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Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ARGENTINA: UM ESTUDO COMPARADO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO
Autor: FERREIRA, PALOMA DOMINGUES 
Primeiro orientador: Cruz, Gilmar de Carvalho
Resumo: A Pesquisa teve como objetivo analisar comparativamente as políticas de formação continuada de professores da Educação Básica para o contexto educacional inclusivo no Brasil e na Argentina. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da educação comparada, conforme Aguilar (2013) e Bereday (1972). A opção por procedimentos da educação comparada nos permitiu compreender um sistema educacional estrangeiro em comparação com o nosso sistema brasileiro. Ademais, a perspectiva comparada permitiu compreender, verificar e interpretar quais os discursos presentes nas políticas de formação continuada de professores da Educação Básica para o contexto inclusivo nos países em tela. Além disso, optamos pelo método hermenêutico em Gadamer (1997), Ricouer (1988), Palmer (1997) e outros. Dessa forma, entendemos a hermenêutica como um caminho viável para a concretização da pesquisa, pois partimos dos documentos e orientações internacionais (contexto macro) para os países latino-americanos, pretendendo chegar a uma realidade específica (contexto micro); ou seja, a formação continuada de professores para o contexto inclusivo no Brasil e na Argentina. Pela análise de dados foi possível identificar que em ambos os países, dentro de suas particularidades, há uma tendência comum referenciada nas orientações dos organismos internacionais, no que diz respeito às políticas de formação continuada de professores da Educação Básica para o contexto educacional inclusivo. Além disso, no que se refere ao conceito de inclusão aplicado no Brasil, os documentos que trazem a questão da formação para contexto inclusivo consideram especialmente os alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais inseridos nas turmas comuns regulares; enquanto na Argentina, a questão da inclusão surge como resposta à desigualdade. A partir dessas maneiras de manifestar a inclusão em cada país, no caso da formação continuada de professores da Educação Básica que atuam nas turmas comuns regulares, o aparato legal traz restritas menções, pois quando falam de formação continuada dos professores fazem referência aos professores especializados para o trabalho com o AEE; e não àqueles das classes comuns regulares, em cujas turmas os alunos com NEE estão inseridos. O Brasil apresenta uma gama maior de documentos e programas em relação à Argentina, mas nenhum dos dois países possui um documento, um trecho dentro de um documento, e nem programa que contemple esse grupo de professores.
Abstract: The research had as aim at a cross-cultural investigation to analyze policies for continuing education for teachers of Basic Education for educational context in Brazil and Argentina. Data were analyzed from the cross-cultural perspective according to Aguilar (2013) and Bereday (1972). The option for cross-cultural education allowed understand a foreign education system compared to the Brazilian one. Further, cross-cultural investigation allowed understand, verify, and interpret the discourses in policies for continuing training for Basic Education teachers in the inclusive context in the countries mentioned. Besides, the option was for hermeneutical method by Gadamer (1997), Ricouer (1988), Palmer (1997) and others. Therefore, hermeneutical is understood as a viable path to carry out the research, because it starts from documents and international guidelines (macro context) to Latin American countries to achieve a specific reality, in other words, continuing teacher training for inclusive context in Brazil and Argentina. Through data analysis was possible identify that both countries present a trend, within their particularities, regarding policies for continuing teacher training of Basic Education in educational inclusive context. Moreover, regarding the concept of inclusion adopted in Brazil, documents bring the matter of training to inclusive context considering especially disabled students and those with special educational needs (NEE in Portuguese acronym) inserted in regular common groups, whole in Argentina, the inclusion matter arises as an answer to inequalities. From these ways to express inclusion in each country, regarding teacher continuing training for Basic Education who work with students in regular common groups, legal apparatus makes restricted mentions, because when continuing teacher training is mentioned, the reference is to specialized teachers for working with Specialized Educational Service (AEE in Portuguese acronym), not to those who work with regular common classes in whose groups the students with NEE students inserted in. Brazil presents a larger range of documents and programs when compared to Argentina, but neither country has a document, excerpt within a document, or even a program that contemplates this group of teachers.
Palavras-chave: Formação continuada
Inclusão. Brasil e Argentina
Necessidades Educacionais Especiais
Continuous training
Inclusion. Brazil and Argentina
Special Educational Needs
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: FERREIRA, PALOMA DOMINGUES. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E NA ARGENTINA: UM ESTUDO COMPARADO DE POLÍTICAS DE FORMAÇÃO EM CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO. 2020. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1486
Data de defesa: 21-Dez-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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