Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1479
Tipo do documento: Dissertação
Título: PROCESSOS CRIATIVOS POR MEIO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES
Título(s) alternativo(s): Creative processes through contemporary dance for High-Ability students.
Autor: SOARES, KELLY FURLANETTO 
Primeiro orientador: Vestena, Carla Luciane Blum
Primeiro coorientador: Cebulski, Márcia Cristina
Resumo: O tema abordado nesta pesquisa é os processos criativos por meio da dança contemporânea para estudantes com Altas Habilidades na Educação Básica. A questão de investigação lançada é como propor e desenvolver processos criativos por meio da dança contemporânea para estudantes com Altas Habilidades na Educação Básica? Ao desenvolver a prática, tem-se por objetivo problematizar o potencial da dança contemporânea no desenvolvimento de processos criativos de estudantes com Altas Habilidades. Os objetivos específicos delineados nesta investigação são: ampliar o repertório de movimentos criativos com intencionalidade artística dos estudantes Altas habilidades; proporcionar sensibilização e percepção corporal dos estudantes Altas Habilidades; provocar maior autoconhecimento dos estudantes com as Altas Habilidades; propor e desenvolver processos criativos em dança contemporânea para estudantes com Altas Habilidades. O tipo de pesquisa adotado é qualitativo com abordagem exploratória. A metodologia é observacional e participante em situação de intervenção. A pesquisa foi realizada em um Colégio Estadual no centro da cidade de Guarapuava, Paraná, com sala de recursos multifuncional. Os participantes da pesquisa foram aproximadamente dezoito estudantes, de ambos os gêneros e com diagnóstico de altas habilidades e também a professora da sala de recursos multifuncional. Conclui-se, a partir deste estudo que, a prática da dança contemporânea amplia o repertório corporal e cultural e desenvolve os processos criativos dos alunos com altas habilidades por meio da arte contemporânea. Os resultados apontam a necessidade de dar continuidade ao estudo da dança contemporânea junto aos estudantes com altas habilidades, o que pode instigar novas pesquisas teóricas e empíricas relativas ao tema. E sugere a criação de programas de apoio e incentivo ao desenvolvimento das habilidades dos alunos com altas habilidades das salas de recursos.
Abstract: The Subject addressed in this research is the creative processes through contemporary dance for High-Ability students in Basic Education. The research question launched was how to propose and develop creative processes through contemporary dance for High-Ability students in Basic Education? Developing the practice, the objective is to problematize the potential of contemporary dance in the development of creative processes of High-Ability students. The specific objectives outlined in this investigation are: to expand the repertoire of creative movements with artistic intentionality of students High-Ability; provide sensitization and body perception to High-Ability students; provoke greater self- knowledge among High-Ability students; propose and develop creative processes in contemporary dance for High-Ability students. The type of research adopted is qualitative with an exploratory approach. The methodology is observational and participant in an intervention situation. The research was carried out at a State College in the city center of Guarapuava, Paraná, with a multifunctional resource room. The research participants were approximately eighteen students, of both genders and diagnosed with High-Ability and also the teacher of the multifunctional resource room. It is concluded, from this study, that the practice of contemporary dance expands the body and cultural repertoire and develops the creative processes of High-Ability students through contemporary art. The results point to the need to continue the study of contemporary dance with students with High-Ability, which can instigate new theoretical and empirical research related to the theme. And it suggests the creation of support and incentive programs to develop the ability of High-Ability students in resource rooms.
Palavras-chave: processos criativos
dança contemporânea
altas habilidades
creative processes
contemporary dance
high-ability
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Centro-Oeste
Sigla da instituição: UNICENTRO
Departamento: Unicentro::Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)
Citação: SOARES, KELLY FURLANETTO. PROCESSOS CRIATIVOS POR MEIO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES. 2019. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado - Irati) - Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava - PR.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1479
Data de defesa: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado - Irati)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KELLY FURLANETTO SOARES.pdfDissertação - KELLY FURLANETTO SOARES3,44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.