Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLUZ, ADONIAS NELSON DA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6178702893118634por
dc.contributor.advisor1Neuvald, Luciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6120669098017151por
dc.date.accessioned2021-03-30T20:23:48Z-
dc.date.issued2020-12-22-
dc.identifier.citationLUZ, ADONIAS NELSON DA. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO: O ENGODO DA FORMAÇÃO. 2020. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.por
dc.identifier.urihttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1481-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva analisar filosoficamente a BNCC do Ensino Médio, à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, expressos em obras de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e seus intérpretes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com dados obtidos através de levantamento bibliográfico exploratório e análise documental. Com relação aos conteúdos analisados, elencamos aspectos da reforma do Ensino Médio que atuam de forma contrária à promoção da formação e do pensamento emancipado e autocrítico, que intencionalmente ocasionam o arrefecimento da memória, da tensão entre pensamento e realidade e hipervalorizam a imediatez, fetichizando o processo de ensino- aprendizagem e tratando o professor como um gerente dos conhecimentos a serem mobilizados para o mundo do trabalho, no sistema capitalista. Dessa forma, analisamos o contexto da distribuição da tecnologia, bem como a função dessa para o esclarecimento num sistema totalitário e seu modo de produção. A BNCC não apenas utiliza a tecnologia, como torna-se uma tecnologia de dominação e do engodo da formação. Por conseguinte, analisa-se a organização dos itinerários formativos, de forma a perceber a predisposição para o enfraquecimento dos arranjos curriculares, que já polarizam de antemão o prosseguimento dos estudos e o treinamento para o mundo do trabalho, separando teoria e prática e, consequentemente, causando uma cisão na tensão existente entre pensamento e realidade. Também analisamos os documentos referentes à implementação da BNCC para o Ensino Médio, bem como as diferentes apropriações da letra da norma, em diferentes estratificações sociais.por
dc.description.abstractThis work aims to analyze philosophically the BNCC of High School, in the light of the foundations of Critical Theory of Society, expressed in works by Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, and interpreters. It is a qualitative research, with data obtainedt hrough an exploratory bibliographic survey and documentary analysis. With regard to the analyzed content, we list aspects of the reform of High School that act contrary to the promotion of training and emancipated and self-critical thinking, which intentionally cause the cooling of memory, the tension between thought and reality and overestimate the immediacy, fetishizing the teaching-learning process and treating the teacher as a manager of the knowledge to be mobilized to the world of capitalist work. Thus, we objectively analyze the context of the distribution of technology, as well as the function of this technology for totalitarian clarification and for the mode of production. BNCC not only uses technology, it becomes a technology of domination and deception of training. Therefore, we analyze the organization of training itineraries, in order to understand the predisposition for the weakening of curricular arrangements, which already polarize in advance the continuation of studies and training for the world of work, separating theory and practice and, consequently, causing a split in the tension between thought and reality. We also analyzed the documents referring to the implementation of the BNCC for High School, as well as the different appropriations of the letter of the norm, in different social stratifications.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiano Jucá (fjuca@unicentro.br) on 2021-03-30T20:23:48Z No. of bitstreams: 1 Adonias_Versão_Final.pdf: 1249555 bytes, checksum: 733953d14bcdaf4e8abf1396f1bf1711 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-30T20:23:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adonias_Versão_Final.pdf: 1249555 bytes, checksum: 733953d14bcdaf4e8abf1396f1bf1711 (MD5) Previous issue date: 2020-12-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5795/Adonias_Vers%c3%a3o_Final.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.unicentro.br:8080/jspui/retrieve/5797/Adonias_Vers%c3%a3o_Final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Centro-Oestepor
dc.publisher.departmentUnicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNICENTROpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectTeoria Críticapor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectBNCCeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectCritical Theoryeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO: O ENGODO DA FORMAÇÃOpor
dc.title.alternativeThe Common National Curriculum Base for High School: the deceit of Formation.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adonias_Versão_Final.pdfDissertação - ADONIAS NELSON DA LUZ1,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.