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Tipo do documento: Dissertação
Título: A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO: O ENGODO DA FORMAÇÃO
Título(s) alternativo(s): The Common National Curriculum Base for High School: the deceit of Formation.
Autor: LUZ, ADONIAS NELSON DA 
Primeiro orientador: Neuvald, Luciane
Resumo: Este trabalho objetiva analisar filosoficamente a BNCC do Ensino Médio, à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade, expressos em obras de Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse e seus intérpretes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com dados obtidos através de levantamento bibliográfico exploratório e análise documental. Com relação aos conteúdos analisados, elencamos aspectos da reforma do Ensino Médio que atuam de forma contrária à promoção da formação e do pensamento emancipado e autocrítico, que intencionalmente ocasionam o arrefecimento da memória, da tensão entre pensamento e realidade e hipervalorizam a imediatez, fetichizando o processo de ensino- aprendizagem e tratando o professor como um gerente dos conhecimentos a serem mobilizados para o mundo do trabalho, no sistema capitalista. Dessa forma, analisamos o contexto da distribuição da tecnologia, bem como a função dessa para o esclarecimento num sistema totalitário e seu modo de produção. A BNCC não apenas utiliza a tecnologia, como torna-se uma tecnologia de dominação e do engodo da formação. Por conseguinte, analisa-se a organização dos itinerários formativos, de forma a perceber a predisposição para o enfraquecimento dos arranjos curriculares, que já polarizam de antemão o prosseguimento dos estudos e o treinamento para o mundo do trabalho, separando teoria e prática e, consequentemente, causando uma cisão na tensão existente entre pensamento e realidade. Também analisamos os documentos referentes à implementação da BNCC para o Ensino Médio, bem como as diferentes apropriações da letra da norma, em diferentes estratificações sociais.
Abstract: This work aims to analyze philosophically the BNCC of High School, in the light of the foundations of Critical Theory of Society, expressed in works by Theodor Adorno, Max Horkheimer, Herbert Marcuse, and interpreters. It is a qualitative research, with data obtainedt hrough an exploratory bibliographic survey and documentary analysis. With regard to the analyzed content, we list aspects of the reform of High School that act contrary to the promotion of training and emancipated and self-critical thinking, which intentionally cause the cooling of memory, the tension between thought and reality and overestimate the immediacy, fetishizing the teaching-learning process and treating the teacher as a manager of the knowledge to be mobilized to the world of capitalist work. Thus, we objectively analyze the context of the distribution of technology, as well as the function of this technology for totalitarian clarification and for the mode of production. BNCC not only uses technology, it becomes a technology of domination and deception of training. Therefore, we analyze the organization of training itineraries, in order to understand the predisposition for the weakening of curricular arrangements, which already polarize in advance the continuation of studies and training for the world of work, separating theory and practice and, consequently, causing a split in the tension between thought and reality. We also analyzed the documents referring to the implementation of the BNCC for High School, as well as the different appropriations of the letter of the norm, in different social stratifications.
Palavras-chave: Educação
BNCC
Ensino Médio
Teoria Crítica
Tecnologia
Education
BNCC
High School
Critical Theory
Technology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: LUZ, ADONIAS NELSON DA. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA O ENSINO MÉDIO: O ENGODO DA FORMAÇÃO. 2020. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1481
Data de defesa: 22-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

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