Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1484
Tipo do documento: Dissertação
Título: APRENDIZAGEM DOCENTE NA ERA DIGITAL: USOS E APROPRIAÇÕES DE APLICATIVOS E SOFTWARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Título(s) alternativo(s): Teaching Learning in the Digital Age: uses and appropriations of applications and software for textual production in Basic Education.
Autor: PIZZOL, ANDRIELI DAL 
Primeiro orientador: Santinello, Jamile
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) seguem evoluindo e, neste contexto, o processo de ensino-aprendizagem precisa adaptar-se a este novo cenário, sendo necessário que os professores busquem formações continuadas que atendam a essa demanda emergente. Assim, o presente estudo foi desenvolvido a partir do seguinte problema: Quais as potencialidades do uso de tecnologias digitais, aplicativos e softwares educacionais para a produção textual em apoio à prática docente da Educação Básica? Como objetivo geral, definiu-se: Analisar como os docentes podem utilizar e se apropriar de softwares e aplicativos para a produção textual na Educação Básica. Os objetivos específicos foram: a) pesquisar as tecnologias digitais presentes na Educação Básica; b) analisar o uso de aplicativos de nuvem de palavras; c) averiguar as apropriações e os usos dos aplicativos por parte do corpo docente na formação do aluno; d) explorar os usos de ferramentas tecnológicas, aplicativos e softwares educacionais aliados à prática docente e, e) analisar o uso dos Aplicativos (app) a partir da atividade proposta dentro da pesquisa de mestrado. Deste modo, foi proposto um curso de formação continuada aos professores da Educação Básica de uma escola localizada no campo, no interior centro-sul do estado do Paraná, a fim de alcançar os objetivos do presente trabalho. O intuito da implementação deste curso foi proporcionar uma reflexão teórico-metodológica-prática do uso de aplicativos e de softwares e o seu possível auxílio à produção textual do aluno, aliando-se esses recursos educacionais com as ferramentas disponíveis na instituição de ensino. A metodologia empregada foi desenvolvida em forma de estudo de campo, revisão bibliográfica dos temas trabalhados e a análise qualitativa dos dados colhidos. Fundamentou-se este estudo a partir das reflexões de: Moran (2013, 2015, 2018); Sant’Ana e Behrens (2003); Saviani (2008); Costa (2014); Masetto (2013); Munarim (2014); Sancho (2006); Santinello (2009); Flick (2009), Bardin (2016) e Valente (2014, 2018). Desse modo, foi elaborado um curso extensionista de formação continuada para os docentes, vinculado ao Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia (LECET/UNICENTRO), da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. O Curso teve uma carga horária de 100 horas, com certificação pela universidade, e foi constituído por 8 etapas presenciais e a distância (via plataforma Moodle). Com base nos instrumentos de análise, composto pelos questionários inicial e final, atendimento presencial realizado aos docentes e atividades propostas no curso, foi possível constatar as vantagens de inserir as tecnologias educacionais na prática pedagógica, utilizando-se das ferramentas que a escola possui, além de evidenciar a importância da formação continuada, auxiliando de forma significativa e ativa a produção textual, possibilitando novas experiências e diferentes formas de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Information and Communication Technologies (ICT) continue to evolve and, in this context, the teaching-learning process needs to adapt to this new scenario, being necessary for teachers to seek “continuing education” that meets this emerging demand. Thus, the present study was developed based on the following problem: What are the potentialities of using digital technologies, applications and educational software for textual production in support of the teaching practice of Basic Education? As a general objective, it was defined: To analyze how teachers can use and appropriate softwares and applications for textual production in Basic Education. The specific objectives were: a) to research the digital technologies present in Basic Education; b) analyze the use of word cloud diagrams applications; c) investigate the appropriations and uses of applications by the teachers in the student's formation; d) explore the uses of technological tools, applications and educational softwares combined to the teaching practice and, e) analyze the use of Applications from the activity proposed within the master's research. In this way, a continuing education course was proposed to Basic Education teachers at a countryside school, in the interior of the state of Paraná, in order to achieve the objectives of this work. The purpose of implementing this course was to provide a theoretical-methodological-practical reflection on the use of applications and software and its possible aid to the student's textual production, combining these educational resources with the tools available at the educational institution.The methodology used was developed studying the enviroment proposed, a bibliographic review of the topics worked on and a qualitative analysis of the collected data. This study was grounded on the reflections of: Moran (2013, 2015, 2018); Sant'Ana and Behrens (2003); Saviani (2008); Costa (2014); Masetto (2013); Munarim (2014); Sancho (2006); Santinello (2009); Flick (2009), Bardin (2016) and Valente (2014, 2018). After, an extension course for continuing education for teachers was created, linked to the Laboratory of Studies in Communication, Education and Technology (LECET / UNICENTRO), of the State University of the Midwest / UNICENTRO. The course had a workload of 100 hours, with university certification, and consisted of 8 in-person and distance stages (via Moodle platform). Based on the analysis instruments, being these the initial and final questionnaires, face-to-face attendance provided to teachers and activities proposed in the course, it was possible to see the advantages of inserting educational technologies in pedagogical practice, using the tools that the school has, in addition highlighting the importance of continuing education, helping significantly and actively the textual production, enabling new experiences and different ways to develop the teaching-learning process.
Palavras-chave: Formação Continuada
Aprendizagem Docente
Tecnologias Educacionais
Ensino-Aprendizagem
Educação
Continuing Education
Teacher Learning
Educational Technologies
Teaching-Learning
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: PIZZOL, ANDRIELI DAL. APRENDIZAGEM DOCENTE NA ERA DIGITAL: USOS E APROPRIAÇÕES DE APLICATIVOS E SOFTWARES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA.. 2020. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1484
Data de defesa: 30-Jul-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - DEFESA -Andrieli Dal Pizzol - versao - final.pdfDissertação - Andrieli Dal Pizzol5,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.