inicial do pedagogo gestor. Com relação às políticas de formação inicial de professores, houve diversas discussões, apresentando modificações de grande relevância no campo. Em relação às Matrizes Curriculares dos campi Guarapuava e Irati, elas indicam seguir as normatizações de nível macro, mas cada um dos campi especifica algum tipo de fragilidade. | por |
dc.description.abstract | This research has as aim at analyzing the proposal and working of degree course in Pedagogy of the Midwestern State University - Campi Guarapuava and Irati/PR (2006/2019) in order to identify how the initial training content deals with the referral for work with school management. Thereunto, researchers carried out on initial training policies were contextualized with the objective to delimit the specificity proposed to investigate and their possible contributions. The text present historical influences in teachers training, as well as policies formulation and conception of State. The training process of school manager was characterized in the degree course of Pedagogy investigating the public policies of teacher training. A study was performed on the National Curricular Guidelines for the Pedagogy Course from the Resolution CNE/CP number 1, 15th May, 2006 and the transition to the Resolution CNE/CP number 2, 9th June, 2015, from what define the National Curriculum Guidelines for initial and continuing training. The study also deals with the analysis of the Course Pedagogical Projects (PPCs in Portuguese acronym), specifically the Curriculum Matrices and the Subject programs which deal with the pedagogue training to work with school management. Teachers of the degree course of Pedagogy was interviewed in both campi in order to verify and analyzing how the policy are conceived, interpreted and practiced. As theoretical-methodological referential, the policy cycle approach was used through its three first contexts: influence, text production and practice, enabling the interpretation of public policies for teacher initial training. As main findings within the path, it was possible conclude there is a gap regarding the research that deal specifically with initial training of the managing pedagogue. Regarding the initial teacher training policies, there was several discussions, presenting relevant major changes in the field. Regarding Curriculum matrices of the campi Guarapuava and Irati, they indicate follow macro level standards, but each campus specifies some type of weakness. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-31T18:34:14Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - VANDERLÉIA.pdf: 3854376 bytes, checksum: 1f2615e081f2156a280dfeca5ef6ba67 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-03-31T18:34:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - VANDERLÉIA.pdf: 3854376 bytes, checksum: 1f2615e081f2156a280dfeca5ef6ba67 (MD5) Previous issue date: 2020-12-18 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5835/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20VANDERL%c3%89IA.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5837/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20VANDERL%c3%89IA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Centro-Oeste | por |
dc.publisher.department | Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UNICENTRO | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação Inicial de Professores | por |
dc.subject | Gestão da Educação. | por |
dc.subject | Licenciatura em Pedagogia | por |
dc.subject | Teachers initial training | eng |
dc.subject | Education management | eng |
dc.subject | Faculty of Pedagogy | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM ÊNFASE NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - CAMPI GUARAPUAVA E IRATI | por |
dc.title.alternative | Initial teachers training with emphasis on Education Management: an analysis of degree course in Pedagogy of Midwestern State University - Campi Guarapuava and Irati | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - VANDERLÉIA.pdf | Dissertação - VANDERLÉIA GURA | 3,76 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.